quinta-feira, 26 de junho de 2025

URIAS UM GUERREIRO, JUSTO, FIEL E VERDADEIRO



URIAS UM GUERREIRO, JUSTO, FIEL E VERDADEIRO

Urias, o hitita, foi um dos valentes do rei Davi. A Bíblia o descreve como um guerreiro feroz e um homem íntegro. No entanto, Urias enfrentou um fim prematuro quando o rei cobiçou sua esposa.

Embora Urias tenha sido suplantando pelo rei Davi e por sua esposa, Bate-Seba, ainda podemos aprender muito com esse estrangeiro íntegro que serviu fielmente a seu rei até a morte.

Quem foi Urias, o hitita?

Ele é mencionado pela primeira vez em 2 Samuel 11:3 quando o rei Davi pergunta sobre sua esposa. No entanto, há mais em Urias do que apenas um marido infeliz.

1 Crônicas 11 e 2 Samuel 23 listam Urias como um dos 30, um grupo de elite de “guerreiros poderosos” ou “homens poderosos” que serviram ao rei Davi. Ambos os capítulos incluem as façanhas lendárias desses homens ferozes e leais.

O restante das informações que obtemos sobre Urias vem de 2 Samuel 11. Na época, ele está fora com os homens do rei e o exército lutando contra os Amonitas. Quando Davi mais tarde chama Urias de volta da guerra sob pretexto em 2 Samuel 11:9-11, ele mostra sua lealdade e integridade:

“Mas Urias dormiu na entrada do palácio com todos os servos de seu senhor e não desceu para sua casa. Davi foi informado: “Urias não foi para casa”. Então ele perguntou a Urias: “Você não acabou de vir de uma campanha militar? Por que você não foi para casa?” Urias disse a Davi: “A arca, Israel e Judá estão em tendas, e meu comandante Joabe e os homens de meu senhor estão acampados em campo aberto. Como eu poderia ir para minha casa comer e beber e fazer amor com minha esposa? Tão certo quanto você vive, eu não farei tal coisa!”

Pelo pouco que sabemos, Urias, o hitita, era um guerreiro poderoso, um soldado leal e um homem preocupado com a honra.

O que significa o nome Urias?

Urias pode ser transliterado com mais precisão do hebraico como “Uwriyah”. Significa aproximadamente “Yah (Deus) é luz” ou “Yahweh é minha luz”. 

Não sabemos se Urias recebeu esse nome ao nascer, ou se mais tarde o escolheu para si mesmo. Curiosamente, é um nome distintamente hebraico, referindo-se especificamente a Yah ou Yahweh, o nome hebraico para Deus. Isso é digno de nota, pois Urias era um hitita.

Este nome sugere que, apesar de sua herança hitita, Urias era um seguidor de Yahweh. 

O contexto e a história de Urias, o hitita

A maior parte da história de Urias ocorre em 2 Samuel 11.

Nessa época, o rei Davi era rei de Israel. O rei Saul, o primeiro rei de Israel (e um rei mau) não governava mais, e Davi havia levado Israel a um período de prosperidade e força militar.

Davi foi especialmente escolhido por Deus para ser rei. Ele foi descrito como “um homem segundo o coração de Deus” (1 Samuel 13:14, Atos 13:22). Parece que Urias não teria nada a temer como um dos 30 da elite servindo sob o rei Davi. Tudo deveria estar bem… se Davi não tivesse visto a linda esposa de Urias, Bate-Seba.

O problema começa em 2 Samuel 11:2

O exército de Davi partiu para lutar contra os Amonitas, Urias foi com eles, mas Davi permaneceu em Jerusalém. Enquanto caminhava em seu telhado uma noite, ele viu uma bela mulher tomando banho.

Essa mulher era a esposa de Urias, Bate-Seba. Ela estava tomando um banho purificador, conforme a lei de Moisés (2 Sm 11:4). Claramente, ela não tinha intenção de seduzir o rei. Mas Davi enviou mensageiros para perguntar por ela. 

