NO MONTE DO SEU SACRIFICIO TEM A PROVISÃO DE DEUS
O
DEUS de Toda Provisão - Esperança e Sabedoria Divina em meio às Crises
TEXTO BÍBLICO
"E
disse Abraão: DEUS proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho.
Assim, caminharam ambos juntos."(Gn
22.8)
VERDADE PRÁTICA
A declaração
de Abraão se cumpriu plenamente quando CRISTO morreu na cruz para perdão dos
nossos pecados.
O
Monte Moriá é um dos lugares mais sagrados e simbolicamente ricos da narrativa
bíblica, especialmente por estar ligado a um dos momentos mais cruciais na vida
de Abraão: o sacrifício de Isaque. Sua importância vai além do evento em si,
conectando-se profeticamente à provisão divina e ao plano redentor de Deus.
O
Monte Moriá: O Palco da Prova e Provisão Divina
O
nome "Moriá" (em hebraico, מוריה, Mōriyāh) tem sido interpretado de
diversas formas, sendo as mais comuns "ordenado/considerado por Deus"
ou "o Senhor vê/provê". Ambas as interpretações se encaixam
perfeitamente na narrativa de Gênesis 22.
1.
O Teste de Fé de Abraão (Gênesis 22:1-19)
Deus
ordenou a Abraão que levasse seu único filho, Isaque, o filho da promessa, para
o Monte Moriá e o oferecesse como holocausto. Essa foi a maior provação na vida
de Abraão. Imaginar a dor, a angústia e a perplexidade que ele deve ter sentido
ao caminhar por três dias com Isaque, sabendo o que lhe esperava, é quase
indescritível.
- A
obediência radical:
Abraão demonstrou uma fé inabalável. Ele não questionou, não duvidou, mas
obedeceu prontamente. Sua resposta a Isaque, quando este perguntou sobre o
cordeiro para o sacrifício, é um dos pontos altos da narrativa: "Deus
proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho" (Gênesis
22:8). Essa frase, carregada de fé e expectativa, se tornaria o nome do
lugar.
- O
"quase" sacrifício:
No momento exato em que Abraão erguia a faca, um anjo do Senhor o deteve.
A obediência de Abraão foi provada e aprovada.
2.
A Provisão de Deus: Jeová-Jiré
No
lugar de Isaque, Deus providenciou um carneiro que estava preso pelos chifres
em um arbusto. Abraão ofereceu o carneiro em holocausto em lugar de seu filho.
Esse evento deu origem ao nome do lugar: Jeová-Jiré (em hebraico, יְהוָה יִרְאֶה), que significa "O Senhor
Proverá" ou "No monte do Senhor se proverá".
- Deus
Proverá na Hora Certa:
A história de Moriá não é apenas sobre a fé de Abraão, mas
fundamentalmente sobre a fidelidade e provisão de Deus. Ele não permitiu
que o sacrifício fosse consumado, mas interveio no último momento,
mostrando que Sua provisão é perfeita e pontual.
- Um
vislumbre da redenção:
Teologicamente, o sacrifício de Isaque e a provisão do carneiro apontam
para o sacrifício supremo de Jesus Cristo. Assim como Isaque era o
"filho unigênito" amado de Abraão, Jesus é o Filho unigênito de
Deus, oferecido como o Cordeiro que tira o pecado do mundo. A provisão
divina em Moriá é um tipo, uma sombra, do Cordeiro definitivo que Deus
proveria para a salvação da humanidade.
3.
Moriá como Lugar Santo: Conexão com o Templo de Salomão
A
santidade do Monte Moriá não se encerra com o evento de Abraão. Séculos depois,
o mesmo local foi escolhido por Deus para um propósito ainda maior:
- A Eira
de Araúna (2 Samuel 24:18-25; 1 Crônicas 21:18-30): O rei Davi construiu um altar e
ofereceu sacrifícios na eira de Araúna, um jebuseu, no Monte Moriá. Este
ato foi feito para deter uma praga que assolava Israel como consequência
do censo pecaminoso de Davi. A escolha divina daquele local para cessar a
praga reforçou sua sacralidade.
- A
Construção do Templo (2 Crônicas 3:1): Mais tarde, o rei Salomão, filho de Davi, construiu o
primeiro Templo em Jerusalém, precisamente no Monte Moriá. O Templo se
tornou o centro da adoração judaica, o lugar onde a presença de Deus
habitava entre o Seu povo. Isso solidificou a identidade de Moriá como um
lugar de encontro divino, sacrifício e adoração.
