TEXTO
BÍBLICO: SALMOS 73:
O
Salmo 73 é um dos doze
salmos atribuídos a Asafe, um levita e músico do templo nos tempos do rei Davi.
Este salmo em particular é um lamento que expressa a luta de Asafe com a
aparente injustiça do mundo, onde os ímpios parecem prosperar enquanto os
justos sofrem.
No
início do salmo, Asafe confessa que quase perdeu a fé ao ver a prosperidade dos
ímpios. Ele se sentiu perturbado ao observar que aqueles que não se importavam
com Deus pareciam viver sem problemas, enquanto ele, que se esforçava para
seguir os caminhos de Deus, enfrentava dificuldades.
Essa
experiência levou Asafe a questionar a justiça de Deus e a duvidar se valia a
pena servi-Lo. Ele chegou a expressar sua inveja dos ímpios, que pareciam ter
tudo o que queriam sem se importar com as consequências de seus atos.
No
entanto, no final do salmo, Asafe tem uma mudança de perspectiva. Ele entra no
santuário de Deus e medita sobre o destino final dos ímpios. Ele percebe que a
prosperidade deles é apenas temporária e que, no final, eles enfrentarão o
julgamento de Deus.
Essa
revelação traz consolo e esperança a Asafe. Ele reconhece que Deus é justo e
que, apesar das aparências, Ele está no controle de todas as coisas. Asafe
reafirma sua confiança em Deus e declara que a sua felicidade está em se
aproximar de Deus e encontrar refúgio Nele.
O
Salmo 73 é um testemunho da luta que muitos crentes enfrentam ao lidar com a
aparente injustiça do mundo. Ele nos ensina que, mesmo quando não entendemos os
caminhos de Deus, podemos confiar em Sua justiça e bondade.
1. verdadeiramente, bom é deus para com Israel,
para com os limpos de coração.
2. quanto a mim, os meus pés quase que se
desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
3. pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver
a prosperidade dos ímpios.
17. até que entrei no santuário de deus;
então, entendi eu o fim deles.
este
salmo é da autoria de Asafe. este homem de Deus era o líder de um dos coros levíticos
no reinado de Davi. provavelmente, ele é o autor dos salmos 73 a 83.
este
salmo trata de um problema inquietante: embora Deus seja soberano e justo, os
ímpios geralmente prosperam, enquanto quem serve a Deus parece sofrer muito
mais. embora isso pareça ser verdadeiro, nunca deseje trocar de lugar com os
ímpios para obter riquezas. um dia os ímpios desejarão trocar de lugar com você
e desfrutar de sua herança eterna. é só ler a parábola do rico e de Lázaro.
veja
uma coisa interessante e notória neste salmo: alguém que teme a Deus, que é
justo, que serve a Deus, contando uma história sobre a sua vida, e como ele
quase se desviou de Deus. “quase” que este homem justo, sincero, temente a Deus,
perde a sua fé. ele quase perdeu o seu relacionamento com Deus. mas, por que
este homem chegou perto dessa catástrofe espiritual? diz o versículo 3: “pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade
dos ímpios”. qual era o problema de asafe? a inveja. inveja é o desgosto, o
pesar pela felicidade alheia. “a inveja é a podridão dos ossos”
(pv.14:30).
-
Por que a inveja quase o derrubou? começa no versículo 3:
- “ao ver a prosperidade dos ímpios.”.
-
12: “eis que estes são ímpios; e, todavia, estão
sempre em segurança, e se lhes aumentam as riquezas”.
-
13: “na verdade que em vão tenho purificado o meu
coração e lavado as minhas mãos na inocência”.
