Hebreus 11, frequentemente chamado de "O Salão da Fama da Fé", é um capítulo notável do Novo Testamento que explora o conceito de fé através de exemplos de figuras bíblicas.
Definição
e Significado da Fé (v.1-3):
O
capítulo começa definindo a fé como "o firme fundamento das coisas que se
esperam e a prova das coisas que não se veem". Esta definição estabelece a
fé como uma convicção profunda e confiança naquilo que esperamos, mesmo que não
possamos ver ou experimentar no momento presente.
Exemplos
de Fé no Antigo Testamento (v.4-40):
O
restante do capítulo apresenta uma galeria de heróis da fé do Antigo
Testamento, desde Abel, que ofereceu um sacrifício aceitável a Deus pela fé,
até Abraão, que obedeceu ao chamado de Deus para deixar sua terra natal e
peregrinar para uma terra desconhecida, e Moisés, que liderou o povo de Israel
para fora da escravidão no Egito.
Cada
exemplo destaca um aspecto diferente da fé:
- Fé
como obediência: A fé
de Noé o levou a construir a arca, mesmo sem ter visto um dilúvio antes.
- Fé
como confiança: A fé
de Abraão o levou a confiar na promessa de Deus de que sua descendência se
tornaria uma grande nação, mesmo quando ele e Sara eram idosos e não
tinham filhos.
- Fé
como coragem: A fé de
Moisés o capacitou a desafiar o faraó e liderar o povo de Israel para a
liberdade.
O
Propósito da Fé (v.39-40):
O
capítulo conclui enfatizando que todos esses heróis da fé foram aprovados por
Deus por sua fé, mas não receberam a promessa completa, pois Deus havia
reservado algo melhor para nós, para que juntos fôssemos aperfeiçoados. Isso
aponta para a importância da fé não apenas para a salvação pessoal, mas também
para a participação no plano redentor de Deus para a humanidade.
Relevância
para os Dias Atuais:
Hebreus
11 continua a inspirar e desafiar os crentes de hoje. Ele nos lembra que a fé
não é apenas um sentimento ou crença intelectual, mas sim uma força poderosa
que nos capacita a viver de acordo com a vontade de Deus, mesmo em face de
dificuldades e incertezas. Ao contemplarmos os exemplos de fé de nossos
antepassados, somos encorajados a confiar em Deus e a seguir Seus caminhos,
sabendo que Ele é fiel para cumprir Suas promessas.
TEXTO
BÍBLICO - Hebreus – 11.1-6, 13, 39, 40
1- Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a
prova das coisas que se não veem.
2- Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho.
3- Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de DEUS,
foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
Pela fé, Abel ofereceu a DEUS maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou
testemunho de que era justo, dando DEUS testemunho dos
4- Seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala.
5- Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi
achado, porque DEUS o trasladara, visto como, antes da sua trasladação,
alcançou testemunho de que agradara a DEUS.
6- Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que
aquele que se aproxima de DEUS creia que ele existe e que é galardoador dos que
o buscam.
13- Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas,
mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram
estrangeiros e peregrinos na terra.
39- E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram
a promessa,
40- Provendo DEUS alguma coisa melhor a nosso respeito, para que
eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados
TEXTO
ÁUREO
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a
prova das coisas que se não veem. Hebreus
11.1
SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO
Habacuque
2.1-4 O justo viverá da fé
Romanos
8.18-25 A fé espera o que não vê
Mateus
21.18-22 A fé remove montanhas
2
Timóteo 4.6,7 A fé deve ser guardada
Romanos
10.16, 17 A fé é gerada pela Palavra de DEUS
1
João 5.1-4 A fé é a vitória que vence o mundo
COMENTÁRIO
- Palavra introdutória
Hebreus
11.1 é a única passagem da Bíblia que apresenta uma definição de fé. Outros
escritores bíblicos descrevem-na ou ilustram-na, mas o redator de Hebreus
propõe-se a conceituá-Ia. Os dois aspectos da fé -— certeza e expectativa ---
podem ser observados na vida dos homens e mulheres mencionados nesse capítulo.
O
escritor de Hebreus coloca a fé em destaque em sua epi tola, com o objetivo de
mostrar que seus antepassados (Pais, juízes e profetas) viveram e serviram a
DEUS e venceram pela fé, não por vista. Portanto, convinha que os hebreus
seguissem, tais exemplos e desvencilhassem-se de toda dependência visual
contida no cerimonial judaico.
O
escritor de Hebreus desejava:
-
Apresentar aos seus leitores um substancioso relato da história do povo de DEUS
ao longo dos séculos;
-
Mostrar-lhes diversos personagens que, pela fé — não por seus próprios méritos
- obtiveram vitórias marcantes, porque perseveraram firmes, mesmo quando
enfrentaram derrotas, perseguições e martírio;
-
Recomendar-lhes que permanecessem firmes na fé, seguindo o exemplo desses
heróis.
1-
O QUE É A FÉ?
A
fé não é um salto no escuro, como podem pensar algumas pessoas; antes, ela é um
ato racional — embora a razão por si só não consiga explicar todas as coisas.
