sexta-feira, 29 de novembro de 2024

A CONVERSÃO DE SAULO / PAULO




A CONVERSÃO DE SAULO / PAULO



TEXTO ÁUREO

"Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome" At 9.1 5,16.



VERDADE PRÁTICA

Na urgência da evangelização mundial, o Senhor JESUS continua a convocar e a capacitar vasos escolhidos para a sua seara.
                                                                                                                             
                                                       

LEITURA BÍBLICA                                                                  





1-At 22.3- Paulo, o judeu de Tarso    
2-At 26.4-5- Paulo, o fariseu de Jerusalém
3-At 8.3- Paulo, o perseguidor dos cristãos
4-At 9.1-18- A conversão de Paulo
5-At 9.20-22- Paulo, o ardoroso pregador
6-At 13.2- A vocação de Paulo

LEITURA BÍBLICA  - Atos 9.1-9

1- E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote 2- e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens, quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. 3- E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. 4- E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5- E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou JESUS, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. 6- E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. 7- E os varões, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. 8- E Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco. 9- E esteve três dias sem ver, e não comeu, nem bebeu.

9.3-19 A CONVERSÃO DE PAULO - Os versículos 3-9 registram a conversão de Paulo fora da cidade de Damasco (cf. 22.3-16; 26.9-18). Que sua conversão ocorreu nessa ocasião, e não posteriormente na casa de Judas (v. 11), fica claro à luz do seguinte:
1- Ele obedece às ordens de CRISTO (v. 6; 22.10; 26.15-19), compromete-se a ser um ministro e testemunha do evangelho (26.16) e um missionário aos gentios (26.17-19) e entrega-se à oração (v. 11).
2- Paulo é chamado Irmão Saulo por Ananias (v. 17). Ananias percebe que Paulo é um crente que experimentou o novo nascimento (ver Jo 3.3-6), que se dedicou a CRISTO, para fazer a sua vontade e que apenas necessita ser batizado, receber a restauração da sua vista e ser cheio do ESPÍRITO SANTO (vv. 17,18; ver 9.17).                           




INTERAÇÃO
As autoridades religiosas de Jerusalém outorgaram a Saulo cartas que lhe garantiam o direito de prender os cristãos. Todavia, no caminho de Damasco, Saulo teve um encontro memorável com JESUS. Este encontro mudou radicalmente sua vida. Diante do Rei dos reis, Saulo, o perseguidor de cristãos, se prostra. Um dia, todos terão que se curvar diante de JESUS. As convicções religiosas de Saulo também são lançadas ao chão naquele momento. Embora cego, Saulo sai daquele encontro transformado e "enxergando" a realidade! Esse novo homem ficou três dias sem comer ou beber nada, certamente pensando em tudo que lhe aconteceu (os judeus tinham o costume de jejuar para saber a vontade de Deus). Mais tarde Paulo aprendeu o que é padecer pelo Senhor. Por intermédio desse "vaso escolhido" a igreja tornou-se basicamente gentia.


"Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel" (At 9.15).
A conversão de Saulo foi o maior acontecimento da história da Igreja, depois do Pentecoste.

COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO
Cerca de um ano após a morte de Estêvão, acontece a conversão de Saulo de Tarso. Chama-nos a atenção o grande poder de JESUS e a sua imensa graça. O nosso general precisava de um capitão em seu exército, e foi buscá-lo nas fileiras do Inimigo, transformando-o pelo poder sobrenatural do ESPÍRITO SANTO, lapidando-o e preparando-o para ser o apóstolo dos gentios. .

I. QUEM ERA SAULO DE TARSO?
1. Antes de sua conversão. Tudo que sabemos dele encontramos em Atos, nas suas epístolas e em 2 Pedro 3.15. No entanto, possuímos mais dados sobre a vida de Paulo do que acerca de qualquer um dos outros apóstolos. Seu nome hebraico é Shaul, o mesmo nome do primeiro rei de Israel, que significa "pedido". Seu nome romano é Paulus, que significa "pequeno". Nasceu em Tarso, grande centro cultural da Cilícia, mas foi criado em Jerusalém, aos pés de Gamaliel (At 22.3; 26.4) e herdou de seu pai a cidadania romana (At 16.37; 21.39; 22.25). Talvez fosse membro do Sinédrio, ou pelo menos da polícia do Sinédrio.