-
14: “pois todo o dia tenho sido afligido, e
castigado cada manhã”.
você
sabe o que aconteceu com ele? você sabe por que quase ele caiu, e sabe por que
ele ficou com inveja dos ímpios? porque ele fez uma coisa que é maldita: a
comparação. Asafe ficou desanimado ao comparar as suas aflições com a evidente
prosperidade e felicidade dos ímpios. ele disse (parafraseando): como é que
pode? esse rapaz é ímpio, não teme a Deus, e eu o temo, eu o sirvo, mas a cada
manhã eu sou afligido, a cada dia sou castigado! estou atravessando lutas,
tribulações e adversidades. venho para o templo, dou ofertas e dízimos, me
afasto do pecado, luto contra a minha natureza, e o chicote batendo no meu
lombo. e o ímpio? numa boa, próspero!
quando
ele fez esta comparação, que ele, sendo justo, estava na pior, e que o ímpio
estava na melhor, então ele começou a ter inveja do ímpio. você sabe o que a
inveja vai produzir em asafe?
1.
um coração amargurado (v.21).
“assim
o meu coração se azedou”.
um
coração “azedo” significa um coração amargurado. e um coração amargurado vai
perturbar o seu estado emocional, e vai também perturbar o seu corpo, a sua
saúde, e a sua imunidade vai baixar.
a
bíblia diz em provérbio 17:22 que “o coração alegre
formoseia o rosto, mas o espírito abatido virá secar os ossos”. mas a
bíblia diz em provérbios 14:30 - na primeira parte do versículo -, que “o coração com boa saúde serve de remédio para o corpo”.
2.
doenças psicossomáticas (v.21).
“sinto
picadas nos meus rins”.
Asafe
ficou com o coração amargurado e isto atacou os rins – doenças psicossomáticas.
aquilo que é produzido pelas emoções ataca o corpo. a maioria das doenças são
psicossomáticas. várias doenças que muitos estão sofrendo, talvez, seja por
causa do emocional deles. veja o caso do salmista. por causa da inveja, ficou
com o coração amargurado e atacou os seus rins.
3.
torna-se um ignorante, estúpido (v.22).
“assim
me embruteci, e nada sabia; era como animal perante ti”.
Asafe
se tornou um estúpido, um ignorante. a inveja leva a pessoa a se tornar
estúpida. diante deste quadro, um homem que temia a deus, que servia a Deus,
que tinha uma vida limpa, separada, está agora no sufoco e a inveja começa a
corroer a sua fé. agora, esse homem dá três passos para romper com aquilo que
poderia levá-lo à derrota. o caso dele era a inveja, e isto pode estar
ocorrendo com muitas pessoas, hoje.
o
que está levando a decadência em sua vida? um ciúme idiota, doentio; um mal que
alguém te fez e que você não consegue perdoar; uma vingança? o que está levando
você a ter um coração amargurado? o que está deixando você cheio de doenças? o
que está levando você a se distanciar de Deus? asafe usou três fatores
importantes para romper com aquilo que o levaria à derrota. e que isso seja um
remédio para romper com isso que está levando você para a decadência.
o
que, então, Asafe fez para romper com aquilo que estava levando-o à decadência
espiritual?
1. refreou-se (v.15).
“se
eu dissesse [ele está falando do ímpio, no versículo 11]: também falarei assim;
eis que ofenderia a geração de teus filhos”.
aqui,
mostra que a primeira coisa que esse homem fez foi refrear-se, ou seja, dominar
seus impulsos. nada de precipitação. nada de falar o que não deve. nada de agir
fora da hora. ele se refreou.
é
o que Deus está falando comigo e com você - refrear os impulsos, controlá-los.
nada de precipitação. ele disse: opa! eu não vou agir igual ao ímpio. eu não
vou fazer o que ele faz.
tem
muito crente murmurando contra Deus, falando mal de tudo e de todos. fala mal
da igreja, fala mal do pastor, fala mal do irmão, fala mal da família.
em
relação a Deus, a murmuração é uma reclamação descabida. quando você murmura,
você está dizendo que deus não está sendo suficiente. por isso, a murmuração em
relação a Deus é pecado. portanto, refrear-se foi a primeira coisa que asafe
fez.
2.
dirigiu-se a si mesmo.