Apesar do fato de que os mensageiros lhe disseram que ela era a esposa de Urias, um homem que Davi sem dúvida conhecia pessoalmente por causa da sua posição como um dos 30, Davi trouxe Bate-Seba ao palácio e dormiu com ela.

A repreensão do profeta Natã ao comportamento de Davi em 2 Samuel 12 sugere que Bate-Seba era a única esposa de Urias (2 Samuel 12:3), enquanto o rei Davi tinha muitas (2 Samuel 12:8-9), tornando a ofensa de Davi ainda mais terrível. Mas Urias, em guerra, não tinha ideia de que isso estava ocorrendo. 

As coisas então foram de mal a pior quando Bate-Seba mandou dizer a Davi que ela estava grávida (2 Sm 11:5). Davi elaborou um plano para encobrir seu pecado e mandou chamar Urias para voltar da frente de guerra. 

Davi tratou Urias como se ele simplesmente quisesse informações sobre como a guerra estava indo perguntando sobre o comandante, os soldados e a guerra. Então ele disse a Urias para ir para casa e descansar (2 Sm 11:8).

O plano de Davi falhou… Urias era homem de caráter…



No entanto, o plano de Davi não funcionou. Urias não foi para casa, mas dormiu na entrada do palácio com os servos de Davi. 

O plano de Davi dependia de Urias não agir com honra. Os homens da companhia de Davi se mantiveram santos durante as campanhas ativas por meio da abstinência (1 Sm 21:4-5). 

No entanto, Urias se absteve, dizendo: “A arca, Israel e Judá estão em tendas, e meu comandante Joabe e os homens de meu senhor estão acampados em campo aberto. Como eu poderia ir para minha casa comer e beber e fazer amor com minha esposa? Tão certo quanto você vive, eu não farei tal coisa!” (2 Sm 11:11).

Mesmo quando Davi tentou novamente embebedar Urias, ele não foi para casa para dormir com sua esposa e ainda ficou com os servos. Davi então se voltou para medidas drásticas.

Como morreu Urias, o hitita?

Como Davi não podia passar seu filho com Bate-Seba como filho de Urias, em vez de confrontar seu pecado, ele decidiu matá-lo.

Davi enviou Urias de volta à frente e enviou uma mensagem ao comandante em chefe do exército, Joabe, dizendo: “Coloque Urias na frente, onde a luta é mais feroz. Então retire-se dele para que ele seja ferido e morra” (2 Sm 11:15).

Joabe fez como Davi disse. Ele colocou Urias em um lugar onde ele sabia que os defensores inimigos mais fortes estavam, enviando-o para atacar a muralha da cidade sitiada. Lá, ele foi morto, provavelmente por missivas disparadas do muro (2 Sm 11:20). 

5 lições surpreendentes de Urias na Bíblia

A história de Urias parece uma tragédia shakespeariana. A honra de um homem bom causa sua própria queda, enquanto um rei perverso se safa disso, ou ele? Há lições surpreendentes a serem aprendidas com a vida de Urias. 

1. Deus aceitou os gentios muito antes da ressurreição de Jesus

Às vezes, podemos pensar no favor de Deus estendendo-se aos gentios (não judeus) como algo que não acontece até o Novo Testamento com o sonho de Pedro sobre os animais limpos e impuros (Atos 10). No entanto, Deus tinha leis em vigor muito antes disso, permitindo que estrangeiros devotos se tornassem adoradores.

Havia leis extensas sobre quem poderia assimilar e o que tinha que acontecer, e certos grupos de pessoas nunca poderiam alcançar status pleno na comunidade, mas Israel deveria ser uma luz brilhante para todas as nações (por exemplo, Isaías 49:6).

Urias era um hitita, uma nação historicamente antagônica ao povo de Deus. No entanto, vemos nas passagens acima que ele era um homem de honra e um dos guerreiros mais confiáveis ​​de Davi.

