DEUS É O NOSSO PROVEDOR COMPLETO
O Salmo 23 é um
dos textos mais conhecidos e amados da Bíblia, um poema de confiança e consolo
atribuído ao Rei Davi. Ele é frequentemente chamado de "O
Salmo do Bom Pastor" e é um refúgio para muitos em momentos de
dificuldade, luto ou incerteza.
O Conteúdo do Salmo
O
Salmo 23 utiliza a metáfora do pastor e de suas ovelhas para descrever o
relacionamento de Deus com o ser humano. Davi, que foi pastor antes de se
tornar rei, conhecia intimamente a necessidade das ovelhas de serem guiadas e
protegidas.
Versículo
1: "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará." Este é o
cerne do Salmo. A afirmação de que Deus é o pastor implica que Ele é o
provedor, o guia e o protetor. A ovelha, ao ter um bom pastor, não precisa se
preocupar com suas necessidades básicas.
Versículos
2-3: "Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente
a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça
por amor do seu nome." Aqui, o salmista descreve a provisão e o
cuidado de Deus. Os "verdes pastos" e "águas tranquilas"
representam a paz, a abundância e o descanso que Deus oferece. "Refrigerar
a alma" significa restaurar, revigorar. As "veredas da justiça"
indicam que Deus guia para o caminho certo, para uma vida de retidão.
Versículo
4: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal
algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam." Este
é um dos versículos mais poderosos. Ele reconhece que a vida não é apenas de
pastos verdes, mas também de vales escuros e perigosos – as dificuldades,
perdas e momentos de grande aflição. No entanto, a presença de Deus ("tu
estás comigo") afasta o medo. A "vara e o cajado" do pastor eram
instrumentos de proteção e correção, simbolizando a disciplina e o amparo
divinos.
Versículos
5: "Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos,
unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda." A metáfora
muda de cena, mas o tema da provisão e proteção divina continua. "Preparar
uma mesa" sugere abundância e celebração, mesmo em meio a adversidades
("na presença dos meus inimigos"). A unção com óleo era um sinal de
honra e bênção, e um "cálice transbordante" simboliza a plenitude das
bênçãos de Deus.
Versículo
6: "Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os
dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias." O
Salmo termina com uma nota de certeza e esperança. A bondade e a misericórdia
de Deus são garantias que acompanharão o salmista por toda a vida. A promessa
de "habitar na casa do Senhor" pode ser interpretada como uma vida de
comunhão contínua com Deus, tanto nesta vida quanto na eternidade.
A Mensagem e
Relevância
O Salmo 23 é um
hino de confiança inabalável em Deus. Ele nos lembra que, independentemente das
circunstâncias, Deus está no controle e cuida de nós. Ele oferece:
- Paz: Em meio à agitação e preocupações.
Segurança: Contra o medo e o perigo. - Provisão: Para todas as nossas necessidades.
- Esperança: Para o presente e o futuro.
“o Senhor é o meu pastor; nada me faltará” (sl.23:1).
o
salmo 23 é o texto mais conhecido da bíblia. milhões de pessoas
conhecem-no de cor. sua mensagem tem sido bálsamo para os feridos, consolo para
os tristes, refúgio para os desesperados.
em
muitos funerais, o salmo 23 tem sido lido como refrigério do céu para
aliviar a dor dos aflitos. vemos nele a sublime verdade de que Deus é
a nossa completa provisão. nossa maior necessidade não é das bênçãos
de Deus, mas do próprio Deus das bênçãos. o doador é mais importante
do que a dádiva. só Deus nos satisfaz.
a
bíblia nos apresenta vários nomes de Deus; cada um revela-nos
um aspecto do seu ser e abre-nos uma janela para conhecermos um pouco
mais deste que nem todas as palavras de todos os idiomas do mundo inteiro
seriam suficientes para defini-lo exaustivamente.
ao
analisarmos o salmo 23, podemos perceber em seu conteúdo Oito nomes de Deus,
os quais vamos aqui considerar.
1. jeová roí
esse
termo significa "o senhor é o meu pastor". Davi foi quem pela
primeira vez deu esse título a deus. Davi era um pastor de ovelhas e sabia bem
o que era proteger o seu rebanho das feras e guiá-lo pelas trilhas estreitas no
meio dos penhascos e montanhas íngremes de Belém, até levá-lo às águas
tranquilas e às pastagens verdes.
Davi olha para Deus e vê nele o pastor que cuida das ovelhas. o
pastor é aquele que alimenta, protege, guia, disciplina e restaura suas
ovelhas.