“quando
pensava em compreender isto, fiquei sobremodo perturbado”.
a
grande arte do ser humano é dirigir-se a si mesmo. o ser humano tem uma coisa
que os animais não têm: ele pensa, ele tem domínio de existência. mas, muitas
vezes, quando nos dirigimos a nós mesmos, não encontramos todas as respostas.
não
podemos encontrar todas as respostas dos porquês, mas só porque você parou para
pensar e analisar a sua vida, e perguntando a você mesmo e analisando no seu
processo mental: por que estou assim, por que isso?
quanto tempo estou fazendo isso? o que deixei de fazer? mesmo buscando
na sua memória de longo prazo você pode não encontrar todas as respostas.
mas,
este ato de autoanálise, vai levar você para o terceiro passo. e é o que o
salmista fez. quando ele parou para pensar, diz o texto: “quando pensava em compreender isto, fiquei sobremodo
perturbado”.
ele
não encontrou as respostas, mas ao pensar, ao analisar, o levou para um outro
patamar, que está no versículo 17.
3.
buscou a presença de Deus (v.17).
“até
que entrei no santuário de Deus”.
sabe
o que significa isto? significa: “até que busquei a
presença de Deus”. Deus, o que está acontecendo? Deus, abre a minha
mente! meu Deus, mostra-me a saída! Deus, revela-me! meu Deus, fala comigo! e Deus
vai trazer as respostas. deus vai sinalizar. Deus vai te mostrar os porquês que
você não entende.
portanto,
Asafe se refreou! ele parou para pensar! mas, ele não conseguiu descobrir!
então, ele é automaticamente levado a buscar a Deus. já que não sei, eu vou
buscar a Deus. e quando ele buscou a Deus, sabe qual foi o resultado? o
discernimento espiritual. discernimento espiritual é a capacidade de entender
as coisas do mundo material, espiritual e emocional, numa dimensão superior,
sob o prisma de deus. isso é discernimento espiritual.
está
escrito em 1co 2:14-16: “ora, o homem natural
não compreende as coisas do espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não
pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. mas o que é
espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. porque quem
conheceu a mente do senhor, para que possa instruí-lo? mas nós temos a mente de
cristo”.
aqui,
Paulo está falando que temos o espírito santo para nos dar discernimento. esse
discernimento você não adquire em nenhuma formação acadêmica. esse nível de
entendimento você adquire quando você busca a deus, e o espírito santo dá a
você um discernimento, e você, que tem um nível de escolaridade menor, vai
entender coisas da vida que o doutor não entende, porque ele não está ligado à
busca do conhecimento secular, ele está ligado à busca do entendimento do mundo
de Deus.
quando
Asafe buscou a Deus para entender como é que o ímpio prospera e o justo passa
aperto, ele vai descobrir doze verdades importantes para a vida dele; as
verdades que ele descobre sobre a questão do ímpio prosperar e do justo está
debaixo de luta, de adversidade, de tribulação.
ele vai descobrir a diferença entre prosperidade material e vida abundante.
1.
ele descobre que o ímpio está num lugar escorregadio e que não tem
segurança(vv.17-20).
-
Verso 17: “então entendi eu o fim deles”.
-
Verso 18:” certamente tu os puseste em lugares
escorregadios: tu os lanças em destruição”.
-
Verso 19: “como caem na desolação, quase num
momento! ficam totalmente consumidos de terrores”.
-
Verso 20: “como faz com um sonho, o que acorda,
assim, ó senhor, quando acordares desprezarás a aparência deles”.
olha
o que ele está falando: eu entendo o fim do ímpio! o ímpio está em lugar
escorregadio! daqui a pouco, foi-se! daqui a pouco, acaba! daqui a pouco, é
destruído! daqui a pouco, não se acha mais!
a
riqueza e o bem-estar do ímpio são momentâneos, são temporais! Asafe começa a
entender tudo isso. ele começa a entender que a prosperidade material do ímpio
não é a mesma coisa que vida abundante. ele começa a entender: o ímpio está em
areia movediça. Asafe começa a entender isso; é a primeira verdade
que ele entende.
