CRISTO É A NOSSA RECONCILIAÇÃO COM DEUS
TEXTO BÍBLICO
“Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos
fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio.” (Ef
2.14)
VERDADE
PRÁTICA
Ao morrer na Cruz do
Calvário, CRISTO reconciliou os eleitos desfazendo a inimizade entre DEUS e os
homens.
PONTO
CENTRAL - Foi na cruz que CRISTO desfez a inimizade entre DEUS e os
homens.
INTRODUÇÃO:
Deve-se tomar o cuidado nesta lição de colocar Judeus que
aceitaram a JESUS como Salvador e Senhor e Gentios que assim também fizeram. A
separação entre ambos foi removida por JESUS CRISTO na cruz, pois DEUS encerrou
a todos debaixo do pecado para usar de misericórdia com todos. todos agora são
pecadores precisando de um salvador, não existe privilégios para quem não
aceita a JESUS e os privilégios são os mesmos para quem aceita a JESUS CRISTO
como único salvador e Senhor.
Cristo: A Ponte para a Reconciliação com Deus
A
necessidade da reconciliação
A
Bíblia nos ensina que, por causa do pecado, houve uma separação entre Deus e a
humanidade. Essa separação nos impede de ter um relacionamento íntimo e pleno
com o Criador. É como se houvesse um muro impenetrável entre nós.
A
solução divina: Jesus Cristo
Deus,
em seu infinito amor, providenciou um caminho para restaurar essa relação:
Jesus Cristo. Através da vida, morte e ressurreição de Jesus, a barreira entre
Deus e o homem foi derrubada.
- A
morte de Cristo: Na
cruz, Jesus levou sobre si os nossos pecados, pagando a dívida que
tínhamos. Sua morte foi um ato de amor sacrificial, que nos reconciliou
com Deus.
- A
ressurreição de Cristo:
A ressurreição de Jesus é a prova definitiva de que a morte não tem o
poder sobre Ele e que Ele venceu o pecado. Através da ressurreição, temos
a esperança da vida eterna.
Os benefícios da reconciliação
Ao
sermos reconciliados com Deus, experimentamos:
- Perdão: Todos os nossos pecados são perdoados
quando colocamos nossa fé em Jesus.
- Paz: A paz que excede todo entendimento
passa a habitar em nossos corações.
- Vida
eterna: Temos a
certeza de que, após a morte, estaremos para sempre com Deus.
- Um
novo relacionamento:
Passamos a ter um relacionamento pessoal e íntimo com Deus, como filhos
amados.
Como
experimentar a reconciliação
Para
experimentar essa reconciliação, é preciso:
- Reconhecer
o pecado: É preciso
admitir que somos pecadores e que precisamos de um salvador.
- Arrepender-se: Arrepender-se significa mudar de
atitude e voltar-se para Deus.
- Crer
em Jesus: É preciso
crer que Jesus morreu pelos nossos pecados e ressuscitou.
- Confiar
em Jesus: Devemos
confiar em Jesus como nosso único Salvador.
Em
resumo
Cristo
é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de
separação que estava no meio, na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei
dos mandamentos, que consistia 1 em ordenanças, para criar em si
mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e, pela cruz, reconciliar ambos
com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. 2 (Efésios
2:14-16)
Quanto mais o sangue de CRISTO, que, pelo ESPÍRITO eterno, se
ofereceu a si mesmo imaculado a DEUS, purificará a vossa consciência das obras
mortas, para servirdes ao DEUS vivo? Hebreus
9:14
mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem
sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo; hebreus 9:7
Porque CRISTO não entrou num santuário feito por mãos, figura do
verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer, por nós, perante a face
de DEUS; nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo
sacerdote cada ano entra no Santuário com sangue alheio. Doutra maneira,
necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas, agora,
na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo
sacrifício de si mesmo. E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez,
vindo, depois disso, o juízo, assim também CRISTO, oferecendo-se uma vez, para
tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o
esperam para a salvação. Hebreus
9:24-28
No
dia seguinte, João viu a JESUS, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de DEUS, que tira o pecado do mundo. João
1:29
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão
uns com os outros, e o sangue de JESUS CRISTO, seu Filho, nos purifica de todo
pecado. 1 João 1:7
DEUS olha para nós via JESUS CRISTO e seu sacrifício na cruz.