Deus
é quem nos conduz pelas veredas da justiça e nos faz descansar nos pastos
verdejantes da sua bondosa providência. ele está conosco quando cruzamos os
vales escuros da tribulação e nos prepara uma mesa farta no deserto. ele é o
pastor que nos acolhe nos braços, nos dá segurança e nos leva salvos para o seu
aprisco celestial.
o
novo testamento descreve jesus como o bom pastor, o grande pastor e o supremo
pastor. como bom pastor ele deu sua vida pelas ovelhas; como o grande
pastor ele vive para as ovelhas; e como supremo pastor ele voltará para as
ovelhas. essas três verdades podem ser vistas também nos salmos
22, 23 e 24.
-
O salmo 22 aponta
jesus como o bom pastor que deu sua vida em favor das suas
ovelhas. ele mesmo disse: “eu sou o
bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10.11).
o
salmo 22, profeticamente revela-nos que jesus, o bom pastor, não veio para
explorar as ovelhas e oprimi-las, mas para morrer por elas e dar-lhes a vida
eterna. ele é o pastor que deu sua vida e o cordeiro que se ofereceu por nós.
seu amor não foi proclamado do alto de uma cátedra, mas do alto da cruz. ele
não entregou para nós apenas ricas dádivas, ele deu-nos sua própria vida.
para
libertar-nos sofreu o castigo da lei; para livrar-nos do pecado, fez-se pecado
por nós; para livrar-nos da maldição, fez-se maldição por nós; para livrar-nos
da morte, suportou o golpe da morte em nosso favor.
-
O salmo 23 aponta
jesus como o grande pastor, que vive para cuidar de suas ovelhas – “ora, o Deus de paz, que pelo sangue do concerto eterno
tornou a trazer dos mortos a nosso senhor jesus cristo, grande pastor das
ovelhas” (hb.13:20).
jesus
como o grande pastor das ovelhas é a verdade para a nossa mente, o caminho para
os nossos pés, a vida para a nossa alma. ele é a nossa esperança, a nossa
alegria e a nossa paz. ele é o nosso exemplo, o nosso alvo e a nossa força. ele
está à destra do pai de onde intercede por nós e está conosco sempre em todos
os lugares e em todas as circunstâncias.
-
O salmo 24 aponta
jesus como o supremo pastor que voltará gloriosamente para buscar as suas
ovelhas – “e, quando aparecer o sumo pastor,
alcançareis a incorruptível coroa de glória” (1pd.5:4).
segundo
o salmo 24, o mesmo jesus que morreu pelas ovelhas e vive pelas ovelhas,
voltará para suas ovelhas. sua vinda é certa e sua promessa é fiel.
ele
virá não como da primeira vez, como servo sofredor, mas sua manifestação será
cheia de fulgor.
não
será mais uma vinda com as roupagens da humildade, mas com os atavios da
glória.
ele
virá não como servo, mas como o rei dos reis.
ele
virá não mais cavalgando um jumentinho, mas num glorioso cortejo entre as
nuvens.
ele
virá não mais para ser julgado pelos homens e condenado à morte, mas virá para
julgar os vivos e os mortos.
como supremo pastor ele virá trazendo consigo o galardão.
não
há maior privilégio do que ser ovelha de jesus, o bom pastor, o grande pastor e
o supremo pastor.
outro
nome de Deus encontrado no salmo 23 é:
2. jeová gire
esse
termo significa "o senhor proverá". a primeira
vez que esse nome aparece na bíblia está ligado à experiência de Abraão,
quando deus lhe ordenou a oferecer seu filho Isaque em holocausto
(gn.22:1-19). Abraão obedeceu prontamente. depois de caminhar três
dias rumo ao lugar do sacrifício, Isaque perguntou a seu pai: meu pai! [...] eis o fogo e a lenha, mas onde está o
cordeiro para o holocausto? respondeu Abraão: Deus proverá para si o
cordeiro para o holocausto, meu filho.... (gn.22:7,8).
“e
vieram ao lugar que deus lhes dissera, e edificou Abraão ali um altar, e pôs em
ordem a lenha, e amarrou a Isaque, seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima
da lenha.
e
estendeu Abraão a sua mão e tomou o cutelo para imolar o seu filho.
mas
o anjo do senhor lhe bradou desde os céus e disse: Abraão, Abraão! e ele disse:
eis-me aqui.
então,
disse: não estendas a tua mão sobre o moço e não lhe faças nada; porquanto
agora sei que temes a deus e não me negaste o teu filho, o teu único.
então,
levantou Abraão os seus olhos e olhou, e eis um carneiro detrás dele, travado
pelas suas pontas num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em
holocausto, em lugar de seu filho.
e
chamou Abraão o nome daquele lugar o senhor proverá; donde se diz até o dia de
hoje: no monte do senhor se proverá” (gn.22:14).