2.
Asafe descobre que com Deus há segurança, Deus o sustenta em todo o tempo
(v.23).
“todavia estou de contínuo contigo; tu me seguraste pela minha
mão direita”.
apesar
da luta, apesar da adversidade, apesar do dia mau, não vamos morrer, não vamos
sucumbir, não vamos cair, porque há um Deus todo-poderoso que sustenta a nossa
vida. é como diz Isaias 41:10: “não temas porque eu
estou contigo, não te assombres porque eu sou o teu Deus, eu te ajudo, eu te
esforço, eu te sustento com a destra da minha justiça”. é o Deus do
salmo 89:13: “porque tu tens um braço poderoso.
forte é a tua mão. elevada é a tua destra”.
a
mão de Deus é poderosa para nos sustentar. hebreus 1:3 diz: “sustentando todas as coisas pela palavra do teu poder”. Deus sustenta todo o universo com mais de cem bilhões de galáxias. se Deus
sustenta todo o universo com o seu poder, o que é sustentar a nossa vida? é Deus
quem nos sustenta. nenhuma luta, nem o diabo, nenhum demônio, nem nada, vai nos
destruir.
3.
ele descobre que com Deus tem a direção certa da sua vida (v.24).
“guiar-me-ás com o teu conselho”.
Deus
nos dirige. deus não vai nos levar para desgraça. nós somos guiados pela
direção de Deus. é o que está escrito no salmo 23:2 – “deitar-me
faz em verdes pastos, guia-me mansamente às águas tranquilas”. portanto, Deus vai dirigir todos nós para a vitória. Deus vai nos aconselhar para as
coisas boas.
4.
ele descobre que com Deus eu tenho a confiança no futuro (v.24).
“guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás em
glória”.
Com
Deus posso crer no amanhã. o ímpio não conhece o amanhã. olha o que Paulo diz
em romanos 8:18 – “porque para mim tenho por certo
que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em
nós há de ser revelada”.
eu
tenho um futuro. o choro pode durar a noite inteira, mas a alegria vem ao
amanhecer. há um bom futuro para nós. o nosso momento pode ser de lutas, de
adversidades, o nosso momento pode ser de dia mau, mas Asafe está dizendo aqui:
“guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me
receberás em glória”. eu tenho a convicção que o final de tudo é glória.
5.
ele descobre a completa dependência de Deus (v.25).
“a quem tenho eu no céu senão a ti?”.
as
respostas que eu preciso vem de Deus. as portas que eu preciso serem abertas
deus tem as chaves. os milagres, somente Deus pode operar. os livramentos, vem
de Deus. todos nós dependemos de Deus. sem ele, nada podemos fazer.
6)
ele descobre um profundo desejo de Deus (v.25).
veja
que Asafe estava quase se desviando. mas, quando ele passa a ter a compreensão,
tem um profundo desejo de Deus. veja na segunda parte do versículo 25: “...e na terra não há quem eu deseje além de ti”.
é o que está faltando em muitos cristãos hoje. usam Deus, mas não querem ter um
relacionamento com Deus.
quando
desejamos Deus, oramos mais. quando desejamos Deus, lemos mais a palavra de Deus,
temos mais fome de Deus. precisamos ser iguais ao salmista dos salmos 42:1-2: “como o cervo brama pelas correntes das águas, assim
suspira a minha alma por ti, ó Deus! a minha alma tem sede de Deus, do Deus
vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?”
7.
ele descobre quem realmente ele é, suas limitações (v.26).
“à minha carne e o meu coração desfalecem”.
sabe
o que está dizendo aqui? eu sei quem eu sou. eu sou limitado mesmo. quanto mais
nos aproximamos de Deus, mais descobrimos quem realmente somos, e quanto mais
nos afastamos de deus, mais tolos ficamos. é igual a Davi no salmo 40:17: “eu sou pobre e necessitado”. mas ele não parou por
aí, ele disse: “mas o senhor cuida de mim”.
eu sei quem eu sou, mas também conheço o Deus a quem eu sirvo.