No qual também estais circuncidados com a circuncisão não
feita por mão no despojo do corpo da carne: a circuncisão de CRISTO.
Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias
de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Colossenses 2:11,16
Fui buscado pelos que não perguntavam por mim; fui achado por
aqueles que me não buscavam; a um povo que se não chamava do meu nome eu disse:
Eis-me aqui. Isaías 65:1
Porque DEUS encerrou a todos debaixo da desobediência, a fim de
usar de misericórdia para com todos. Rm
11.32
E o ESPÍRITO e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E
quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida. Ap 22:17
Situação
em Éfeso - Barreiras à comunhão ou parede de separação.
A
Igreja em Éfeso estava vivendo problemas de separação entre seus membros devido
ao número de judeus convertidos terem que conviver com o alto número de gentios
convertidos.
Enquanto
os judeus guardavam o sábado, a circuncisão, as festas judaicas tradicionais e
as leis dietéticas (tentavam seguir os 613 preceitos da Lei); os gentios, por
sua vez, nada disso incorporavam em seu novo viver na fé em JESUS CRISTO.
Havia
então essas barreiras de separação entre os dois povos dentro da Igreja.
Paulo
ensina que após a conversão não existem mais dois povos e sim um povo só - a
Igreja de JESUS CRISTO, cuja cabeça é CRISTO.
A
circuncisão ou qualquer outro rito não acrescenta nada ou invalida a salvação.
Somos salvos pela graça de DEUS, mediante a fé no sacrifício de JESUS.
As
barreiras, explica Paulo, foram retiradas por JESUS - cravadas na Cruz. Para
pertencermos ao povo de DEUS, herdarmos as promessas, estarmos em aliança com
DEUS, nada mais estava em evidência, senão a fé, pois somos justificados pela
fé ao ouvirmos o evangelho de nossa salvação (Ef 1.13). Todos herdamos a
promessa do ESPÍRITO SANTO morando em nós, nos tornando filhos de DEUS. A
barreira do pecado nos separava de DEUS, porém JESUS levou na cruz todos nossos
pecados, doenças, enfermidades e maldições (Is 53; Gl 3.13,14). Glória a DEUS,
não existem mais barreiras entre nós e DEUS e nem entre os salvos de todas as
tribos, etnias, raças, línguas e nações.
“vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de
CRISTO chegastes perto” (2.13).
Lembrando
que a carta seria lida pela igreja em Éfeso, mas também, pelas outras igrejas,
como hoje estamos lendo. Imagine a carta sendo lida em Jerusalém, berço do
judaísmo!
Paulo
era mesmo um homem de coragem. Por isso mesmo DEUS o chamou. Não temia a morte.
I – CRISTO
DESFEZ A INIMIZADE ENTRE OS HOMENS
O
exclusivismo religioso criou inimizade entre judeus e gentios. Nesse ponto
veremos o que CRISTO fez para dar fim a esse litígio entre os homens (2.14,15).
1. A parede de separação entre os homens.
A
parede de separação entre os judeus e os gentios na Igreja de Éfeso, por parte
dos judeus, consistia em estatutos, ordenanças; leis, mandamentos e festas
judaicas. A parede era formada principalmente por circuncisão, guarda do
sábado, leis dietéticas e festas judaicas, dos quais os gentios não praticavam.