2. Sua aparência física.
Muito se tem discutido sobre a sua aparência física, mas a Bíblia nada fala a respeito. O que se costuma dizer em nosso meio é proveniente da tradição que, seguindo a obra apócrifa - Atos de Paulo, escrita na segunda metade do segundo século, diz: "E viu Paulo se aproximando, um homem pequeno de estatura, com cabelos ralos na cabeça, torto de pernas, o corpo em bom estado, com sobrancelhas ligadas, e nariz um tanto convexo, cheio de graça, pois algumas vezes ele se assemelha a um homem e algumas vezes tem o rosto de um anjo". Saulo, no tempo de sua conversão, contava talvez, trinta anos de idade.

2 Coríntios 10:10 Porque as suas cartas, dizem, são graves e fortes, mas a presença do corpo é fraca, e a palavra, desprezível.

3. O inimigo implacável do Cristianismo (v. 1). Como membro do Sinédrio, tinha direito a voto (At 26.10). Por isso, votou a favor da morte de Estêvão. Antes de sua conversão, é mencionado três vezes (At 7.58; 8.1,3) como inimigo implacável da Igreja. A sua perseguição era tão feroz que procurava os discípulos até em suas casas, arrastando impiedosamente até as mulheres, encerrando-os no cárcere. Diz o versículo 1: "E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor". Isso o revela como um animal devastador, feroz e indomável. Ele mesmo declarou: E, havendo recebido autorização dos principais dos sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e quando os matavam eu dava o meu voto contra eles. ... (At 26.10).

II A CONVERSÃO DE SAULO DE TARSO
1. "Cartas para Damasco" (v.2). Roma havia concedido aos judeus o direito de extradição dos criminosos fugitivos de Jerusalém. Até onde podemos ver em Atos, ser cristão naqueles dias era não só um crime religioso, mas também civil. Saulo considerava os seguidores de CRISTO subversivos. Por isso, conseguiu cartas dos "principais dos sacerdotes" (26.10) e do "sumo sacerdote" (22.5), as quais o investiu de autoridade para prender os discípulos do Senhor JESUS.

2. Na Estrada de Damasco (v. 3). Damasco, a 240 km de Jerusalém, levava cerca de uma semana de viagem. Paulo ia com uma comitiva, na tentativa de esmagar o Cristianismo, que, até então, já havia ultrapassado os limites da Judéia, Samaria e Galileia.
Perto de Damasco, ele foi subitamente envolvido por uma luz que o derrubou por terra, e a voz de JESUS o chamou nominalmente. Ele reconheceu, imediatamente, que se tratava de algo divino, pois disse: "Quem és Senhor?" (v. 5).

3. Suposta contradição. A aparente discrepância entre Atos 9.7: "ouvindo a voz, mas não vendo ninguém" e Atos 22.9: "mas não ouviram a voz daquele que falava comigo" é meramente uma questão de tradução. O verbo grego usado para "ouvir", empregado nestas duas passagens, é akouo e significa também "entender, prestar atenção". "Procuravam ouvir o que Paulo ouvia, mas não conseguiram entender" (No meu entender - Ev. Henrique) - seria a melhor interpretação,

4. Experiência com o CRISTO vivo. Esta mudança súbita. de Saulo de Tarso tem deixado os judeus estarrecidos, até a atualidade. Muitos ficam sem entender como um homem, o qual agia ferozmente contra os cristãos, de repente passa a ser um deles, defendendo e anunciando com fervor o Cristianismo. Isso é a graça de DEUS. JESUS disse: "O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do ESPÍRITO" (Jo 3.8).

                                                                                                         



III. O APOSTOLADO DE PAULO
1. A visão de Ananias (vv. 10, 11). Vencido e alvejado pela graça de DEUS, Saulo foi conduzido cego para Damasco, para a rua chamada Direita, que existe ainda hoje nesta cidade. DEUS, em sua infinita sabedoria, não permitiu que a prova dessa conversão ficasse limitada apenas aos companheiros de Paulo. Por isso, revelou esse acontecimento a Ananias.

2. Temor de Ananias (13,14). Era uma reação perfeitamente normal a qualquer ser humano. Tendo conhecimento da devastação que Saulo fizera em Jerusalém, após o martírio de Estêvão, e sabedor que ele estava investido da autoridade, concedida pelo Sinédrio, para açoitar e aprisionar os discípulos, era mesmo para ficar temeroso. Ananias, porém, ainda não sabia que a graça de DEUS havia alvejado o indomável perseguidor, e o tal seria um vaso escolhido para os propósitos divinos.