2. Fazer a coisa certa nem sempre significa que tudo vai dar certo

Urias não fez nada de errado. Ele serviu a Davi fielmente. Ele amava sua esposa. No entanto, o rei roubou sua esposa e o matou.

Às vezes, pregamos o evangelho da prosperidade. “Se você seguir a Deus, tudo irá bem para você!” Mas isso não é verdade. Jesus diz em João 16:33 que neste mundo teremos problemas

Se você ou alguém em sua vida está sofrendo, isso não significa que seja o resultado do pecado (embora o pecado possa ter consequências). As coisas nesta vida nem sempre vão funcionar para nós – a multidão de mártires deve deixar isso claro. No entanto, Deus é, em última análise, um Deus justo e amoroso, e aqueles que O seguem encontrarão alegria eterna e vida eterna.

3. Deus usa pessoas quebradas

Davi foi chamado de homem segundo o coração de Deus (1 Sm 13:14). Ele é extremamente importante para a linhagem de Cristo e para a história do povo de Deus. Enquanto isso, Urias era um hitita, um gentio.

Apesar disso, a Bíblia pinta Urias de uma forma positiva e detalha inabalavelmente o pecado de Davi contra ele, Bate-Seba e Deus.

Davi não era um homem perfeito. A história de Urias mostra isso claramente. No entanto, Deus ainda usou Davi para fazer grandes coisas. Repetidamente, a Bíblia mostra Deus usando os fracos, os quebrantados e os pecadores para fazer sua vontade. Do adúltero Davi ao assassino Paulo, Deus mostra Seu poder usando os candidatos menos prováveis ​​para realizar sua vontade.

4. Você não pode esconder seu pecado de Deus

Urias estava morto. Davi casou-se com Bate-Seba. Parecia que ele tinha conseguido encobrir seu pecado.

Mas Deus ainda sabia. Ele enviou o profeta Natã para confrontar Davi. Natã contou a Davi uma história sobre um homem que pegou as ovelhas de outro homem, embora o primeiro homem tivesse muitas e o segundo homem só tivesse uma. Davi ficou lívido e exigiu justiça para o homemNatã respondeu“Você é o cara!” (2 Sm 12:7)

Por causa do pecado de Davi, coisas terríveis aconteceram. 

“Você derrubou Urias, o hitita, com a espada e tomou a esposa dele para ser sua. Você o matou com a espada dos Amonitas. Agora, portanto, a espada nunca mais se afastará de sua casa, porque você me desprezou e tomou para si a mulher de Urias, o heteu. Assim diz o Senhor: De sua própria casa vou trazer calamidade sobre você. Diante de seus olhos, tomarei suas esposas e as darei a alguém que esteja perto de você, e ele dormirá com suas esposas em plena luz do dia. Você fez isso em segredo, mas eu farei isso em plena luz do dia diante de todo o Israel… Porque, fazendo isso, você mostrou total desprezo pelo Senhor, o filho que você nasceu morrerá” (2 Samuel 12:9-12, 14).

Todas essas coisas aconteceram. O derramamento de sangue marcou o governo de Davi. Absalão, filho de Davi, rebelou-se contra ele e dormiu publicamente com as concubinas de Davi para afirmar seu reinado (2 Sm 16:22). E o filho que Bate-Seba carregava morreu.

Davi não conseguiu esconder seu pecado de Deus. Todo o seu poder e astúcia deram em nada.

5. Deus pode usar coisas terríveis para o bem

A história de Urias, Davi e Bate-Seba é trágica. No entanto, mesmo em meio ao pecado, morte e traição, Deus estava preparando coisas boas.

O primeiro filho de Davi e Bate-Seba morreu. No entanto, seu segundo filho foi Salomão, o rei sábio. Salomão está listado na linhagem de Jesus. Embora o que aconteceu com Bate-Seba (e Urias) tenha sido terrível, seu filho faria parte da linhagem de Cristo, o Salvador do mundo, que quebraria as cadeias do pecado e da morte.

A história de Urias nos lembra que Deus está sempre trabalhando, não importa as circunstâncias.