Conclusão
Impactante para o Blog:
O Monte Moriá não é apenas uma localização geográfica; é um
símbolo poderoso da fé, obediência e, acima de tudo, da inesgotável provisão
de Deus. A história de Abraão e Isaque nos Moriá nos lembra que, mesmo nos
momentos de maior provação e incerteza, Deus está no controle e Ele sempre
proverá.
Como
cristãos, vemos em Moriá um elo inegável com a cruz de Cristo. O Pai entregou
Seu Filho amado, Jesus, para que Ele fosse o Cordeiro substituto definitivo.
Aquele "Deus Proverá" de Abraão encontrou seu cumprimento máximo no
Calvário, onde Deus não poupou Seu próprio Filho, mas o ofereceu por nós, para
que tivéssemos vida.
Que
a história do Monte Moriá nos inspire a confiar plenamente na provisão de Deus
em todas as áreas de nossas vidas, sabendo que Aquele que proveu em Moriá, e o
Cordeiro na cruz, continuará a nos sustentar e a cumprir Seus propósitos em
nós. No monte do Senhor, sempre se proverá!
LEITURAS BÍBLICAS
Gn 22.3 A obediência de Abraão e a provisão no
monte do sacrifício
Gn 22.6 Um altar é erguido no monte do
sacrifício
Hb 11.18 A fé do patriarca e a provisão
no monte do sacrifício
Gn 22.9 A obediência do filho e a
provisão no monte do sacrifício
Gn 22.13,14 O cordeiro substituto no
monte do sacrifício
Gn 22.17 A bênção de DEUS no monte do
sacrifício
LEITURA BÍBLICA-
Gênesis 22.1-3
1
- E aconteceu, depois
destas coisas, que tentou DEUS a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse:
Eis-me aqui. 2 - E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho,
Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto
sobre uma das montanhas, que eu te direi. 3 - Então, se levantou Abraão
pela manhã, de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de
seus moços e Isaque, seu filho; e fendeu lenha para o holocausto, e
levantou-se, e foi ao lugar que DEUS lhe dissera.
22:1-19. A oferta sacrificial de Isaque.
O
pai e o filho são-nos revelados com especial clareza nesse momento supremo. De
Abraão, a perturbadora exigência só evoca amor e fé, certo como ele está de que
a “loucura de DEUS” é sabedoria ainda não descoberta.5 Assim, fica ele
capacitado, pela entrega do seu filho, a refletir o ainda maior amor de DEUS, enquanto
a sua fé lhe propicia um primeiro vislumbre de ressurreição. Ver comente. do v.
5. A prova, em vez de quebrantá-lo, leva-o ao ponto culminante da peregrinação
de sua vida toda andando com DEUS. Isaque também chega logo ao cume em sua
jornada — não pelo que faz e sim pelo que sofre. Neste acontecimento está o seu
papel, por mais que ele mesmo não se torne personagem distinguido. Outros farão
proezas; ele aí fica na condição de vítima calada, num único episódio, para
demonstrar o plano de DEUS quanto à “semente” escolhida: ser um servo
sacrificado.
1. Tentou (AV) é mais bem expresso por
provou ou testou (cf. RV, RSV, AA). A confiança de Abraão teria de ser posta na
balança contra o senso comum, o afeto humano e a ambição de toda a sua vida; de
fato, contra tudo que é terrenal.
2. Cada uma das frases iniciais acrescenta um
grau à tensão. Moriá reaparece apenas em 2 Cr 3:1, onde se identifica com o
lugar em que DEUS suspendeu a praga de Jerusalém e onde Salomão edificou o
templo. Nos termos do Novo Testamento, ficava nas vizinhanças do Calvário.
3. Sobre a partida de Abraão bem cedo, ver comente.
de 21:14.
4. A indicação da data, ao terceiro dia,
incidentalmente se harmoniza com a localização de Moriá anotada acima, mas fala
principalmente da prolongada prova e da obediência mantida.
5. A certeza de que Isaque, como Abraão,
voltaria do sacrifício não era simples frase vazia; era a plena convicção de
Abraão, baseada na promessa: “por Isaque será chamada a tua descendência”
(21:12).