Abraão
deu esse novo nome a Deus, ensinando-nos que deus provê,
sempre que estivermos na estrada da obediência, no centro da sua vontade.
semelhantemente,
Davi diz: "o senhor é o meu pastor, nada
me faltará" (sl.23:1). o nosso pastor é também o nosso
provedor; ele é a fonte de todo bem; dele procede toda boa
dádiva. quando os nossos recursos acabam, ele continua com
seus celeiros abarrotados; ele nos abençoa com toda sorte de bênçãos.
temos não apenas suas dádivas, mas também sua presença. esta é, de todas, a
melhor provisão.
nossa confiança precisa estar no provedor, mais do que na
provisão; no Deus das bênçãos, mais do que nas bênçãos de Deus.
3. jeová Shalom
Davi
diz que o senhor nos faz repousar em pastos verdejantes e nos leva
para junto das águas de descanso (sl.23:2). isso nos fala de paz, e Deus
é a nossa paz.
foi
gideão quem pela primeira vez atribuiu esse nome a Deus (jz.6:24).
os
filhos de Israel fizeram o que parecia mal aos olhos do senhor; e o senhor os
deu na mão dos midianitas por sete anos (jz 6:1). os midianitas estavam
oprimindo o povo de Israel, saqueando-lhe os bens e espoliando suas
propriedades. então, o senhor levantou gideão para libertar o povo de Israel do
domínio dos midianitas.
humildemente,
esse varão valoroso pediu a Deus um sinal. o senhor atendeu ao seu rogo e
manifestou-se a ele. então, gideão entendeu que Deus aparecera a ele não
para destruí-lo, mas para erguê-lo como libertador do seu povo. foi nesse
contexto que gideão deu o nome “jeová shalom” a Deus.
assim diz o texto: "então, gideão edificou
ali um altar ao senhor e lhe chamou de o senhor é paz..." (jz.6:24).
Deus não apenas nos dá paz, mas ele é a nossa paz. como disse o apóstolo Paulo: “o que
também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus
de paz será convosco” (fp.4:9). a nossa paz não é ausência de
problemas. ela não é circunstancial. nossa paz é uma pessoa divina. o próprio Deus
é a nossa paz, ele é o jeová shalom, que está conosco nas horas turbulentas da
nossa vida, como nossa fortaleza e refúgio.
4. jeová rafá
a
primeira vez que esse nome de Deus aparece na bíblia foi no contexto da saída
do Egito. após as comemorações pelo grande livramento que deus proporcionara ao
povo de Israel, fazendo-o passar pelo mar vermelho, e afogando o exército egípcio,
moisés fez partir os israelitas do mar vermelho, e saíram ao deserto de sur, e
andaram três dias no deserto e não acharam água (gn.15:22). o povo estava
consumido por uma sede severa. ao verem uma fonte de água, correram a toda
pressa para beber, mas a água era amarga. então, Deus disse a moisés que
lançasse uma árvore sobre água amarga. ao fazê-lo, a água ficou doce, e o povo
pôde dessedentar-se. então, deus disse a moisés: "...
se ouvires atento a voz do senhor, teu deus, e fizeres o que é reto diante dos
seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus
estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios;
pois eu sou o senhor, que te sara" (ex.15:26).
Davi
diz que Deus refrigera a nossa alma – “refrigera
a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (sl.23:3);
ele é quem sara todas as nossas enfermidades e
perdoa todas as nossas iniquidades (sl.103:3).
Deus
é o único quem tem direito de dar a vida e tirá-la. ele tem poder também para
curar, e, em última instância, toda cura procede dele, quer pelos meios, quer
sem os meios, quer apesar dos meios. ele é quem cura a nossa alma, o nosso
corpo e refrigera o nosso coração. ele é quem sara todas as nossas
enfermidades, quer do corpo quer da alma. é ele quem leva as nossas dores sobre
si e abre para nós uma fonte de consolo e refrigério. nele temos vida, cura,
perdão e salvação.
5. jeová tsidkenu
a
primeira vez que esse nome de Deus aparece na bíblia é no livro de jeremias,
que diz: "nos seus dias, Judá será
salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado:
senhor, justiça nossa"
(jr.23:6). veja as palavras do senhor através do profeta jeremias:
“portanto,
assim diz o senhor, o Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu
povo: vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as
visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o
senhor.
e
eu mesmo recolherei o resto das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as
tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão e se
multiplicarão.
e
levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se
assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o senhor.
eis
que vêm dias, diz o senhor, em que levantarei a Davi um renovo justo; sendo
rei, reinará, e prosperará, e praticará o juízo e a justiça na terra.
nos
seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o nome com
que o nomearão: o senhor, justiça nossa (jr.22:2-6).