 

O “HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS” DEU LUGAR AO PECADO

Texto Bíblico: 2Smauel 11:11-18

 “Porém essa coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do SENHOR” (2Sm.11:27).

Todos nós estamos sujeitos a tropeçar em nossa caminhada espiritual. Homens considerados santos do Antigo e do Novo Testamento tropeçaram, e nós não estamos imunes. Por isso, a advertência é tão audível“Não deis lugar ao diabo” (Ef.4:27); “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia” (1Co.10:12); “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é Fraca” (Mt.26:41).

Embora ungido do Senhor, Davi deu lugar ao Diabo, e caiu terrivelmente. A vida de Davi como homem comum foi dividida em dois períodos: antes e depois do pecado de adultério com Bate-Seba, esposa de Urias. Antes, um homem segundo o coração de Deus – obediente, valente, vitorioso, temente ao Senhor – e o Senhor era com ele; depois (durante 25 anos), um homem deprimido moral, emocional e espiritualmente; perseguido e vulnerável. O adultério com Bate-Seba, o planejamento e a covarde execução de seu esposo, Urias, estão entre os pecados mais condenáveis e repulsivos já narrados na história bíblica. Uma vez concebido, o pecado fez com que o "homem segundo o coração de Deus" passasse da vitória para o tormento e vergonha.

Capacitado pelo Senhor, Davi teve grande êxito militar e tornou Israel mais seguro do que em qualquer época anterior. Ele promoveu justiça para todos e procurou ser exemplo da fidelidade de Deus em seus relacionamentos. Contudo, de repente, a narrativa sofre uma reviravolta trágica quando Davi transgride a lei de Deus de modo ostensivo e traz o caos para sua vida, para a corte e para a nação.

Como Josué/Calebe, Davi derrotou destemidamente os inimigos ameaçadores de Israel; porém, agora, ele se transforma em um novo Sansão: ele vê uma mulher atraente e se deixa escravizar pela lascívia.

Os pecados de Davi não escapam do olhar de desaprovação do Senhor. Porém, o Senhor preserva Davi e o mantém no trono, conforme sua promessa (2Sm.7:14); no entanto, Davi paga caro por seu pecado, e o caos do período dos juízes ressurge quando o rei despreza a lei de Deus e faz o que é certo aos seus próprios olhos.

Davi transgride o sétimo e o décimo mandamentos e, para encobrir seu crime, quebra o sexto e o oitavo mandamentos.

O AMBIENTE EM QUE DAVI PECOU

Com base nos primeiros versículos do capítulo 11 de 2Samuel, entende-se claramente que Davi criou o ambiente propício para consumação do pecado e deu vazão aos meios que contribuíram para sua prática. Ao invés de ter ido adiante do seu exército na batalha, conforme fizera antes, Davi ficou em Jerusalém (1Sm.11:1).

“E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel, para que destruíssem os filhos de Amom e cercassem Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém”.

Davi foi tomado de uma indolência que não demorou a levá-lo ao colapso moral e espiritual. Sua vida de conforto e luxo como rei desenvolveu nele a autoconfiança e o tornou uma pessoa descomedida.

Em resumo, veja alguns fatores indicativos que levaram Davi a criar um ambiente propício a pecar contra Deus:




1. Ociosidade

1Samuel 11:1 ressalta que Davi ficou em Jerusalém. Teria sido bom para ele se tivesse ido para guerra, pois a ociosidade abre a porta para todos os tipos de tentações. A tentação em si não é pecado - Jesus, que nunca pecou, foi tentado pelo Diabo - mas é pecado ceder à tentação. Foi o que aconteceu com Davi. Embora ele tivesse o conhecimento completo de que a mulher era casada e que seu esposo era um homem da guarda de elite, mesmo assim Davi não desfez o ambiente da tentação (1Sm.11:2):

“E aconteceu, à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista”.