A
definição de fé (gr. pistes) abrange diversos aspectos e dimensões, conforme se
pode observar nos subtópicos seguintes:
-
A fé é o fundamento (gr. hypostasis) que traz a ideia de colocar por baixo,
como base;
-
A fé enxerga o invisível, no valor maior do que é espiritual e no DEUS que
prometeu que em CRISTO o invisível tornar-se-á visível e o espiritual,
concreto;
-
A fé é a certeza da existência de algo, antes mesmo que que esse algo venha a
ser chamado à existência;
-
A fé é a evidência do que não foi manifesto;
-
A fé está para além do que é aparente;
-
A fé não somente possibilita crer que para DEUS tudo é possível (Mt 19.26), mas
também vivenciar os milagres divinos;
-
A fé constitui-se em nossa grande vitória (1 Jo 5.4).
SUBSÍDIO
1
Fé é uma certeza. Não há espaço para dúvidas. Fé é visionária.
Quem perde dinheiro, perde muito; quem perde a fé, perde tudo.
1-1- Os tipos de fé
Fé
natural — manifesta-se
naturalmente no ser humano, mesmo sem que este tenha nascido de novo em CRISTO.
Fé
sobrenatural é divina; vai
além das experiências humanas; está alicerçada no Senhor (Mc 11.22; 1 Co 12.9);
vê o que é impossível à razão (Hb 11.3); agrada a DEUS; contempla o invisível
(Hb 11.27); e conduz à salvação, que é oferecida pela graça divina, em CRISTO
(Ef 2.8).
1-2-
O firme fundamento
O
escritor define a fé em termos de esperança e certeza: se o que se espera foi
prometido pelo Senhor, certamente acontecerá.
A
esperança no que é eterno (a promessa de salvação oferecida por DEUS) é mais do
que um pensamento desejoso, é uma questão de certeza.
Trata-se,
portanto, de uma expectativa fundamentada na convicção de que o Senhor é fiel,
temos certeza da nossa salvação, porque, pela fé, acreditamos que aquele que a
prometeu é fiel para cumprir Suas promessas.
1-2-1- Fé e obediência
Algumas
profecias divinas são absolutas e incondicionais, isto é, elas acontecerão de
qualquer forma, independente da ação humana. Outras, no entanto, vêm
acompanhadas de uma ordem ou de um mandamento, estando, portanto, condicionadas
à obediência.
Por
exemplo, a promessa de DEUS a Abraão estava ligada a uma ordem: Sai da tua terra e da tua parentela (Gn 12.1).
Sobre esta palavra, Abraão depositou sua fé, acrescentando-lhe a obediência. O grande patriarca de Israel saiu sem saber para onde
iria e, por essa razão, o que ele esperava (Hb 11.1) aconteceu.
1-3- A prova do que não se vê
O
termo prova (Hb 11.1) não substitui o vocábulo evidência. Seu sentido, neste
verso, assemelha-se ao ato da escritura de uma propriedade. A fé, nesse
sentido, é o documento que nos garante receber a herança de vida conquistada
por CRISTO; ainda não é possível vê-lo plenamente,
pois foi DEUS quem o assinou, mas Ele é fiel para cumprir Sua Palavra (1
Sm 3.19).
SUBSÍDIO 2
Na galeria dos heróis da fé
(Hb 11), percebe-se
que
aqueles que creram, sofreram. Qual é, afinal, a vantagem de carregar a
promessa? Ambos os testamentos afirmam que o justo
viverá pela fé (Hc2,4; Rm 1,17). Ela é, nesse sentido, a chave-mestra
que pode abrir as portas de toda sorte de bênçãos: material, física e
espiritual (Lc 7.50; Tg 5.15).
2- HERÓIS QUE VIRAM AS PROMESSAS DE LONGE
Se há uma porção da Escritura que deve ser evitada pelos
promotores da teologia da prosperidade, esta é Hebreus 11.
As heroínas e os heróis da fé — identificados como tais não por suas habilidades, mas pelos
propósitos eternos daquele — dificilmente declararam em quem depositaram a sua
fé e reivindicaram quaisquer promessas. Ao contrário, eles sofreram
apedrejamentos e morte ao fio da espada; andaram necessitados, angustiados e
maltratados (Hb 11.37,38). O capítulo termina enfocando as futuras promessas de
fé (Hb 11.39,40). O escritor sagrado chama a atenção para a salvação final
realizada pelo ministério sacerdotal de CRISTO.
2-1- Morreram na fé
Todos
os homens e mulheres identificados pelo escritor sagrado como aqueles que
morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe (Hb
11.13a), não morreram pela fé, mas na fé, crendo em DEUS até o seu último
respirar.
Assim como Paulo, todos eles e elas combateram o bom combate,
acabaram a carreira e guardaram o seu dom mais precioso: a fé (2 Tm 4.7).
2-2- Viram as promessas de longe
Somos
filhos de DEUS e temos a promessa de uma recompensa futura. Como Abraão e
Moisés na Antiguidade, as decisões que tomarmos hoje determinarão as
recompensas de amanhã. Mais do que isso, nossas decisões devem ser motivadas
pela expectativa de receber as recompensas prometidas.