A
parede de separação entre os judeus e os gentios na Igreja de Éfeso, por parte
dos gentios, consistia em saberem que não precisavam seguir as ordenanças
judaicas, mas eram cobrados diariamente por isso. Veja a decisão do concílio de
Jerusalém sobre o assunto e quais suas exigências:
Na
verdade, pareceu bem ao ESPÍRITO SANTO e a nós não vos impor mais encargo
algum, senão estas coisas necessárias: Que vos
abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne
sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Bem vos
vá. Atos 15:28,29
Talvez
Paulo tenha usado o termo "parede de separação" em referência ao muro
chamado Soreg que separava os gentios dos judeus na adoração, no templo em
Jerusalém.
O Templo de Jerusalém é o nome dado ao principal centro de culto do povo de
Israel, onde se realizavam as diversas ofertas e sacrifícios. Situava-se no
cume do Monte Moriá (também chamado Monte do Templo), no leste da cidade de
Jerusalém. A edificação possuía vários átrios. O átrio dos gentios (os
não-judeus) rodeava todo o santuário e era acessível também aos judeus. Havia
também o Soreg, que era uma parede baixa em volta do templo, formado uma área
sagrada que nenhum gentio podia pisar. Havia o átrio das mulheres e também o
átrio de Israel. Este era exclusivamente para judeus jovens e adultos do sexo
masculino. Era grande e aberto, enquanto o átrio das mulheres era estreito,
coberto e rodeado de colunas. Acima do piso do átrio de Israel havia um espaço
reservado exclusivamente aos sacerdotes.
Paulo
corrige tudo isto isentando os gentios de viverem presos às ordenanças judaicas
e deseja que os judeus também sejam, libertos para a Liberdade que há em
CRISTO. Todos agora são Igreja e não necessitam mais destas coisas para serem
filhos de DEUS.
no
qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo
do corpo da carne: a circuncisão de CRISTO. Sepultados com ele no batismo, nele
também ressuscitastes pela fé no poder de DEUS, que o ressuscitou dos mortos.
E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne,
vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo
riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma
maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E,
despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou
em si mesmo. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por
causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das
coisas futuras, mas o corpo é de CRISTO. Colossenses 2:11-17
Lembrando
que a carta seria lida pela igreja em Éfeso, mas também, pelas outras igrejas,
como hoje estamos lendo. Imagine a carta sendo lida em Jerusalém, berço do
judaísmo!
Paulo
era mesmo um homem de coragem. Por isso mesmo DEUS o chamou. Não temia a morte.
2.
A derrubada da parede da separação.
“à parede de separação que estava no meio” (2.14b).
A igreja em Éfeso deveria se portar como corpo de CRISTO, onde a Liberdade no
ESPÍRITO SANTO deveria prevalecer. Todos agora eram filhos de DEUS, iguais em
promessa e aliança. Não havia mais diferença entre eles já que os judeus foram
condenados por não conseguirem cumprir a lei e os gentios estavam na mesma
condenação, pois nunca obedeceram a DEUS.
Eram agora iguais, pois, agora, nenhuma condenação
há para os que estão em CRISTO JESUS, que não andam segundo a carne, mas
segundo o espírito. Romanos 8:1
Não havia mais privilégios para os judeus e nem condenação para os gentios.
Todos estavam em CRISTO na Igreja em Éfeso, portanto, todos eram salvos e
co-herdeiros das promessas.
Assim, os gentios não eram mais forasteiros, mas da
família de DEUS, com livre acesso à presença do Pai (2.18) e, pelo sangue de CRISTO, com livre entrada no santuário
de DEUS (Hb 10.19).
Antes eram dois povos, mas agora, são um povo só.
Lembrando que a carta seria lida pela igreja em Éfeso, mas também, pelas outras
igrejas, como hoje estamos lendo. Imagine a carta sendo lida em Jerusalém,
berço do judaísmo!
Paulo
era mesmo um homem de coragem. Por isso mesmo DEUS o chamou. Não temia a morte.
3. O conceito da lei dos mandamentos.
Não
há divisão da lei por parte de DEUS, são 613 preceitos escritos no Antigo
Testamento, Desse número, 365 são mandamentos negativos, proibições
(mitzvot taaseh) e 248 são prescrições, mandamentos positivos (mitzvot aseh).