8.
ele descobre que Deus é o grande provedor (v.26).
“..., mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção
para sempre”.
sabe
o que ele está dizendo? jeová Jirê - Deus é o provedor eterno. é
aquilo que está em filipenses 4:19: “o meu Deus,
segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória por
jesus cristo”.
temos
um grande jeová Jirê. temos um grande provedor. na hora certa a resposta chega.
na hora certa o sustento chega. ele é o grande provedor.
9. ele
descobre que todos aqueles que se afastam de Deus perecerão, na eternidade
(v.27).
“pois eis os que se alongam de ti, perecerão”.
o
salmo 9:17 diz: “os ímpios serão lançados no
inferno, e todos aqueles que se esquecem de Deus”. ele está falando da
vida eterna. só existe dois lugares para passar a eternidade: céu e inferno. o
inferno é um lugar de pranto e de ranger de dentes, de sofrimento inimaginável
por toda a eternidade. está escrito em Mateus 10:28: “não
devemos temer aqueles que matam o corpo, mas aquele que tem poder para lançar o
corpo e a alma no inferno”.
você
sabe o que jesus está falando neste versículo? quem for para o inferno, vai ter
consciência que está no inferno; vai ter entendimento do porquê foi para o
inferno; e vai sentir o sofrimento. porque a alma é responsável pela vontade,
os sentimentos, pela inteligência e pela capacidade de percepção. portanto,
quem for para o inferno, vai saber que está no inferno, vai entender e vai
sentir. o salmo 1:6 diz: “o senhor conhece o
caminho do justo, mas o caminho do ímpio perecerá”. não adiante ter
inveja do ímpio, pois um dia ele estará no pior lugar que existe: o inferno.
10.
ele deseja ter um relacionamento íntimo com Deus v.28).
“mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha
confiança no senhor Deus”.
eu
quero ter um relacionamento íntimo com Deus. eu não quero conhecer Deus pela
mão dos outros. eu não quero conhecer deus pela experiência dos outros. eu
quero conhecer Deus pela minha experiência pessoal com ele. eu coloco a minha
confiança nele. os salmos 20:7,8 diz: “uns confiam
em carros, e outros, em cavalos, mas nós faremos menção do nome do senhor,
nosso Deus. uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé”.
11. ele
deseja dar testemunho de Deus (v.28).
“para anunciar todas as suas obras”.
quando
Asafe passou a ter discernimento espiritual, ele descobriu que o propósito da
sua vida seria dar testemunho acerca de Deus. ele se conscientizou e disse: eu
vou testemunhar quem é Deus; eu vou testemunhar o que ele fez por mim; eu vou
testemunhar que ele me guia por caminho certo. vou testemunhar que ele é meu
provedor eterno. vou testemunhar que ele me sustenta, apesar das circunstâncias
adversas.
12. em
último lugar – ele chega a uma conclusão geral.
qual
a conclusão que ele chega? “verdadeiramente bom é
Deus para com Israel, para com os limpos de coração” (73:1).
Deus
é “bom!”. Deus é “bom!”. Deus é “bom!”; se não, já teríamos sido destruídos. se
não, já iríamos para o inferno.
Deus
é bom. Deus é bom! Deus é bom! Deus é bom!
A
conclusão do Salmo 73 é um convite para que busquemos a Deus em meio às nossas
dúvidas e questionamentos. Ele nos promete que, ao nos aproximarmos dele,
encontraremos consolo, esperança e a verdadeira razão para viver.
Asafe
nos ensina que a fé não é uma jornada fácil, mas que vale a pena perseverar. Ao
confiarmos em Deus e buscarmos a Sua perspectiva, podemos superar as crises de
fé e encontrar a paz que excede todo o entendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário