terça-feira, 28 de janeiro de 2025

CRISTO É A NOSSA RECONCILIAÇÃO COM DEUS


                                 CRISTO É A NOSSA RECONCILIAÇÃO COM DEUS

TEXTO BÍBLICO
“Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio.” (Ef 2.14)

 VERDADE PRÁTICA
Ao morrer na Cruz do Calvário, CRISTO reconciliou os eleitos desfazendo a inimizade entre DEUS e os homens.

PONTO CENTRAL - Foi na cruz que CRISTO desfez a inimizade entre DEUS e os homens.

 

INTRODUÇÃO:

Deve-se tomar o cuidado nesta lição de colocar Judeus que aceitaram a JESUS como Salvador e Senhor e Gentios que assim também fizeram. A separação entre ambos foi removida por JESUS CRISTO na cruz, pois DEUS encerrou a todos debaixo do pecado para usar de misericórdia com todos. todos agora são pecadores precisando de um salvador, não existe privilégios para quem não aceita a JESUS e os privilégios são os mesmos para quem aceita a JESUS CRISTO como único salvador e Senhor.

Cristo: A Ponte para a Reconciliação com Deus    


A necessidade da reconciliação

A Bíblia nos ensina que, por causa do pecado, houve uma separação entre Deus e a humanidade. Essa separação nos impede de ter um relacionamento íntimo e pleno com o Criador. É como se houvesse um muro impenetrável entre nós.

A solução divina: Jesus Cristo

Deus, em seu infinito amor, providenciou um caminho para restaurar essa relação: Jesus Cristo. Através da vida, morte e ressurreição de Jesus, a barreira entre Deus e o homem foi derrubada.

  • A morte de Cristo: Na cruz, Jesus levou sobre si os nossos pecados, pagando a dívida que tínhamos. Sua morte foi um ato de amor sacrificial, que nos reconciliou com Deus.
  • A ressurreição de Cristo: A ressurreição de Jesus é a prova definitiva de que a morte não tem o poder sobre Ele e que Ele venceu o pecado. Através da ressurreição, temos a esperança da vida eterna.

Os benefícios da reconciliação


Ao sermos reconciliados com Deus, experimentamos:

  • Perdão: Todos os nossos pecados são perdoados quando colocamos nossa fé em Jesus.
  • Paz: A paz que excede todo entendimento passa a habitar em nossos corações.
  • Vida eterna: Temos a certeza de que, após a morte, estaremos para sempre com Deus.
  • Um novo relacionamento: Passamos a ter um relacionamento pessoal e íntimo com Deus, como filhos amados.

Como experimentar a reconciliação

Para experimentar essa reconciliação, é preciso:

  1. Reconhecer o pecado: É preciso admitir que somos pecadores e que precisamos de um salvador.
  2. Arrepender-se: Arrepender-se significa mudar de atitude e voltar-se para Deus.
  3. Crer em Jesus: É preciso crer que Jesus morreu pelos nossos pecados e ressuscitou.
  4. Confiar em Jesus: Devemos confiar em Jesus como nosso único Salvador.

Em resumo

Cristo é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio, na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia 1 em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e, pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. 2 (Efésios 2:14-16)

 

Quanto mais o sangue de CRISTO, que, pelo ESPÍRITO eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a DEUS, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao DEUS vivo? Hebreus 9:14

mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo; hebreus 9:7

Porque CRISTO não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer, por nós, perante a face de DEUS; nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santuário com sangue alheio. Doutra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas, agora, na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo, assim também CRISTO, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação. Hebreus 9:24-28

No dia seguinte, João viu a JESUS, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de DEUS, que tira o pecado do mundo. João 1:29

Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de JESUS CRISTO, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 1 João 1:7

 

DEUS olha para nós via JESUS CRISTO e seu sacrifício na cruz.


 No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo da carne: a circuncisão de CRISTO.
Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados
, Colossenses 2:11,16

Fui buscado pelos que não perguntavam por mim; fui achado por aqueles que me não buscavam; a um povo que se não chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui. Isaías 65:1

Porque DEUS encerrou a todos debaixo da desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos. Rm 11.32

E o ESPÍRITO e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida. Ap 22:17

 

Situação em Éfeso - Barreiras à comunhão ou parede de separação.

A Igreja em Éfeso estava vivendo problemas de separação entre seus membros devido ao número de judeus convertidos terem que conviver com o alto número de gentios convertidos.

Enquanto os judeus guardavam o sábado, a circuncisão, as festas judaicas tradicionais e as leis dietéticas (tentavam seguir os 613 preceitos da Lei); os gentios, por sua vez, nada disso incorporavam em seu novo viver na fé em JESUS CRISTO.