2. Concupiscência

Concupiscência é "desejo forte", ou seja, é um estado em que a pessoa passa a querer algo sem levar em conta qual a vontade de Deus. Davi estava no auge do seu reinado quando tragicamente caiu em pecado, vencido pela concupiscência. Conforme 2Samuel 11:3,4, estando ele desocupado, passeando no terraço do palácio, contemplou uma linda mulher que se banhava, e teve um desejo forte de possui-la sexualmente. Deveria ter abandonado o terraço e fugido da tentação; mas, ao contrário, desejou-a fortemente, mandou que a trouxessem e adulterou com ela – ou foi um estupro? Como se isso não bastasse, Bate-Seba ficou grávida (2Sm.11:5). Os resultados foram devastadores; ele deixou de ser um homem segundo o coração de Deus; caiu em desgraça (Gl.5:4). Isto serve de advertência a todos os crentes: “não deis lugar ao Diabo” (Ef.4:27).

Não só em relação ao adultério, mas em qualquer pecado, quando há a simples cobiça, ainda que em pensamento, já teremos o pecado (Mt.5:28; 15:18,19), pois, como diria Tiago décadas depois, "havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado"(Tg.1:15a). Observe que Davi contempla uma linda mulher tomando banho; começou com um vislumbre, que logo se tornou um olhar fixo, impuro e, conforme falou Jesus, os que procedem assim cometem adultério (Mt.5:28).

3. Curiosidade

Aquele que é curioso, aprende, mas também pode pecar. Davi procurou se informar sobre a mulher que estava à sua vista no momento que passeava. Através de suas indagações, ele toma conhecimento da família e do marido da mulher; ele tomou conhecimento de que ela era esposa de um fiel e destacado soldado; seu nome era Urias, um dos mais corajosos soldados e estava incluso na lista dos valentes (2Sm.23:39), e era fiel ao rei.

A curiosidade muitas vezes nos leva a ver, perguntar e buscar aprender coisas boas, mas muitas vezes ela nos leva para um mau caminho. O apóstolo Paulo rebateu esse tipo de atitude que era praticado por alguns cristãos da Igreja em Éfeso: Além disso, aprendem a ficar ociosas, andando de casa em casa; e não se tornam apenas ociosas, mas também fofoqueiras e indiscretas, falando coisas que não devem(1Tm.5:13). A mulher de Ló, pela sua curiosidade errada, foi punida com o juízo de Deus: “Mas a mulher de Ló olhou para trás e se trans­formou numa coluna de sal” (Gn.19:26).

Devemos ser curiosos para aprender coisas boas da vida, como, por exemplo, ter curiosidade de estudar a Bíblia, ser curioso para aprender assuntos e atividades escolares, ser curioso para aprender mais sobre o nosso trabalho, ser curioso para fazer perguntas inteligentes as quais irão nos trazer sabedoria, ou seja, ser curioso para fazer aquilo que é bom, que será importante para nós e que não prejudicará ninguém.

“Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, não era consumida pelo fogo. “Que impressionan­te!”, pensou. “Por que a sarça não se queima? Vou ver isso de perto” (Êx.3:2,3).

Sejamos curiosos para buscar aquilo que é de Deus para nós. Não sejamos curiosos para querer ver, perguntar ou fazer aquilo que nos faz pecar. Sejamos curiosos para procurar crescer espiritualmente em Deus, para fazer e buscar as coisas que agram a Ele.

4. Atitude ímpia

Ao mandar buscar Bate-Seba para a tomar para si, Davi estava procedendo como um rei oriental ímpio, que poderia mandar buscar a mulher que o agradasse para a possuir, mas isso jamais deveria fazer aquele que tivesse conhecimento da lei de Deus. Davi passou por cima de tudo, mesmo tendo conhecimento de que a mulher era casada. Ele não queria saber; antes, seu objetivo era satisfazer seu apetite carnal agora desenfreado.