3. Requisito para o apostolado (v. 15). À luz de Atos 1.21,22, era necessário que Paulo tivesse uma chamada específica para o apostolado, a fim de que pudesse ser testemunha da ressurreição de CRISTO.
Essa exigência foi satisfeita na conversão de Saulo de Tarso, em sua experiência com o nosso Redentor. Quatro vezes Paulo declara ter visto a JESUS. Isso toma legítimo o seu apostolado (1 Co 9.1; 15.8; 2 Co 4.6; GI1.15,16).

4. Questões da crítica textual (vv.5 e 6). O texto: "duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça?" não aparece nas versões Atualizada e Revisada de Almeida, na Brasileira e na Nova Versão Internacional, por não se encontrar nos manuscritos gregos. Está na versão Corrigida, via Vulgata Latina.
Erasmo de Roterdã usou, quando preparava a primeira edição de seu Novo Testamento (em grego), lançado em 1516, pois, substituiu o grego pelo latim em certas passagens (ele não dispunha de todo o texto grego).
Esse texto de Erasmo serviu de base para a versão espanhola de Reina, a inglesa do rei Tiago, e a portuguesa de João Ferreira de Almeida. A parte do versículo 6 aparece em Atos 22.10.
Isso em nada desabona a inspiração e autenticidade da Bíblia. Os próprios críticos reconhecem essa autoridade. São variações oriundas de falhas de copistas durante catorze séculos copiando manualmente essas passagens. São coisas que não comprometem a mensagem do Evangelho, como diz a Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia: "O acúmulo inteiro de variantes não conseguiu modificar a mensagem, nem mesmo nas minúcias".

IV. O QUE PAULO REPRESENTA PARA O CRISTIANISMO?
1. O apostolado entre os gentios. A visão de Paulo, no ministério entre os gentios, compartilhada com Barnabé, o tornava "progressista" para a sua época, no mundo judaico, e da mesma forma, as suas doutrinas para os padrões sociais do mundo greco-romano. Ele se tornara o principal representante da nova religião revelada. O seu conceito da divindade contrariava frontalmente as religiões politeístas de seus dias. A nova compreensão sobre o Messias mudou radicalmente sua vida e contrariava, não o Antigo Testamento, mas o que o Judaísmo pensava a respeito do Libertador.
Paulo considerava os judeus e gentios na mesma situação. Em Romanos, capítulo primeiro, ele descreve a depravação dos gentios. No segundo, a incredulidade e desobediência dos judeus. No terceiro, põe os dois povos no mesmo bojo: "Todos pecaram" (Rm 3.23). Diante disso, levou avante a ordem de JESUS: "Por que hei de enviar-te aos gentios de longe" (At 22.21).

2. As missões. Como resultado das quatro viagens missionárias de Paulo, surgiram as igrejas da Ásia e Europa. A ele deve-se a expansão do Cristianismo. Suas estratégias missionárias são ainda hoje o modelo para nós. Nenhum homem fez pelo Evangelho o que ele realizou, exceto o próprio Salvador JESUS CRISTO.

3. As epístolas. São o maior tesouro que Paulo deixou para a Igreja. São frutos de suas experiências e trabalhos, na direção do ESPÍRITO SANTO. Seus escritos ocupam um terço do Novo Testamento. Sem as suas cartas, o Cristianismo poderia ser uma mera seita do Judaísmo.

CONCLUSÃO
O ministério de Paulo entre os gentios, suas viagens missionárias e as epístolas escritas, o tomam o maior herói do Cristianismo. Seus exemplos devem ser seguidos pelos obreiros (1 Co 11.1) e seus ensinos obedecidos por todos os cristãos. Suas ideias continuam vivas e atuais, porque foram inspiradas pelo ESPÍRITO SANTO para a Igreja em todas as épocas.