Dentre esses preceitos encontramos a lei civil que diz respeito ao israelita
como cidadão, a lei moral como padrão de conduta, mas não como meio de salvação
(2.8,9) e a lei cerimonial referindo-se a “circuncisão”, “sacrifícios”, “comida
e bebida”, “dias de festas, lua nova e sábados” (Cl 2.11,16). Esses ritos
identificavam a posição do povo judeu diante de DEUS e demonstrava a
hostilidade deles para com os gentios.
Qualquer
um que deixasse de cumprir um só dos mandamentos já estava condenado.
E,
se alguma pessoa pecar e fizer contra algum de todos os mandamentos do Senhor o
que se não deve fazer, ainda que o não soubesse, contudo, será ela culpada e
levará a sua iniquidade. Levítico 5:17
Porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto
se tornou culpado de todos.
Tiago 2:10
Se
alguém desejar se justificar pela lei e não pela fé, já está condenado.
Separados estais de CRISTO, vós os que vos justificais pela lei;
da graça tendes caído. Gál 5:4
Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com DEUS por nosso
Senhor JESUS CRISTO; Romanos
5:1
De
que depende a lei e os profetas segundo JESUS?
Mestre,
qual é o grande mandamento da lei? E JESUS disse-lhe: Amarás o Senhor, teu
DEUS, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, amarás o
teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os
profetas. Mateus 22:36-40
4. A revogação da lei dos mandamentos.
Quando JESUS
cumpre toda a lei, a lei perde seu objetivo que é mostrar que o homem necessita
de um salvador por não cumprir a lei. A velha aliança não foi capaz de salvar o
homem, pois exigia a guarda da lei, portanto foi necessária uma nova Aliança,
agora baseada na fé e não nas obras.
Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um
melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas. Porque, se aquele
primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo.
Hebreus 8:6,7
Dizendo novo concerto, envelheceu o primeiro. Ora,
o que foi tornado velho e se envelhece perto está de acabar. Hebreus
8:13
JESUS colocou todos debaixo da mesma exigência para a entrada na graça de DEUS.
A fé.
A Igreja de JESUS é formada por judeus e gentios que ouviram o evangelho e
creram nele. A fé foi o instrumento de entrada na graça de DEUS, a salvação em
CRISTO.
Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com
DEUS por nosso Senhor JESUS CRISTO; pelo qual também temos entrada pela fé a
esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de
DEUS. Romanos 5:1,2
em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o
evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o
ESPÍRITO SANTO da promessa; Efésios 1:13
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e
isso não vem de vós; é dom de DEUS. Efésios 2:8
A eliminação das
barreiras que dividiam judeus e gentios se deu pela revogação da “lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças”
(2.15b). Essa revelação não contradiz o que JESUS disse: “não vim para revogar, mas cumprir a lei” (Mt 5.17
– NAA). Visto que, ao entregar seu corpo para ser crucificado, CRISTO cumpriu a
Lei oferecendo-se como sacrifício em favor de ambos os povos (Hb 7.27). Desse
modo, a revogação aqui aludida é a da lei cerimonial, que resultava em
separação entre judeus e gentios. O ato de CRISTO, oferecido a DEUS em cheiro
suave, aboliu a necessidade dessas ordenanças ritualísticas e assim a inimizade
foi desfeita (5.2).
II – PELA PAZ, CRISTO FEZ UM “NOVO HOMEM”
A partir da expiação na cruz, a paz foi proclamada e de ambos os povos, judeus e gentios, CRISTO fez uma nova humanidade (2.14-17).
1.
O conceito bíblico de paz.
De
forma geral, a paz é a descrição de boas relações (At 24.2,3), do fim de um
conflito (Lc 14.32), do estado de tranquilidade (1 Rs 4.24).