Hb 11:17-19 revela
que ele esperava que Isaque ressuscitasse. Daí em diante o consideraria como
devolvido dos mortos. Quanto a uma extensão desta atitude, ver as reflexões de
Paulo sobre a vida mediante a morte em 2 Co, especialmente 5:14.
6. A colocação da lenha sobre Isaque traz
inevitavelmente à memória o pormenor de Jo 19:17: “e ele próprio, carregando a
sua cruz, saiu”. Mas o fogo e o cutelo estão nas mãos do pai. O fato de a
vítima e o ofertante caminharem ambos juntos (o pungente refrão retorna no v.
8), prefigura a coparticipação maior expressa em Is 53:7,10.
8. O DEUS proverá de Abraão haveria de
imortalizar-se no nome do lugar; ver o v. 14. Quase se poderia dizer que
constitui o moto da sua vida toda. Muitos são os que viveram por esse lema daí
por diante. Sua completa certeza de DEUS, juntamente com uma completa abertura
quanto aos pormenores, faz desta um modelo de resposta a uma questão
agonizante. O método de DEUS competia a Ele; tomá-los-ia de surpresa.
9,10. Von Rad assinala a diminuição no ritmo da
narrativa rumo ao momento fatal; nos vers. 10 “mesmo os movimentos singelos”
são captados. Trata-se de obra-prima na arte da narração.
11,12. O momento exato da intervenção extrai da
experiência a última gota de significado. Do lado humano, o sacrifício último é
enfrentado e determinado; do lado divino, nem um vestígio de ferimento é
permitido, e nem um leve sinal de devoção passa despercebido (como o esclarece
a frase o filho, o teu único filho, eco do v. 2, repetido no v. 16). É a
resposta à interrogação levantada por Miquéias (6:6,7), resposta vividamente
conclusiva, embora de modo nenhum fácil.
13. Pela segunda vez (cf. 21:19) acha-se a
provisão de DEUS pronta e à espera. Note-se que, ao menos neste sacrifício, a
vítima foi substituta (em lugar de seu filho). E aquilo que aqui está
explícito, o posterior ritual de Levítico 1:4 parece bem apropriado para
expressar.
14. Jehovah-jireh
(AV; AA: “o Senhor proverá”), independentemente
do seu uso como nome de DEUS, é a expressão empregada por Abraão no v. 8.
Prover (proverá) é um sentido secundário do verbo simples “ver” (cf. o nosso
see to it; como também o português “veja que”), como em 1 Sm 16:1, AV. Ambos os
sentidos provavelmente coexistem na pequena expressão contida no v. 14, a
saber: “No monte ... ficará evidente” (AV: “ ...se verá."; AA: “ ...se
proverá”).
15-18. Obedecer é achar nova
segurança como Abraão descobrira em 13:14; observe-se também a nova promessa em
17. O melhor comentário do juramento de DEUS encontra-se em Hb 6:16-18.
Genesis - Série
Cultura Bíblica - Derek Kidner
Y êhovah yireh - O SENHOR proverá = “Javé proverá”
nome simbólico
dado por Abraão ao Monte Moriá, em comemoração à intervenção do anjo de Javé
que impediu o sacrifício de Isaque e providenciou um substituto.
Mowriyah ou מריה Moriyah - Moriá = “escolhido por Javé”
1) o lugar para
onde Abraão levou Isaque a fim de sacrificá-lo
2) o monte no
lado oriental de Jerusalém sobre o qual Salomão construiu o templo
יצחק Yischaq - Isaque = “ele ri”
1) filho de
Abraão e Sara, sua esposa, e pai de Jacó e Esaú
dicionario-biblico-strong-lc3a9xico-hebraico-aramaico-grego-james-strong
MORIÁ
Este
termo se aplicava à região onde Abraão ofereceu Isaque (Gn 22.2), e ao local do
Templo de Salomão (2 Cr 3.1). Alguns desafiaram esta identificação devido às
variantes textuais em 2 Crónicas 3.1, e por causa de sua proximidade a Berseba.
Entretanto, com um jumento carregado, Abraão poderia ter levado 3 dias para
viajar os 80 quilómetros de distância até Moriá (Gn 22.4). Não há opositores e
nenhuma razão adequada para se duvidar de que o monte Moriá (Gn 22.2), a eira
de Araúna, o jebuseu (2 Sm 24.16ss.), e o local do Templo de Salomão (2 Cr 3.1)
sejam praticamente idênticos. Dicionário Bíblico Wycliffe - Charles F.