ENSINAMENTOS PRÁTICOS
1. Os perseguidores dos cristãos sempre agiram movidos pela ignorância, pois julgavam que prestavam um excelente serviço a DEUS ou ao regime político de seu país. No entanto, muitos deles, quando perceberam o erro que cometeram, converteram-se a CRISTO e tomaram-se uma bênção ao Evangelho.
2. Se Saulo tivesse a certeza, antes de iniciar a perseguição aos cristãos, que JESUS havia ressuscitado, jamais teria se levantado contra o povo de DEUS. Portanto, agiu por ignorância e pelo seu sentimento religioso. Por isso, JESUS o perdoou e transformou-o no grande apóstolo dos gentios.
3. Nenhum cristão, até o momento, submeteu-se ao sofrimento experimentado pelo apóstolo Paulo, após se converter ao Evangelho. Por isso, jamais murmuremos, quando vier a perseguição, pois, com certeza, o motivo de sua manifestação é o de gerar a paciência, virtude tão necessária aos filhos de DEUS.


A VISÃO NA ESTRADA, CAMINHO DE DAMASCO, 9.1-9.                  



Narram-se em Atos dos apóstolos quatro das visões de Paulo:
1) Uma de sua conversão, 9.3.
2) Outra de sua obra, 16.9.
3) Outra do seu fortalecimento, 18.9.
4) Outra de sua preservação, 27.23,24.


1) Estêvão, denunciado por falar blasfêmias contra a Lei de DEUS, não se comportava como blasfemo. Ao contrário. DEUS fez o rosto de Estêvão brilhar com a mesma glória que adornou o rosto daquele que escreveu a Lei, Moisés. (Atos 6.11,15; Ex 34.29).
2) Se Estêvão fosse realmente um herege, que no seu apedrejamento saísse deste mundo para o inferno, como podia ele olhar para dentro dos céus e ver a glória de DEUS, Cap. 7.55.
3) Se Estêvão fosse, de fato, um inimigo das autoridades, como podia ajoelhar-se na ocasião da sua morte e orar por elas? (Cap. 7.60).

4) Não foi a vida diária, de cada um destes que Saulo considerava hereges, um testemunho vivo e incontestável do fato de seu Mestre ser divino? (Vede 1 Pe 2.12).

5) Estêvão, autuado como transgressor da Lei, morreu com a paz dos que guardam a Lei, 7.59. Apesar do grande zelo de Saulo e de sua vida exterior irrepreensível, não tinha o gozo de espírito que vira no rosto do mártir.
Senhor, que queres que faça? (v. 6): A transformação era instantânea e profunda. Saulo, determinado a destruir a obra de DEUS o mais depressa possível, entrega-se inteiramente para fazer fervorosamente toda a vontade do mesmo JESUS, perguntando: Que desejas, Senhor, que eu faça? Era uma nova criatura. As coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo, 2 Co 5.17. Saulo de Tarso ficou vencido pela "luz do evangelho da glória de CRISTO", 2 Co 4.6. (Compare Ap 1.16,17; Lc 22.61,62).
Paulo é o exemplo que DEUS coloca perante nossos olhos. O que a graça de DEUS fez para "o principal dos pecadores", essa graça nos pode fazer. Nossa exortação é que façamos o que recebemos, ouvimos e vimos desse apóstolo, Fp 4.9.
Notem-se os três itens:
1) Paulo viu a JESUS.
2) Queria saber a vontade de JESUS.
3) Gastou a vida fazendo a vontade de JESUS. A velha missão foi rejeitada (9.1); então tinha uma nova, 26.16-18. .
Ouvindo a voz, mas rum vendo ninguém (v. 7): Viram o clarão, mas não a Pessoa. Ouviram a voz, mas não as palavras.
E Saulo levantou-se da terra... (v.8): Saulo, ao levantar-se do chão e abrir os olhos, descobriu que estava cego - não via mais, "por causa do esplendor daquela luz", Atos 22.11. Esperava entrar em Damasco com aparato de membros do famoso Sinédrio. Ao contrário, foi conduzido pelas ruas da cidade, cego, abatido, desalentado, tremendo. Não ardia mais na fúria contra a Igreja, mas anelava aprender aos pés do mais humilde entre os discípulos de JESUS.
E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu (v.9): Saulo foi levado a casa de certo homem chamado Judas, que morava na rua Direita em Damasco, v.11. Lá passou três dias mergulhado em um mundo sem luz. Ecoavam as palavras, nos seus ouvidos e na sua alma, do meigo JESUS: "Por que me persegues?" Sem dúvida via novamente a grande fila de discípulos que perseguia e matara. Cada um olhava ternamente para ele enquanto soava constantemente a voz de JESUS de Nazaré: "Por que me persegues?"
Sem ver (v.9): Os olhos de Saulo foram fechados, para que abrissem os olhos da sua alma. Quantos filhos de DEUS testificaram que a cegueira dos olhos do corpo é uma das maiores bênçãos. Humilhados por esse suplício, olharam para JESUS e lhes foram abertos os olhos espirituais (comp. Ef 1.18) para contemplarem o que é infinitamente mais glorioso do que tudo aqui na terra.
Não comeu, nem bebeu (v.9): A experiência de Saulo de Tarso foi tal que o abalou até não desejar comer durante três dias. Mas não apenas o abalou, levou-o, também, a ter fome espiritual. Podia dizer como JESUS: "Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis”, João 4.32. Há ocasiões em que as coisas celestiais estão tão apetecíveis que não queremos qualquer coisa terrestre.
E esteve três dias sem ver (v. 9): Jonas esteve três dias no ventre da baleia; e se levantou para um novo ministério. CRISTO esteve três dias no seio da terra; e ressuscitou para uma nova vida. Igualmente, Saulo esteve três dias sem ver, sem comer e nem beber; e saiu para uma nova obra.
Não nos descuidemos do ensejo, se obrigados a desistir de qualquer atividade, para examinar-nos a nós mesmos e nos renovar espiritualmente.