PAZ - (Strong português) - שלום shalowm ou שׂלם shalom - Hebraico
1) completo, saúde, bem-estar, paz
1a) totalidade (em número)
1b) segurança, saúde (no corpo)
1c) bem-estar, saúde, prosperidade
1d) paz, sossego, tranqüilidade, contentamento
1e) paz, amizade
1e1) referindo-se às relações humanas
1e2) com DEUS especialmente no relacionamento proveniente da aliança
1f) paz (referindo-se a guerra)
1g) paz (como adjetivo)
PAZ - (Strong português) - ειρηνη eirene
- Grego
1) estado de tranqüilidade nacional
1a) ausência da devastação e destruição da guerra
2) paz entre os indivíduos, i.e., harmonia, concórdia
3) segurança, seguridade, prosperidade, felicidade (pois paz e harmonia fazem e
mantêm as coisas seguras e prósperas)
Representada
no AT hebraico principalmente pela raiz substantiva shalom,
e no NT grego pela raiz do substantivo eirene. Esta palavra tem uma grande
variedade de significados tanto no AT quanto no NT. A ideia geral de bem-estar
(Is 48.18) engloba a maioria das nuanças, dando a dimensão da tradução mais
geral e aceitável como “paz".
O bem-estar, a saúde, e a prosperidade de alguém em alguma situação, também
merecem a designação de paz. Assim como no progresso de alguém em uma viagem ou
partida (Êx 4.18), e em geral na maneira de viver (Is 38.16,17; 1 Co 7.15) e
morrer (Gn 15.15; 2 Rs 22.20) com tranquilidade. Prosperidade econômica e
segurança (Salmos 147.14; Jr 29.11; Lc 11.21), saúde ecológica (Lv 26,4-6; Zc
8.12), segurança política e militar (2 Rs 20.19; Ec 3.8), e livramento das
perseguições (Act 9.31) são todos aspectos de paz.
2. CRISTO é o motivo da nossa paz.
A
morte de JESUS na cruz desfez a inimizade dos Efésios que eram gentios com DEUS
e com os judeus também convertidos, tornando possível a reconciliação entre
ambos e, promovendo assim, a paz na Igreja (Cl 1.20).
Esta paz é uma das qualidades espirituais do Fruto do ESPÍRITO (Gl 5.22), TAMBÉM É UMA CARACTERÍSTICA DO
REINO DE DEUS (porque o Reino de DEUS não é comido
nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no ESPÍRITO SANTO. Romanos
14:17) - Esta paz não é humana é um milagre realizado por JESUS. CRISTO “é a nossa paz” (2.14b). Só temos esta paz em
CRISTO, fora de CRISTO temos inimizade tanto com DEUS quando com nossos irmãos.
O
ESPÍRITO SANTO trabalha como a massa de cimento, unindo as pedras ponte agudas
da construção do edifício de DEUS. Pedras possuem arestas que ao se tocarem se
machucam, se cortam. O ESPÍRITO SANTO é quem nos ajusta no corpo de CRISTO para
que o amor prevaleça. JESUS CRISTO nos proporcionou esta paz.
Porque
nós somos cooperadores de DEUS; vós sois lavoura de DEUS e edifício de DEUS. 1
Coríntios 3:9
vós
também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo,
para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a DEUS, por JESUS CRISTO.
1 Pedro 2:5
E a paz de DEUS, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em CRISTO JESUS. Filipenses 4:7
A palavra ocorre na saudação e no cumprimento geral, “A paz seja contigo”, e é equivalente à nossa pergunta geral, “Como vai você?” (Gn 43.23; Jz 19,20). Também é usada onde a realidade está presente (1 Sm 1,17), e onde há uma esperança falsa ou vâ (Salmos 28.3), especialmente nas palavras dos falsos profetas (Jr 6.14; 8.11; Ez 13.10, 16). Com o poder da realidade, é o cumprimento usual do Senhor ressurrecto (Jo 20.19,21,26) e a saudação de abertura e/ou encerramento dos escritores das epístolas apostólicas (todos exceto Tiago e 1 João).
