terça-feira, 20 de maio de 2025

O SEMEADOR – O JOIO E O TRIGO

 


O SEMEADOR – O JOIO E O TRIGO


Anos atrás escrevi um estudo 
sobre Joio e trigo, torno a fazer para acrescentar algumas coisas que as releituras desvelaram. Essa parábola está na sequência da Parábola do Semeador e antecedendo a do grão de mostarda. Assim, no Evangelho de Mateus, essas três parábolas podem ser lidas conjuntamente e acredito que não estão ordenadas de forma aleatória, mas proposital.

Na parábola do semeador Jesus é o que lança as sementes, estas germinarão e darão frutos de acordo com o tipo de solo: “E quanto à semente que caiu em boa terra, esse é o caso daquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um". Mateus 13:23.

Já na parábola do Joio e do trigo a ênfase está no fruto. Este sim é que define a qualidade da planta, da colheita e até do semeador:

Jesus lhes contou outra parábola, dizendo:

"O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo.  Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi.   Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu.  Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram: O senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o joio? Um inimigo fez isso, respondeu ele. Os servos lhe perguntaram: O senhor quer que o tiremos? Ele respondeu: 'Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderiam arrancar com ele o trigo.  Deixem que cresçam juntos até a colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro'". Mateus 13:24-30.

A explicação da parábola, dada por Jesus:

O que semeia a boa semente é o Filho do homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno; o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos.  Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo.  Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.  Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça. Mateus 13: 37-43.


No campo e no mundo

Na lei romana existia a proibição de que inimigos de fazendeiros - como forma de boicote ou até mesmo vingança - semeassem joio (cizânia) nos campos de trigo. (Trench pág. 72,73). A motivação para ação era ódio e inveja. E tal qual o caráter corrompido desse semeador de joio era o fruto dessa planta, também chamada de cizânia e que se espalha com muita facilidade em qualquer tipo de solo.

Joio e trigo crescendo no mesmo campo têm suas raízes entrelaçadas. É praticamente impossível fazer uma colheita do joio no campo do trigo sem haver prejuízos para safra e agricultor. Arrancou o joio, o trigo vem junto! Por isso, o mais prudente é deixar os dois crescerem juntos e quando os grãos despontarem, aí sim, faz-se a colheita.

Além do aspecto de entrelaçamento de raízes (joio e trigo) existe ainda a incrível semelhança entre as plantas: joio e trigo são idênticos, mas as diferenças se tornam visíveis quando crescem e despontam os frutos, ou grãos. Grãos de trigo são pesados, graúdos. Grãos (?) de joio nem são grãos, mas qualquer coisa que os imite e de forma muito inferior.


O Semeador e as sementes

O trigo expressa o caráter de seu Semeador: Jesus. Tem o objetivo de povoar o campo com sementes que alimentam e trazem vida. O trigo é o homem revestido de Cristo, operando de acordo com o propósito para o qual foi criado:  “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;  E criou Deus o homem à sua imagem: E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra,  E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra...E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom” Gn 1:26-31.

Trigo é a igreja, são os filhos de Deus. Estes estão sob os cuidados atentos do dono do campo e nenhuma semente, nenhum molho, será desperdiçado. E assim como o trigo crescido se curva em direção à terra, por conta do peso dos grãos, assim são os que servem ao Senhor Jesus: frutificando, crescendo e ainda que diminuam pela servidão e humildade, permanecerão grandes. 

A PARABOLA DO SEMEADOR   MAT.13- 1 AO  9

1-A semente que caiu à beira da estrada. - Às vezes o Senhor Jesus semeia em nosso coração, mas, por estarmos com o coração empedernido, ocupado com outras coisas, não damos importância. Por causa disso, a palavra de Deus não penetra em nosso coração, e, então, vem o maligno e arrebata o que foi semeado

2. A Semente que Caiu em Solo Pedregoso - O Mestre se referia àqueles que vivem o evangelho de forma superficial. A Semente nasceu rapidamente, mas não podendo se aprofundar suas raízes, não conseguiu ter contato com água em quantidade suficiente e foi queimada pelo sol.