Pfeiffer, Howard F. Vos, John Rea
O nome de Isaque se origina da raiz hebraica, sahaq, que significa "rir". O riso de Abraão (Gn 17.17) parece ter sido uma expressão de alegria, ou até de admiração, enquanto o riso de Sara (Gn 18.11-15) era uma expressão de incredulidade que ela, vergonhosamente, tentou desmentir. No devido tempo, Isaque tornou-se o núcleo principal de todas as esperanças de Abraão; isso explica a importância do episódio do oferecimento de Isaque em sacrifício. O dilema que Abraão experimentou era que a promessa de DEUS não poderia se cumprir se Isaque morresse; no entanto DEUS estava pedindo Isaque a Abraão. O texto em Hebreus 11.17-19 mostra o comentário Divino sobre esse acontecimento, mostrando como a fé de Abraão triunfou ao crer na fidelidade de DEUS, pois "considerou que DEUS era poderoso para até dos mortos" ressuscitar Isaque (v. 18), se necessário, para cumprir a sua promessa.
Abraão no NT
O
nome de Abraão ocorre 74 vezes no NT, mais que o nome de qualquer outro santo
do AT, exceto Moisés (79 vezes). DEUS é o "DEUS de Abraão" (Mt 22.32;
At 7.32) e Abraão vive em uma consciente comunhão com Ele (Lc 16.22; veja O
Seio de Abraão). Abraão foi o antecessor do Messias (Mt 1.1) e pai dos
israelitas segundo a carne (Mt 3.9; Jo 8.33; At 13.26). Mas ele se tornou o pai
espiritual de todos aqueles que compartilham a sua fé pelo ESPÍRITO SANTO (Rm
4.11-16; 9.7; Gl 3.16,29; 4.22,31). A fé de Abraão levou ao seu perdão, e
tipifica o modelo de fé que devemos exercitar (Rm 4.3-11). As demonstrações de
sua fé, ao obedecer à ordem de DEUS para abandonar a Mesopotâmia, assim como o
oferecimento de seu filho, Isaque, são mencionados como exemplos notáveis de sua
fé em ação (Hb 11.8-19; Tg 2.21).
Dicionário
Bíblico Wycliffe - Charles F. Pfeiffer, Howard F. Vos, John Rea
TEOFANIA - Teofania é DEUS mesmo em forma visível ao homem. Tanto faz sendo em forma de homem, ou de animal ou de anjo. Três anjos apareceram a Abraão, mas só um aceitou intercessão. Só um falou. Só um ficou com Abraão enquanto os outros dois foram para Sodoma. Esse que ficou entendemos ser JESUS em forma humana. Isso é teofania. [Gn 18:2] Levantou ele os olhos, olhou, e eis três homens de pé em frente dele. Vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro, prostrou-se em terra [Gn 18:22] então, partiram dali aqueles homens e foram para Sodoma; porém Abraão permaneceu ainda na presença do SENHOR. Esse nome SENHOR no original é יהוה Yêhovah; de divindade Javé = “Aquele que existe” 1) o nome próprio do único DEUS verdadeiro 1a) nome impronunciável, a não ser com a vocalização. Anjo do SENHOR quer dizer DEUS mesmo em forma de anjo. Aqui no caso era um homem e era DEUS mesmo em forma de um homem. No caso de nossa lição quando Abraão ia sacrificar seu filho, quem aparece a Abraão é o anjo do SENHOR, chamado Anjo Teofânico, DEUS mesmo.
OBJETIVO GERAL
Ressaltar a
provisão de DEUS no monte do sacrifício.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Mostrar que é necessário ter fé para subir ao monte do
sacrifício;
Compreender que a fé de Abraão o fez vencer a provação no monte
do sacrifício;
Explicar que JESUS é o Cordeiro de DEUS que subiu ao monte do
sacrifício por amor a nós.
PONTO
CENTRAL - Pela fé Abraão pôde ver a provisão de
DEUS no monte do sacrifício.
A Provisão de DEUS no Monte do Sacrifício
I - FÉ PARA SUBIR O MONTE DO SACRIFÍCIO
1. Abraão é
provado.
2.
No limite da capacidade humana.
3.
Um pedido difícil.
II - PROVAÇÃO
NO MONTE DO SACRIFÍCIO
1.
Amor, obediência e fé no monte do sacrifício.