RESUMO DA CONVERSÃO DE PAULO
INTRODUÇÃO
Paulo é considerado, depois de JESUS, o personagem mais importante da história da Igreja Cristã At 24.5.

I. SAULO DE TARSO
1. A formação cultural de Paulo.
2. Paulo, cidadão romano.

II. CONVERSÃO DE PAULO
1. O Encontro com JESUS.
2. Ananias visita a Paulo.
3. Saulo, de perseguidor a perseguido.

III- PROPÓSITOS DA VOCAÇÃO DE PAULO
1. Conhecer a vontade de DEUS.
2. Tornar-se ministro e testemunha de JESUS.
3. Sofrer a favor de CRISTO e do evangelho.

CONCLUSÃO
Você foi chamado para anunciar a mensagem da cruz? Obedeça, já. É o tempo de segar.

A Conversão de Saulo de Tarso: Uma Transformação Radical

A conversão de Saulo de Tarso, posteriormente conhecido como o apóstolo Paulo, é um dos eventos mais significativos da história do cristianismo. Esse acontecimento, narrado no Novo Testamento, marca uma virada radical na vida de um feroz perseguidor dos cristãos, transformando-o em um dos mais fervorosos missionários do cristianismo.

Quem era Saulo de Tarso antes da conversão?

Antes de sua experiência transformadora, Saulo era um judeu farisaico extremamente zeloso pela lei mosaica. Ele perseguia os cristãos com fervor, acreditando que estavam deturpando a fé judaica. A perseguição era tão intensa que ele participou do apedrejamento de Estevão, o primeiro mártir cristão.

O encontro com Jesus no caminho de Damasco

A vida de Saulo mudou drasticamente durante uma viagem a Damasco. No caminho, uma luz brilhante o envolveu e uma voz lhe perguntou: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" (Atos 9:4). A experiência foi tão intensa que Saulo ficou cego por alguns dias. Durante esse período, ele teve uma visão de Jesus e ouviu instruções divinas.

O batismo e a nova missão

Após a sua conversão, Saulo recuperou a visão e foi batizado por Ananias, um discípulo em Damasco. A partir desse momento, ele passou a pregar o evangelho de Jesus Cristo com a mesma intensidade com que antes o perseguia. Paulo se tornou um dos principais missionários do cristianismo, viajando por diversas regiões do Império Romano e fundando igrejas.

A importância da conversão de Paulo para o cristianismo

A conversão de Paulo teve um impacto profundo no desenvolvimento do cristianismo. Graças a ele, o cristianismo deixou de ser uma religião restrita aos judeus e se espalhou para os gentios. Paulo escreveu grande parte do Novo Testamento, suas cartas se tornaram textos fundamentais para a teologia cristã.

Postos-chave da conversão de Saulo:

  • Transformação radical: De perseguidor a missionário.
  • Encontro com Jesus: Uma experiência mística que mudou sua vida.
  • Nova missão: Pregar o evangelho aos gentios.
  • Impacto no cristianismo: A expansão do cristianismo e a formação da teologia cristã.

A história da conversão de Saulo é um testemunho do poder transformador de Deus e continua a inspirar cristãos ao longo dos séculos.



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