Davi
nos informa que Deus nos guia pelas veredas da justiça – “preparas uma mesa perante mim na presença dos meus
inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice trasborda” (sl.23:3).
mas, antes disso, ele é a nossa justiça. só andamos pelas veredas da justiça
porque fomos justificados. a justificação é um ato legal e forense. fomos
declarados justos por causa da obra de cristo em nosso lugar e em nosso favor.
pelo
sacrifício substitutivo de cristo e pelo seu sangue derramado, nossos pecados
foram cancelados, nossa dívida foi paga e todas as demandas da lei foram
plenamente satisfeitas. agora estamos quites com a justiça divina, e nenhuma
condenação pesa mais sobre nós (rm.8:1). cristo, o nosso pastor, é também a
nossa justiça.
6. jeová shammah
a
primeira vez que esse nome de Deus aparece na bíblia é no livro de Ezequiel: “dezoito mil medidas em redor; e o nome da cidade
desde aquele dia será: o senhor está ali” (ez.48:35).
mesmo quando o povo de deus passa pelo vale do desterro, o senhor está com ele.
Davi
nos fala sobre a presença de Deus conosco, mesmo quando cruzamos o vale da
sombra da morte. diz ele: “ainda que eu andasse
pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a
tua vara e o teu cajado me consolam” (sl.23:4). ele é Deus presente,
é jeová shammah. ele nunca nos desampara. mesmo que sejamos infiéis, permanece
fiel. ele é como a sombra à nossa direita. e quem nos carrega no colo, nos
segura pela mão direita e, ao fim, nos recebe na glória.
jesus
prometeu estar conosco sempre, até a consumação dos séculos. não precisamos
temer nada nem ninguém, porque o deus onipotente é a nossa companhia constante.
7. jeová nissi
Deus
é a nossa bandeira e a nossa vitória. a primeira vez que esse nome de Deus
aparece na bíblia em êxodo 17:15: “e moisés
edificou um altar e chamou o seu nome: o
senhor é minha bandeira”.
no
deserto de refidim, quando Israel peregrinava rumo a Canaã, os amalequitas
pelejaram contra o povo de israel. eles ousaram enfrentar o povo de Deus. enfrentar
o povo de Deus é enfrentar a Deus. por isso, foram derrotados. veja o que a
bíblia diz (ex.17:8-15):
“então, veio amaleque e pelejou contra Israel em refidim.
pelo
que disse moisés a Josué: escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra amaleque;
amanhã, eu estarei no cume do outeiro, e a vara de deus estará na minha mão.
e
fez josué como moisés lhe dissera, pelejando contra amaleque; mas moisés, Arão
e Hur subiram ao cume do outeiro.
e
acontecia que, quando moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas,
quando ele abaixava a sua mão, amaleque prevalecia.
porém
as mãos de moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram debaixo
dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de
um lado, e o outro, do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol
se pôs.
e,
assim, Josué desfez a amaleque e a seu povo a fio de espada.
então
disse o senhor a moisés: escreve isto para memória num livro e relata-o aos
ouvidos de Josué: que eu totalmente hei de riscar a memória de amaleque de
debaixo dos céus.
e
moisés edificou um altar e chamou o seu nome: o
senhor é minha bandeira.
enquanto
os braços dos intercessores estiveram erguidos em oração, houve vitória do povo
de Deus na batalha, pois o senhor é a nossa bandeira.
8-Jeová
Mekaddesch (O Senhor que santifica)
Davi
nos informa que Deus nos dá vitória sobre os nossos inimigos: “preparas uma mesa perante mim na presença dos meus
inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice trasborda” (sl.23:5).
Deus
prepara uma mesa para nós na presença dos nossos adversários. ele nos honra,
derramando óleo sobre a nossa cabeça, e nos proporciona profusa alegria,
fazendo o nosso cálice transbordar. Davi conclui o salmo 23 de uma forma
magistral:
“certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os
dias da minha vida; e habitarei na casa do senhor por longos dias” (sl.23:6).
aqui,
o pastor está conosco para nos proteger, nos conduzir, nos alimentar e nos dar
descanso. mas, quando a nossa jornada terminar, estaremos com ele para sempre
na casa do pai.
agora,
temos dois amigos inseparáveis que nos ladeiam: bondade e misericórdia.
mas, ao fim, iremos para a casa, para a nossa verdadeira pátria, onde veremos
nosso redentor face a face.
AO REI ETERNO, IMORTAL, INVISÍVEL, DEUS ÚNICO, HONRA E GLÓRIA
PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS. AMÉM!” (1TM.1:17).
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