2. O
clímax da prova.
3. O
momento decisivo da prova.
III - JESUS, O
CORDEIRO DE DEUS NO MONTE DO SACRIFÍCIO
1. O
sacrifício do Cordeiro de DEUS (Jo 1.29).
2. A
reconciliação mediante o sacrifício do Cordeiro.
3. A
justificação mediante o Cordeiro de DEUS.
SÍNTESE DO TÓPICO I - É necessário ter fé para subir o monte do sacrifício.
SÍNTESE DO
TÓPICO II - Todo crente é provado pelo Senhor no monte do sacrifício.
SÍNTESE DO
TÓPICO III - JESUS é o Cordeiro de DEUS que foi imolado por nós no monte do
sacrifício.
PARA REFLETIR - A respeito da provisão de DEUS no monte do sacrifício, responda:
DEUS nos dá
tentação além do que podemos suportar?
Confirme a
resposta com uma referência. Não.
O apóstolo Paulo
escrevendo aos coríntios declarou: "Não veio
sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é DEUS, que vos não deixará tentar
acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a
possais suportar" (1 Co 10.13).
O que DEUS pediu a Abraão?
DEUS pediu que ele sacrificasse seu único filho como oferta.
Quantos dias Abraão e Isaque tiveram que caminhar até chegar à terra de Moriá?
Acredita-se que eles caminharam durante três dias.
Qual a resposta de Abraão a Isaque quando perguntou a respeito do animal para o
sacrifício?
"DEUS proverá para si o cordeiro" (Gn
22.8).
Quem é o Cordeiro de DEUS que tira o pecado do mundo?
JESUS CRISTO.
TIPOLOGIA -
Abraão - DEUS PAI -
Isaque - DEUS Filho -
JESUS -
Sara - Israel -
Lenha - Cruz -
Monte Moriá - Calvário -
Cordeiro - JESUS -
3 Dias - 3 Dias de julgamento de JESUS.
DEUS, A Provisão de DEUS no Monte do Sacrifício
Qual era a maior
expressão do amor de Abraão? Abraão era homem de Aliança? Abraão era realmente
fiel a DEUS? Abraão estaria disposto a dar a DEUS o que ele tinha de mais
precioso?
Abrão confiaria
que poderia oferecer seu filho a DEUS e que DEUS o restituiria novamente?
DEUS
testou Abraão e constatou que Abraão era homem de fé e de fidelidade.
Isaque parece ter
por volta de 37 anos nesta época.
Aqui no texto
"tentar" (Nacah) tem a conotação de provar, testar, pôr a prova para
analisar.
I - FÉ PARA
SUBIR O MONTE DO SACRIFÍCIO
1. Abraão é provado.
Em
Hebreus 11 vemos que Abraão é reconhecido como homem de fé, e não só isso, mas
conhecido como Pai da Fé. Embora os sacrifícios humanos fossem proibidos e
intoleráveis diante de DEUS, esta era a ordem de DEUS para Abraão: "Toma agora o teu filho, o teu único filho,
Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto
sobre uma das montanhas, que eu te direi." Gn 22.2.
Não
havia nada na terra mais preciosos para Abraão do que aquele filho seu com
Sara, sua amada, filho do milagre, filho da promessa, filho da velhice, última
chance para ele e Sara. Abraão sentia por aquele garoto um amor que chegava a
quase loucura. Haveria alguma coisa que Abraão amasse mais do que aquele filho?
DEUS não aceita segundo lugar na vida de ninguém. O teste tinha que ser feito.
DEUS tinha bênçãos excelentes para Abraão, mas era preciso saber se Abrão
estava pronto para recebê-las. Até agora DEUS tem conduzido Abraão para dentro
de seu plano diversas vezes por causa de suas constantes escorregadas. Agora
havia chegado a hora de Abraão decidir se queria mesmo seguir dentro do plano
de DEUS para sua vida ou construir seu próprio caminho fora da vontade de DEUS.
Gn 22.1 DEUS provou ao Abraão, não para fazê-lo tropeçar e cair, a não ser para incrementar a capacidade do Abraão de obedecer a DEUS, e assim desenvolver seu caráter. Da mesma maneira que o fogo refina ao mineral para extrair metais preciosos, DEUS nos refina por meio de circunstâncias difíceis. Quando somos provados nós podemos queixar, ou podemos tratar de ver como DEUS nos está forçando para forjar nosso caráter.