3. A nova humanidade formada pela paz.
JESUS
levou a parede de separação, levou as inimizades, levou a necessidade de guarda
da lei e de preceitos diversos (613). A salvação é pela graça, mediante a fé.
Somos justificados pela fé em JESUS e em seu sacrifício por nós e em nossos
lugares.
CRISTO
uniu os povos que outrora se hostilizavam, para criar “em
si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz” (2.15c). Essa unidade
não foi o resultado de algum acordo firmado entre os homens. Ela foi realizada
“em si mesmo”, ou seja, o único modo possível era “em CRISTO” e “por meio de
CRISTO”. A partir desse ato surge uma nova humanidade: a Igreja, “onde não há circuncisão e nem incircuncisão” (Cl
3.11). Foi CRISTO quem criou esse novo povo “fazendo
a paz” (2.15c). Nele, as desigualdades foram eliminadas, a acepção de
pessoas desfeita, a etnia e a classe social desapareceram (Rm 2.11; Gl 3.28).
A
paz também é usada para designar relacionamentos interpessoais (Gen 26.29; Js
9.15). Ela pode referir-se às relações entre homens (Prov 16.7) ou nações (1 Rs
5.12). Pode designar as boas relações que existiram (Jz 4.17; Act 24.2), ou que
estão prestes a existir; o cessar da hostilidade ou guerra baseado na rendição
de uma parte, como no caso dos gibeonitas com Josué (Js 10.1; cf. 2 Sm 10.19; 1
Cr 19.19; Lc 14.32); e o estado de tranqüilidade e prosperidade que prevalece
(1 Rs 4.24) ou pelo qual se ora (Salmos 122.6-9; Act 12.20).
Tanto
o AT como o NT indicam que o Messias prometido, chamado de Príncipe da Paz (Is
9.6), trará uma paz universal (Ez 34.25; 37.26) e pessoal (Is 53.5). Seu
nascimento é anunciação em termos de paz na terra e boa vontade para com os
homens (Lc 2.14). Suas aparições após sua ressurreição trazem o anúncio do
poder de sua morte e ressurreição (Jo 20.19,21,26). Através da morte de CRISTO,
a hostilidade e a barreira entre DEUS e o homem foi removida, de forma que Ele,
que é nossa paz, traz a aliança da paz aos homens e faz a paz com DEUS através
do sangue que derramou em sua cruz (Cl 1.20; Ef 2.11-22). Esta mesma obra
também remove as barreiras entre judeus e gentios, e na comunidade da graça e
da paz, a Igreja faz de todos os homens em CRISTO, pela fé, um novo homem que
habita em paz (Ef 2.14-16). Esta dupla face da realidade da paz com DEUS (Rm
5.1) e com outros homens requer uma resposta correspondente.
III – PELA CRUZ, RECONCILIADOS COM DEUS NUM CORPO
O ministério da reconciliação desfez a inimizade entre o homem e DEUS, bem como
entre os Efésios salvos e os judeus salvos desta comunidade, a Igreja de Éfeso.
Essas dádivas foram possíveis por causa do sacrifício de JESUS CRISTO na cruz.
1. CRISTO se fez maldição por nós.
JESUS
levou sobre ele nossos pecados, doenças, enfermidades e maldições.
Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as
nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de DEUS e
oprimido. mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas
iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas
pisaduras, fomos sarados.
Isaías 53:4,5
levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o
madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e
pelas suas feridas fostes sarados. 1
Pedro 2:24
CRISTO
nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está
escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13
Ser
condenado à morte de cruz era um sinal de maldição e de profunda humilhação (Hb
12.2). O réu era açoitado por um chicote de várias
tiras de couro, acompanhado de chumbo ou ossos nas pontas (Mc 15.15). Em seguida, era obrigado a carregar publicamente sua cruz
até o local da execução (Jo 19.7).