Todos esses pontos deixam claro que Davi criou um ambiente para o pecado, pois não foi cuidadoso no seu dever; e isto pode acontecer com qualquer um de nós. Ninguém está imune à tentação. Todos nós somos tentados a praticar o mal. Satanás é o agente da tentação, inclusive, um dos nomes do Diabo é "tentador" (1Ts.3:5), e ele não tolera que nenhum ser humano fique livre do pecado, pois desta maneira o homem ficará fora da vida eterna com Cristo.

O trabalho que mais agrada a Satanás é desviar o crente das disciplinas da vida cristã. A Bíblia diz: "quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo" (1João 3:8). Até a Jesus ele tentou (Mt.4:3). Por isso, devemos vigiar constantemente pois a qualquer brecha satanás pode vir a penetrar e agir com astúcia e fazer com que o homem ou a mulher de Deus ceda à tentação, e quando isso acontece as consequências são desastrosas. Exorta Jesus: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mc.14:38).

Para fugir da tentação:

  • Devemos pedir a Deus, em fervorosa e sincera oração, que nos ajude a nos afastarmos de pessoas, lugares e situações tentadoras.
  • Devemos meditar e memorizar as passagens das Escrituras que combatem nossas fraquezas especificas.
  • Devemos procurar uma outra pessoa crente com quem possamos compartilhar abertamente nossas dúvidas, e a quem possamos pedir ajuda quando a tentação nos surpreender.

O ADULTÉRIO E O HOMICÍDIO COMETIDOS POR DAVI

O adultério de Davi com Bate-Seba e o consequente homicídio de Urias, nos ensina, em primeiro lugar, que o servo de Deus nunca pode ficar ocioso na missão que lhe foi confiada pelo Senhor. Era tempo de os reis saírem à guerra, mas Davi preferiu ficar em seu palácio, mandando que Joabe fizesse aquilo que o rei deveria fazer (1Sm.11:1). Quando deixamos de fazer aquilo que nos é necessário fazer, notadamente quando servimos a Deus, armamos uma arapuca para nós mesmos. Ao ficar no palácio em vez de sair à guerra, Davi ficou à mercê do adversário de nossas almas que, sabedor da fraqueza de Davi para com as mulheres, armou-lhe uma astuta cilada. Não podemos ignorar os ardis do inimigo (2Co.2:11).

Davi, no auge da fartura e da autoconfiança, só se preocupou com seus próprios desejos (2Sm.11:2). Quando veio a tentação, alimentou-a em vez de fugir dela (2Sm.11:3). Pecou deliberadamente (2Sm.11:4). Tentou ocultar seu pecado, enganando a outros (2Sm.11:6-15). Cometeu um assassinato para continuar a escondê-lo (2Sm.11:15,17). No final, o pecado de Davi foi revelado (2Sm.12:9) e ele foi castigado (2Sm.12:10-14). As consequências destas transgressões foram de longo alcance e afetaram muitas outras pessoas (2Sm.11:17; 12:11,14,15).

1. O pecado camuflado

Davi, depois de ter consumado o seu ato pecaminoso, de várias maneiras e durante um bom tempo, tentou ocultá-lo (2Sm.11:27). Ele poderia ter interrompido e abandonado o pecado a qualquer momento; mas, quando alguém começa a transgredir é difícil parar (Tg.1:14,15). Quanto maior for a desordem menos dispostos estamos a admitir que fomos os causadores. É muito mais fácil parar de deslizar montanha abaixo quando estamos próximos ao topo do morro, do que quando já percorremos a metade do caminho. A melhor solução é determos o erro antes de o pecado criar volume.