3. A Semente Entre os Espinhos- Eles sabem, conhecem a palavra, entretanto, diante das tentações, das ofertas mundanas, dos prazeres oferecidos, das facilidades, dos atalhos, acabam sucumbindo, são sufocados pelo pecado. Não conseguem rejeitar e renunciar à prática de vida pecaminosa do mundo.

4. A Semente que Caiu em Boa Terra- Felizes são aqueles que ouvem a palavra, a aceitam e a compreendem. Por isso eles sabem que mesmo se chorarem, são felizes, porque serão consolados. Andam em mansidão, em paz, são pacificadores, receberam a paz e são embaixadores da paz de Cristo.

E o Agricultor segundo a sua vontade, pode revirar o solo pedregoso, limpar os espinhos, arar a terra e fazer nascer um solo fértil e receptivo à sua palavra.

“Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás” (Ec 11.1). 

GÊN 26) · 12 Isaque semeou naquela terra, e no mesmo ano colheu o cêntuplo; e o Senhor o abençoou.

 SALM. 126)· 6 Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos.

ECLES 11) · 6 Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retenhas a tua mão; pois tu não sabes qual das duas prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão, igualmente boas.

 AGEU - 2) · 19 Está ainda semente no celeiro? A videira, a figueira, a romeira, e a oliveira ainda não dão os seus frutos? Desde este dia hei de vos abençoar.

 

Parábola do joio e do trigo (com explicação)


Jesus lhes propôs outra parábola, dizendo: — O Reino dos Céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo.


Mas, enquanto todos estavam dormindo, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e foi embora.


E, quando as plantas cresceram e produziram fruto, apareceu também o joio.
Então os servos do dono da casa chegaram e disseram: "Patrão, o senhor não semeou boa semente no seu campo? De onde, então, vem o joio?"


Ele, porém, lhes respondeu: "Um inimigo fez isso." Mas os servos lhe perguntaram: "O senhor quer que a gente vá e arranque o joio?"


O dono da casa respondeu: "Não! Porque, ao separar o joio, vocês poderão arrancar também com ele o trigo.


Deixem que cresçam juntos até a colheita. E, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ‘Ajuntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; mas recolham o trigo no meu celeiro.’"


- Mateus 13:24-30

Explicação da Parábola do Joio e o Trigo


Parábola do Joio e do Trigo é uma história que Jesus utilizou para ilustrar sobre a bondade de Deus, semeada no mundo e sobre a maldade implantada pelo Inimigo, em oposição. A narrativa aparece no Evangelho de Mateus 13:24-30, onde, mais adiante, também encontramos a explicação dada por Jesus sobre o seu significado, em Mateus 13:36-43.

Jesus contou essa história para ensinar sobre a misericórdia e a paciência de Deus. Na história, enquanto as sementes de trigo começaram a crescer, apareceu também o joio, que é uma espécie de erva daninha que se parece muito com o trigo.

Os servos do dono do campo perguntaram de onde vinha e se deveriam arrancar o joio. Mas o senhor disse para esperar até a colheita, para que não arrancassem o trigo junto com o joio. Assim, no fim da colheita, ele daria ordens para os trabalhadores separarem o trigo nos celeiros e queimarem o joio.

Jesus ensinou diversas parábolas como essa, para ensinar verdades do Reino de Deus através de histórias comuns do dia a dia.

Nessa história, exemplos comuns da vida rural assumem um significado mais profundo que repercussões no futuro:

  • o campo representa o mundo
  • o homem que semeia é o Filho do Homem, título que se refere a Si mesmo
  • o trigo, ou as boas sementes, são os filhos do Reino
  • o joio são os filhos do Maligno
  • o inimigo que semeou o joio é o diabo
  • a colheita é o fim dos tempos
  • os ceifeiros são os anjos
  • o fogo simboliza a condenação e punição final

O que podemos aprender com a parábola do joio e trigo

Essa parábola nos ensina que, embora o joio e o trigo possam parecer semelhantes e crescer juntos no mundo, haverá um tempo futuro de separação e julgamento. No fim, Deus fará a distinção completa entre os justos e os ímpios.