(ACF) E aconteceu
depois destas coisas, que provou DEUS a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
(ARA) Depois
dessas coisas, pôs DEUS Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu:
Eis-me aqui!
(ARC) E aconteceu,
depois destas coisas, que tentou DEUS a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
(CATOLICA) Abraão
é provado Depois desses acontecimentos, DEUS pôs Abraão à prova, e lhe
disse: ""Abraão, Abraão!"" Ele
respondeu: ""Estou aqui"".
(NTLH) Algum tempo
depois DEUS pôs Abraão à prova. DEUS o chamou pelo nome, e ele respondeu: —Estou aqui.
(NVI) Passado
algum tempo, DEUS pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: "Abraão! " Ele
respondeu: "Eis-me aqui".
(VIVA) DEPOIS DE
ALGUM tempo, DEUS pôs à prova a fé e obediência de Abraão. "Abraão!
", chamou DEUS. "Aqui estou, Senhor,
" respondeu Abraão.
Como se vê - só
uma tradução diz que Abraão foi tentado. (ARC)
2. No limite da capacidade humana.
Imagine
um pai-avô. Um homem de 100 anos amava como um avô apaixonado por seu netinho.
DEUS poderia lhe pedir qualquer coisa, menos aquele filho amado.
-
Será que ouvi a voz de DEUS ou a voz do Diabo? Certamente Abraão ficou a pensar
e duvidar de que DEUS lhe pediria tamanha dádiva. Mas não tinha jeito, era isso
mesmo que ouvira e foi de DEUS mesmo que ouvira.
"E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho,
Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto
sobre uma das montanhas, que eu te direi." Gên. 22:2
Abraão talvez tenha tentado negociar com DEUS. - Leva-me no
lugar dele. Que eu morra, mas que ele viva. Mas não havia jeito. DEUS queria
seu filho amado.
3. Um pedido
difícil.
Como
dar nossa vida para DEUS? Sim, aquele filho significava mais do que sua própria
vida. Abrão parecia estonteado. Mas, se DEUS me deu
um filho aos 100 anos. Filho da Promessa. Filho de um milagre (Sara tinha 90
anos), filho que significava que a promessa de ser pai de multidões e de nações
se cumpriria. Agora, como matá-lo? E a promessa? DEUS dá e depois toma? Que coisa
é essa?
Abraão não fez
nada disso. Não reclamou, não murmurou, não choramingou. era homem de Aliança.
era homem obediente a DEUS. era amigo de DEUS. Simplesmente obedeceu.
II - PROVAÇÃO
NO MONTE DO SACRIFÍCIO
1. Amor,
obediência e fé no monte do sacrifício.
A- O amor para
com DEUS.
Quem
ocupava o primeiro lugar no coração de Abraão? - Quem olhasse de longe saberia
responder com certeza que era aquele filho nascido quando Abraão tinha 100 anos
e quando sua mãe, Sara, tinha 90 anos. Mas se enganavam redondamente aqueles
que assim pensavam - Abrão provou que seu coração
estava em primeiro lugar envolvido com DEUS. Ele amava DEUS acima de qualquer
coisa ou de alguém.
B- A
obediência.
Abraão não
pestanejou. Ao receber a ordem de DEUS de oferecer Isaque a Ele em sacrifício,
não titubeou, prontamente aceitou, pois confiava inteiramente em DEUS - Sua
vida com DEUS havia lhe ensinado a confiar inteiramente bem DEUS. Não dava para compreender, mas DEUS é DEUS e sabe tudo,
e pode tudo e está em toda parte ao mesmo tempo.
C- A fé.
DEUS
é o DEUS que vê a fé do homem. A fé pode não existir, ser pequena, ser grande
etc.
E logo JESUS, estendendo a mão, segurou-o e disse-lhe: Homem
de pouca fé, por que duvidaste? Mateus 14:31
Então
respondeu JESUS, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a
tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua
filha ficou sã. Mateus 15:28
E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a
fé não é de todos. 2
Tessalonicenses 3:2
Antes
Abrão escorregou várias vezes em sua fé. Ao descer ao Egito e mentir a Faraó,
ao arrumar filho com a escrava, Agar, ao ir para Gerar e mentir de novo, agora
para Abimeleque, porém, agora estava maduro na fé, tinha um relacionamento de
amizade com DEUS. Percebeu que DEUS sempre o preservara e à sua esposa,
percebeu que DEUS tinha um plano para ele e que deveria confiar em DEUS. Sabia que DEUS é DEUS de milagres, nada lhe seria
impossível. "Melhor obedecer do que sacrificar".