- Abraão obedeceu a DEUS, porque aguardava a cidade (Hb
11.10);
-
Moisés renunciou aos tesouros e prazeres do Egito,
porque contemplava o galardão (Hb 11.26);
-
Os homens e mulheres de fé do passado (Hb 11.31,35) viveram no tempo futuro e,
desse modo, conseguiram vencer as tentações do mundo e da carne.
Caminhemos,
pois, nessa terra olhando para JESUS, autor e consumador da fé, o qual, pelo
gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e
assentou-se à destra do trono de DEUS (Hb 12.2).
2-3- Creram nas promessas, abraçando-as e confessando-as.
Todos
os justos do Antigo Testamento foram salvos pela fé nas promessas que DEUS lhes
havia revelado, não em razão dos seus sacrifícios ou obediência à Lei.
Todos
eles consideravam-se estrangeiros e peregrinos na terra (Hb 11.13b), pois esperavam uma pátria melhor, definitiva, futura, na
qual seriam aclamados por DEUS, que já lhes havia preparado uma cidade (Hb
11.14-16).
3- HOMENS DOS QUAIS O MUNDO NÃO ERA DIGNO
Os heróis da fé de Hebreus 11 revelam que os cristãos não estão
sozinhos em suas aflições, mas unidos na fé e na esperança de todos aqueles que
os antecederam.
3-1- Os heróis da fé lutadores
As figuras heroicas de Israel, que venceram reinos, praticaram a
justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões (como Sansão, Davi e
Daniel), neutralizaram a força do fogo (como Ananias, Misael e Azarias) e
escaparam do fio da espada, como Elias (Hb
11.33,34), viveram pela fé, esperando as promessas que foram realizadas em
CRISTO.
Os
destinatários da carta aos Hebreus foram exortados a buscar sempre por JESUS;
isso tanto lhes daria sustento diante das tribulações da vida, como lhes
garantiria a perfeita recompensa na eternidade
—
A palavra final para os heróis da fé não é
morte, mas ressurreição.
3-2- Os heróis da fé martirizados
O
escritor de Hebreus alude a homens e mulheres da história do povo de DEUS que
poderiam ter salvado suas vidas ao renunciar a sua fé. Estes,
porém, preferiam renunciar a suas próprias vidas para alcançar a ressurreição (Hb
11.35). Esta é a marca suprema da fé autêntica: ela está mais preocupada com o
que acontece do outro lado da vida, do que com o que acontece deste lado de
morte.
A
verdadeira fé atravessa toda barreira terrena. Sua força não está em provas
visíveis ou em libertações miraculosas — nesse sentido, ela transcende à
necessidade de qualquer auxílio sensorial (2 Co 5.7).
3-3- Exemplos marcantes de fé
3-3-1- Enoque, aquele que andou com DEUS
Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi
achado, porque DEUS o trasladara (...)
(Hb 11.5). Trasladado (gr. metetethe) significa, literalmente, transposto — de
um nível mais baixo para um mais alto (mesma palavra usada em Hebreus 7.12).
A
afirmação de que Enoque não foi achado sugere que, por dias, sua família e
amigos procuraram por ele, em vão, porque DEUS o havia tomado para uma posição
celestial.
A
fé, em si mesma, não pode transladar ninguém para o céu; mas, o caminhar de fé
possibilitou que Enoque recebesse do Altíssimo a soberana recompensa de
trasladação.
3-3-2- Abraão, aquele que soube esperar.
Abraão esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice
e construtor é DEUS (Hb
11.10). Ele obedeceu e confiou no Senhor, apesar da fome, do perigo e da demora
no cumprimento da promessa (Hb 11.8,9) e foi fortificado (Rm 420,21).
A
fé sabe esperar, porque vê os fatos por trás das circunstâncias. Abraão venceu
a dúvida em meio a todo o sofrimento emocional e à aparente contradição ante a
tudo o que se cria antes (Hb 11,17-19). Não havia limites para a fé de Abraão,
visto que ele creu que o Senhor podia, até mesmo, ressuscitar seu filho.
3-3-3- Moisés, aquele que viu o invisível
Moisés
preferiu ser maltratado com o povo da aliança, por um pouco de tempo, do que —
por conveniência — aproveitar-se do conforto e das benesses do palácio de
Faraó; ele preferiu ter, por maiores riquezas a injúria de CRISTO a ter os
tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa (Hb 11.25,26).
Hebreus combina a firmeza da fé com sua recompensa invisível,
quando diz de Moisés: porque ficou firme, como vendo o invisível (Hb 11.27).
CONCLUSÃO
A
fé frequentemente requer a convicção de que DEUS pode realizar o que parece
impossível. A ênfase da epístola aos Hebreus é esta: Não vivam em função
daquilo que o mundo lhes promete hoje! Vivam para aquilo que DEUS lhes prometeu
para o futuro! Sejam estrangeiros e peregrinos nesta terra!
Caminhem pela fé, não segundo as aparências!
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