2. Pecado gera pecado

No Salmo 42:7 é dito que um abismo chama outro abismo. A prática do pecado gera mais pecado; é uma bola de neve desgovernada. Ao tomar ciência de que Bate-Seba estava grávida, Davi engendra planos absurdos, de cunho pecaminoso. As Escrituras dizem: "Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela" (2Sm.11:4). Nesse momento, Davi deveria ter sentido remorso profundo e tristeza sincera. Mas, ele não virou para Deus naquela hora. Achou que o pecado poderia ser escondido, e as consequências evitadas. Foi o começo de uma série de pecados que pareciam muito estranhos na vida de um homem escolhido por Deus. As tentativas foram cada vez mais pecaminosas.

a) ao adultério, Davi acrescentou mentiras. Quando soube que Bate-Seba estava grávida, ele chamou Urias para dar notícias da guerra, e em seguida ofereceu-lhe um presente e deu-lhe licença para ir a sua própria casa (2Sm.11:6-8). Tudo era mentira, engano, logro. Ele achou possível esconder seu pecado, enganando o próprio marido traído. Mas, Urias não facilitou o plano de Davi. Por ser um soldado dedicado, ele recusou tirar férias quando os colegas estavam na batalha.

b) não dando certo a tática anterior, ele parte para agressão moral de Urias: embriaga o seu fiel soldado. Davi ofereceu um banquete a Urias com vinho embriagante (2Sm.11:12,13). Foi uma armadilha enganadora e covarde para que ele fosse a sua casa para se deitar com Bate-Seba e encontrar justificativa para Davi encobrir o seu pecado. Porém, o final do versículo 13 diz que Urias “não desceu à sua casa”.

c) Frustrado, Davi avançou das mentiras ao homicídio (2Sm.11:14,15). O próprio Urias levou a carta que selou a morte dele e de mais alguns soldados. Foi um assassinato covarde de um leal soldado, planejado pelo líder ungido do povo de Deus (2Sm.11:16,17). Neste plano sinistro, o rei envolveu mais uma pessoa, Joabe; este era o comandante do exército e serviu de cúmplice sem saber os motivos de Davi.

As tentativas de esconder o pecado geralmente levam o pecador ao fundo do poço. Davi, cujo coração costumava ser dedicado ao Senhor, se entregou ao pecado e à vontade do diabo. Quando o crente procede dessa forma, o julgamento divino o aguarda, pois "Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gl.6:7).

Davi plantou uma grande injustiça e colheu uma grande amargura. Ele sentiu o peso da espada, enviada da parte de Deus, sobre sua casa. O pecado destrói, transtorna e desfigura espiritualmente uma pessoa. O homem segundo o coração de Deus fez a vontade do Diabo.

3. O arrependimento de Davi

Há algumas diferenças notáveis quando comparamos a confissão de Davi com outras famosas confissões na Bíblia.

-Adão e Eva procuraram culpar outras pessoas para justificar sua desobediência (Gn.3:12,13).

-Caim mentiu para Deus, tentando negar sua culpa (Gn.4:9).

-Arão apontou o dedo para o povo, e fingiu que o bezerro de ouro tinha aparecido praticamente sozinho (Êx.32:21-24).

-Saul disse que tinha obedecido a Palavra de Deus. Depois, quando reconheceu sua culpa, ele se preocupou em manter sua posição de honra perante o povo, em vez de mostrar um espírito quebrantado (1Sm.15:13,24,30).

-Judas sentiu remorso e confessou sua traição, mas fugiu da presença de Jesus e se suicidou (Mt.27:3-5).

-Davi, porém, não ofereceu desculpas. Ele não perguntou sobre as consequências. Ele se entregou nas mãos do Deus justo, e simplesmente confessou a culpa do pecado cometido: "Pequei contra o SENHOR" (2Sm.12:13). O Salmo 51 mostra a profundidade do arrependimento de Davi. Ele assumiu plena responsabilidade pelo pecado, e pediu a ajuda de Deus para renovar seu coração. É este arrependimento que Deus quer do pecador. O pecador que volta para Deus precisa reconhecer seu erro, seu pecado - “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto” (Sl.32:1).

Reconhecer e confessar o pecado, com um coração sincero e arrependido, sempre trará o perdão gracioso da parte de Deus, a remoção da culpa e a dádiva da sua presença constante. Disse Davi: “Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado” (Sl.32:5).