2. O clímax da
prova.
Assim
como JESUS passou pelos julgamentos dos homens e sobre Ele pesou a condenação
por três dias, Isaque teve a morte sobre ele decretada por três dias de
caminhada ao Monte. Abraão é tipo de DEUS PAI, Isaque é tipo de JESUS CRISTO e
Sara é tipo de Israel.
Após
3 dias chegaram ao pé do Monte Moriá. É impressionante o que diz Abraão aos
seus 2 moços ou empregados: "E disse Abraão a
seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o mancebo iremos até lá;
depois de adorarmos, voltaremos a vós" (Gn 22.5). Abraão não disse
voltarei a vós, mas voltaremos a vós. Isso é fé. Abraão
acreditou que subiria ao Monte, mataria seu filho em sacrifício a DEUS que DEUS
ressuscitaria seu filho e o devolveria a ele e ele voltaria com seu filho vivo.
DEUS
um dia enviou seu filho e ele MORREU POR NÓS E RESSUSCITOU, voltando ao PAI.
Assim
como Isaque carregou a lenha para o sacrifício, JESUS levou a cruz para que
nela fosse pregado e oferecido em sacrifício por nós.
A
pergunta de Isaque e a resposta de Abraão também indicam a fé superior de
Abraão - “Então disse Isaque a Abraão, seu pai: Meu
pai”! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque:
Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu
Abraão: DEUS proverá para si o cordeiro para o
holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos (Gn 22.7, 8).
Aqui Abraão, sendo homem de Aliança, sabia que se ele oferecesse
seu filho a DEUS, DEUS também lhe ofereceria seu filho, pois DEUS é DEUS de
aliança. Tudo o que era de DEUS era de Abraão e tudo o que era de Abraão era de
DEUS. Impressionante a fé de Abraão.
3. O momento
decisivo da prova.
Não
existe caminho mais difícil do que o da obediência a DEUS, pois não entendemos
quase nada do que Ele quer fazer, para nós parece loucura, mas ELE está no
controle, Ele sabe tudo, Ele pode tudo, Ele está em toda parte ao mesmo tempo,
Ele sabe o futuro.
interessante como Isaque não fugiu, não resistiu, era como um
cordeiro mudo diante de seus tosquiadores, como foi JESUS diante do calvário.
Abraão
matou seu filho mesmo. Não consumou o ato porque um anjo lhe impediu, mas em
sua mente já o havia matado e oferecido a DEUS, espiritualmente valeu como se o
tivesse executado. A bíblia não diz nada sobre isto, mas imagino quanto tempo
levou para Abraão tomar a decisão de descer aquele cutelo sobre seu filho. Deve
ter perguntado várias vezes para DEUS se era isso mesmo que queria. Não obteve
resposta. Então decidiu obedecer. JESUS, no Getsêmani ainda queria que houvesse
outra maneira, mas não havia, então se submeteu à vontade do Pai.
"E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra
e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não
seja como eu quero, mas como tu queres" (Mt 26.39).
Olha
agora a declaração de DEUS para Abraão:
"e disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, porquanto
fizeste isto, e não me negaste teu filho, o teu único filho, que deveras te
abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência, como as estrelas e
como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta
dos seus inimigos, e em tua descendência serão benditas todas as nações da
terra; porquanto obedeceste à minha voz" (Gn 22.16-18).
Por
causa disso que fizeste Abraão. Porque foste capaz de me dar o que você mais
amava. Porque foste capaz de me amar mais do que qualquer coisa ou pessoa. Agora
eu vou te abençoar grandissimamente.
Por isso JESUS disse isto: Abraão, vosso pai, exultou por ver o
meu dia, e viu-o, e alegrou-se.
João 8:56 - Abraão ofereceu seu filho e creu que
ele morreria e ressuscitaria.
Abraão teve a fé que precisamos ter para sermos salvos. Crer que
DEUS enviou JESUS para morrer por nós e depois o ressuscitou. Rm 10.8,0,10.
Abraão creu que poderia matar seu filho e depois
voltar com ele vivo. A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor JESUS, e
em teu coração creres que DEUS o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Rm 10-9
É condição básica para salvação crer na morte e na ressurreição
de CRISTO.