A cruz era escândalo para os judeus, pois era vergonhoso ser morto como malfeitor, não entendiam o poder de DEUS de ressuscitar os mortos e loucura para os gentios, ou gregos, pois era para eles de pouca sabedoria morrer ao invés de viver como sábio, não entendiam a sabedoria de DEUS. (1 Co 1.23). Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de DEUS. 1 Coríntios 1:18
CRISTO nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13
Onde
Paulo foi buscar a maldição da cruz na Bíblia?
Não
foi por causa de costume romano a crucificação, mas por causa da ordem de DEUS
para crucificação. Só estavam cumprindo a Palavra de DEUS.
Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte,
e haja de morrer, e o pendurares num madeiro, o seu cadáver não permanecerá no
madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia, porquanto o pendurado é
maldito de DEUS; assim, não contaminarás a tua terra, que o Senhor, teu DEUS,
te dá em herança. Deuteronômio
21:22,23.
2. Reconciliados pela cruz de CRISTO.
O homem estava em inimizade contra DEUS devido ao pecado. Estava desligado de DEUS devido a barreira do pecado.
Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso
DEUS, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. Isaías 59:2
Porquanto
a inclinação da carne é inimizade contra DEUS, pois não é sujeita à lei de
DEUS, nem, em verdade, o pode ser. Romanos
8:7
Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra
DEUS? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de
DEUS. Tiago 4:4
Foi
o sacrifício vicário de CRISTO na cruz e sua consequente vitória sobre a morte
que possibilitaram nossa reconciliação com DEUS e com os homens (Cl 1.20).
JESUS levou o que causava a inimizade, o pecado (Isaías 53:4,5; 1 Pedro 2:24),
tanto para judeus quanto para gentios, pois todos estavam encerrados debaixo do
pecado. Nessa perspectiva que CRISTO “é a nossa
paz” (2.14), que pela sua carne um novo homem foi criado “fazendo a paz”
(2.15) e que também “evangelizou a paz a vós”,
proclamando ao mundo as boas novas da cruz (2.17). A
mensagem da cruz apregoa a paz entre DEUS e os homens, isto é, o ministério da
reconciliação (2 Co 5.18-20).
Pois
quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma! Pois já dantes demonstramos
que, tanto judeus como gregos (gentios), todos estão debaixo do pecado, Romanos
3:9
3. Reconciliados na cruz em um corpo.
O
apóstolo Paulo reforça que o propósito de CRISTO foi o de “reconciliar ambos [judeus e gentios] com DEUS em um
corpo” (2.16b) - a Igreja. A ênfase aqui recai sobre a inimizade
existente na vertical, isto é, entre os homens e DEUS, em primeiro lugar. No
versículo 14, o destaque era a inimizade horizontal, quer dizer, entre os
judeus e os gentios, em segundo lugar. Os judeus queriam obrigar os gentios a
guardarem a lei e seus 613 preceitos como se isso fosse garantia de salvação.
De forma que a reconciliação deve ser duplamente compreendida. As duas
inimizades foram desfeitas quando CRISTO levou nossos pecados no madeiro (1 Pe
2.24). A ira de DEUS, que por causa dos pecados estava sobre nós, foi cravada
na cruz (em JESUS que estava na cruz - Cl 2.13,14). Assim, a reconciliação foi concretizada pelo sacrifício de JESUS
na cruz, gerando um novo povo, num único corpo: a “família de DEUS”; a “Igreja
de CRISTO” (2.19; 3.6; 4.4; 5.23,30).
CONCLUSÃO
Em obediência ao plano divino, CRISTO cumpriu as demandas da lei na cruz. Em
seu sacrifício derrubou as barreiras e aboliu as ordenanças cerimoniais que
serviam de divisão. Por meio da paz conquistada no madeiro desfez a inimizade,
criou uma nova humanidade e a reconciliou com DEUS. A partir dela, formou um
novo povo: a Igreja, o Corpo de CRISTO, cuja cabeça é JESUS CRISTO.
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