Até então, é importante aprender:

  • a suportar a convivência com a maldade, confiando na justiça perfeita de Deus
  • a confiar na paciência e bondade de Deus para salvar outros perdidos à nossa volta
  • a discernir o que nos faz bem e o que nos faz mal neste mundo, onde o inimigo continua semeando confusão e engano
  • viver como "trigo", buscando uma relação íntima com Deus e vivendo segundo os seus princípios.

Gálatas 6.6-9


-Introdução: A lei da semeadura e da colheita rege tudo o que fazemos em nossa vida. O conceito bíblico de semear e colher se refere às consequências de nossos atos, pois “o que semear a perversidade colherá males” (Provérbios 22.8) e “o que semeia justiça recebe galardão seguro” (Provérbios 11.18). A família também é comparada na Bíblia com o que semeamos e colhemos para nossa vida (Salmos 128.3 e 144.12).

 

Você tem semeado?

 

Veja como é a Lei da Semeadura e da Colheita:

aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”

A segunda regra da Lei da Semeadura e da Colheita ensina que somente colhemos daquilo que semearmos.

Quem planta cereal colhe cereal, quem planta frutas colhe frutas e assim por diante, tudo que plantarmos será colhido. Este conceito é muito sério, baseado na justiça de Deus, nos dando a garantia de que “os que lavram iniquidade e semeiam o mal, segam o mesmo” (Jó 4.8).

Devemos semear a Palavra de Deus (Marcos 4.14) e a fé (Marcos 4.31) para colhermos bênçãos espirituais. Plante coisas boas e espere colher seus benefícios. Por outro lado, não temas a quem está plantando coisas ruins “porquanto semeiam vento e hão de colher o turbilhão” (Oséias 8.7).

Jesus contou a parábola do joio e do trigo para ensinar que às vezes plantamos algo de bom e o inimigo vem e mistura uma semente ruim (Mateus 13.24-30). Mesmo assim, não podemos separar o bom do ruim por nós mesmos para não arrancarmos o que é bom junto com o que é mal, “por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos” (Gálatas 6.10).

O que você tem plantado?

Plante somente coisas boas!

 

A colheita é proporcional ao plantio: v.9 “e não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos”

A terceira regra da Lei da Semeadura e da Colheita diz que a quantidade que colhemos é proporcional ao tanto que semeamos.

A quantidade de sementes plantada determina quanto será colhido, porque “aquele que semeia pouco, pouco também ceifará e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará” (II Coríntios 9.6). Jesus mesmo ensinou que devemos plantar sabendo que embora não sejam todas as sementes que germinam, aquelas que crescem produzem “a trinta, sessenta e cem por um” (Marcos 4.20). Deus é quem” aumentara a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça” (II Coríntios 9.10).

Quando semeamos devemos confiar que “quem dá o crescimento é Deus” (I Coríntios 3.7), que é justo para nos dar uma colheita abençoada. Por isso devemos plantar o máximo possível para alcançar uma farta colheita, sabendo que existe o “tempo de plantar e tempo de colher” (Eclesiastes 3.2).

 Você quer uma colheita abundante?

Plante o máximo que puder!

 

Sua colheita será farta!

 

-CONCLUSÃO:

A Lei da Semeadura e da Colheita nos ajuda a compreender muitas coisas em nossas vidas. O porquê de muitas coisas pode ser explicado através deste ensino, pois “quem ceifa já está recebendo recompensa e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem” (João 4.36).

Se você plantou coisas ruins em sua vida, peça a Deus misericórdia e perdão. Talvez você deva enfrentar as consequências, mas o Senhor lhe ajudará a vencer tudo. Então comece a plantar coisas boas para colher posteriormente. Para quem plantou coisas boas a vida toda e espera a recompensa de Deus, saiba que algumas bênçãos espirituais serão colhidas na eternidade e outras aqui nesta vida (Salmos 27.13).

Concluindo, aprendemos que quem planta colhe aquilo que semeia e proporcionalmente à quantidade que plantou.

Você só colhe se plantar, o que plantar e o quanto plantar!

“Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos…” (Deuteronômio 28:1-2)

 

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