Davi e Saul: iguais no pecado, desiguais no reconhecimento do erro (1Sm.18:24,5; 2Sm.11:15). “Em ordenar a Joabe para expor Urias ao perigo (2Sm.11:15), o rei estava usando um meio que Saul usara em um esforço para se desfazer do próprio Davi (cf. 1Sm.18:24,25). Qual, então, é a diferença entre Saul e Davi? Cada um sucumbiu à tentação e pecou terrivelmente. A diferença é que, quando descoberto, Saul pediu desculpas e rogou a Samuel para não o expor diante do seu povo. Ele estava mais interessado na opinião pública do que em seu relacionamento com Deus (cf. 1Sm.15:15-24). Em contraste, Davi estava tão interessado em seu relacionamento com o Senhor que tomou a iniciativa e fez uma confissão pública, que podemos ler em Salmo 51. Todos os seres humanos são falhos, e qualquer um de nós pode cair. A maneira como resistimos à tentação e a maneira como lidamos com os nossos pecados são ambos indicadores de santidade” (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.210).

4. Davi e as consequências do pecado

Quando Davi viu Bate-Seba se banhando e a cobiçou, adulterando com ela em seguida, não podia imaginar o fim daquele túnel. Talvez pensasse que seria apenas uma aventura numa tarde de verão. Talvez até tivesse racionalizado e justificado seu ato tresloucado, dizendo que tinha que relaxar um pouco. Mas, o pecado não é algo passageiro nem superficial. Seus efeitos são profundos e mais duradouros do que se pode imaginar.

Davi além de adulterar com Bate-Seba deu outros passos rumo ao abismo. Ele mentiu acerca do seu pecado e mandou matar o marido da sua amante. Ele perdeu a autoridade espiritual sobre sua família. Ele viu sua casa desmoronando diante dos seus olhos. Ele colheu os amargos frutos da sua maldita semeadura.

Deus não deixou passar, nem desculpou os pecados de Davi, sob pretexto de ele ser um mero ser humano e ungido para uma missão especial; que seus pecados eram simples fraquezas ou falhas humanas, ou que ele, como rei, teria o direito natural de recorrer à injustiça e à crueldade. Davi não podia fazer o que fez.

Davi ouviu um dos mais duros julgamentos pronunciados pelo profeta Natã (2Sm.12:10-14). O julgamento atingia não somente sua vida pessoal, mas também toda o resto de sua vida, incluindo reino e família. Embora Davi tenha se arrependido dos seus pecados e recebido o perdão da parte de Deus, as consequências disso não foram eliminadas por Deus.

Semelhantemente, um crente que venha a cometer pecados terríveis, pode receber, através da tristeza segundo Deus e o arrependimento sincero, a graça e o perdão da parte de Deus. Mas, a restauração do nosso relacionamento com Deus não significa que escaparemos do castigo temporal, nem que ficaremos isentos das consequências dos pecados específicos (cf. 2Sm.12:10,11,14).

CONCLUSÃO

Aprendemos que não há ambiente ou lugar em que estejamos seguros demais para não pecar. Embora salvos em Cristo, ainda convivemos num corpo não redimido, que aguarda a maravilhosa redenção eterna, onde o nosso corpo mortal dará lugar a um corpo glorioso (1Co.15:54; Fp.3:20,21). Enquanto isso não acontece, aqui estamos com as nossas pelejas renhidas, muitas tribulações e muitas tentações.

Devemos, pois, estar revestidos da graça divina e cheios do Espírito Santo para resistir ao convite do pecado que a todo o momento nos cerca; não podemos descuidar-nos de nossa vida espiritual. É imprescindível estar cheio do Espírito Santo, para não sucumbir aos desejos da carne, atentando seriamente para este conselho de Paulo: “fugi da prostituição” (1Co.6:18; Gl.5:16). Todavia, se pecarmos, confessemos o nosso pecado a Deus, pois quem o oculta, torna-o mais grave ainda. Está escrito que “se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1João 1:9). Disse o sábio: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv.28:13). Pense nisso!

 

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