Por isso a fé de Abraão agradou tanto a DEUS. Ele creu na morte de Isaque e em
sua ressurreição. Ele creu também que DEUS daria seu filho e depois o
ressuscitaria.
Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. João 8:56
III - JESUS, O
CORDEIRO DE DEUS NO MONTE DO SACRIFÍCIO
1. O sacrifício
do Cordeiro de DEUS (Jo 1.29).
Nisso levantou Abraão os olhos e olhou e eis atrás de si um
carneiro embaraçado pelos chifres no mato; e foi Abraão, tomou o carneiro e o
ofereceu em holocausto em lugar de seu filho (Gn 22.13).
Para
Isaque havia um carneiro para substituí-lo, mas para JESUS não havia
substituto. JESUS era o cordeiro de DEUS que tira o pecado do mundo, era
insubstituível.
No dia seguinte João viu a JESUS, que vinha para ele, e disse:
Eis o Cordeiro de DEUS, que tira o pecado do mundo. João 1:29
O
sacrifício de JESUS foi necessário para o perdão dos nossos pecados
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as
nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de DEUS, e
oprimido. Isaías 53:4
Levando-o em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para
que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas
feridas fostes sarados. 1
Pedro 2:24
Não
existe salvação senão em JESUS CRISTO
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu
nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:12
2. A
reconciliação mediante o sacrifício do Cordeiro.
E pela cruz reconciliar ambos com DEUS em um corpo, matando com
ela as inimizades. Ef 2.16
E tudo isto provém de DEUS, que nos reconciliou consigo mesmo
por JESUS CRISTO, e nos deu o ministério da reconciliação; 2 Coríntios 5:18
Veja
que nossa reconciliação com DEUS só é possível através de JESUS e seu
sacrifício em nosso lugar.
Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício
pelos pecados, está assentado à destra de DEUS, Hebreus 10:12
Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são
santificados. Hebreus 10:14
Veja
que o sacrifício de JESUS é único e perfeito, não precisando de nenhum outro
sacrifício para que sejamos salvos.
JESUS é o autor e consumador da nossa fé (Hb 12.2). JESUS é autor porque estava com
o PAI quando o plano de salvação foi projetado, também ELE mesmo é DEUS. JESUS
é consumador porque ELE mesmo veio executar o plano de DEUS para nos salvar.
Era preciso morrer na cruz e ressuscitar.
Nós só precisamos crer e aceitar. Tudo JESUS já fez.
3. A
justificação mediante o Cordeiro de DEUS.
JESUS,
o Cordeiro de DEUS, assumiu o castigo que era nosso. Ele tomou sobre si a nossa
condenação. Na cruz, CRISTO cumpriu a nossa pena, justificando-nos perante o
Pai. Ele nos libertou da lei do pecado. Uma vez livres e justificados pela fé,
temos paz com DEUS (Rm 5.1).
CONCLUSÃO
Fomos justificados por JESUS. Veja que isso é um milagre. Nós
não fizemos nada para sermos justificados (salvos), apenas acreditamos em algo
que já foi realizado há mais de 2 mil anos atrás. JESUS morreu em nosso lugar
levando sobre ELE nossos pecados, maldições, doenças e enfermidades.
Tendo
sido, pois, justificados pela fé, temos paz com DEUS, por nosso Senhor JESUS
CRISTO; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos
firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de DEUS. Romanos 5:1,2
DEUS é DEUS de provisão. Abraão foi provado, chegou ao limite de sua capacidade
humana, teve que atender a um pedido difícil. Teve que provar seu amor,
obediência e fé no monte do sacrifício. O clímax da prova foi quando colocou
seu filho sobre o altar e se preparou para matá-lo. glória a DEUS que no
momento decisivo da prova Abraão não falhou, tomou a decisão de amar a DEUS
mais do que a qualquer coisa ou pessoa. Por isso mesmo Abraão foi
grandissimamente abençoado por DEUS. Um dia, há mais de dois mil anos,
aconteceu o sacrifício do verdadeiro e único Cordeiro de DEUS que tira o pecado
do mundo (Jo 1.29). Nossa reconciliação com DEUS
aconteceu mediante o sacrifício do Cordeiro de DEUS. nossa justificação se deu
mediante o Cordeiro de DEUS que foi morto por nós e em nosso lugar. Glória a
DEUS!
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