Havia então essas barreiras de separação entre os dois povos dentro da Igreja.

Paulo ensina que após a conversão não existem mais dois povos e sim um povo só - a Igreja de JESUS CRISTO, cuja cabeça é CRISTO.

A circuncisão ou qualquer outro rito não acrescenta nada ou invalida a salvação. Somos salvos pela graça de DEUS, mediante a fé no sacrifício de JESUS.

As barreiras, explica Paulo, foram retiradas por JESUS - cravadas na Cruz. Para pertencermos ao povo de DEUS, herdarmos as promessas, estarmos em aliança com DEUS, nada mais estava em evidência, senão a fé, pois somos justificados pela fé ao ouvirmos o evangelho de nossa salvação (Ef 1.13). Todos herdamos a promessa do ESPÍRITO SANTO morando em nós, nos tornando filhos de DEUS. A barreira do pecado nos separava de DEUS, porém JESUS levou na cruz todos nossos pecados, doenças, enfermidades e maldições (Is 53; Gl 3.13,14). Glória a DEUS, não existem mais barreiras entre nós e DEUS e nem entre os salvos de todas as tribos, etnias, raças, línguas e nações.

  “vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de CRISTO chegastes perto” (2.13).

Lembrando que a carta seria lida pela igreja em Éfeso, mas também, pelas outras igrejas, como hoje estamos lendo. Imagine a carta sendo lida em Jerusalém, berço do judaísmo!

Paulo era mesmo um homem de coragem. Por isso mesmo DEUS o chamou. Não temia a morte.

I – CRISTO DESFEZ A INIMIZADE ENTRE OS HOMENS
O exclusivismo religioso criou inimizade entre judeus e gentios. Nesse ponto veremos o que CRISTO fez para dar fim a esse litígio entre os homens (2.14,15).


1. A parede de separação entre os homens.

A parede de separação entre os judeus e os gentios na Igreja de Éfeso, por parte dos judeus, consistia em estatutos, ordenanças; leis, mandamentos e festas judaicas. A parede era formada principalmente por circuncisão, guarda do sábado, leis dietéticas e festas judaicas, dos quais os gentios não praticavam.

A parede de separação entre os judeus e os gentios na Igreja de Éfeso, por parte dos gentios, consistia em saberem que não precisavam seguir as ordenanças judaicas, mas eram cobrados diariamente por isso. Veja a decisão do concílio de Jerusalém sobre o assunto e quais suas exigências:

Na verdade, pareceu bem ao ESPÍRITO SANTO e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Bem vos vá. Atos 15:28,29

 

Talvez Paulo tenha usado o termo "parede de separação" em referência ao muro chamado Soreg que separava os gentios dos judeus na adoração, no templo em Jerusalém.
O Templo de Jerusalém é o nome dado ao principal centro de culto do povo de Israel, onde se realizavam as diversas ofertas e sacrifícios. Situava-se no cume do Monte Moriá (também chamado Monte do Templo), no leste da cidade de Jerusalém. A edificação possuía vários átrios. O átrio dos gentios (os não-judeus) rodeava todo o santuário e era acessível também aos judeus. Havia também o Soreg, que era uma parede baixa em volta do templo, formado uma área sagrada que nenhum gentio podia pisar. Havia o átrio das mulheres e também o átrio de Israel. Este era exclusivamente para judeus jovens e adultos do sexo masculino. Era grande e aberto, enquanto o átrio das mulheres era estreito, coberto e rodeado de colunas. Acima do piso do átrio de Israel havia um espaço reservado exclusivamente aos sacerdotes.

 

Paulo corrige tudo isto isentando os gentios de viverem presos às ordenanças judaicas e deseja que os judeus também sejam, libertos para a Liberdade que há em CRISTO. Todos agora são Igreja e não necessitam mais destas coisas para serem filhos de DEUS.

 

no qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo da carne: a circuncisão de CRISTO. Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de DEUS, que o ressuscitou dos mortos. E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de CRISTO. Colossenses 2:11-17

Lembrando que a carta seria lida pela igreja em Éfeso, mas também, pelas outras igrejas, como hoje estamos lendo. Imagine a carta sendo lida em Jerusalém, berço do judaísmo!

Paulo era mesmo um homem de coragem. Por isso mesmo DEUS o chamou. Não temia a morte.

 2. A derrubada da parede da separação.

à parede de separação que estava no meio” (2.14b).
A igreja em Éfeso deveria se portar como corpo de CRISTO, onde a Liberdade no ESPÍRITO SANTO deveria prevalecer. Todos agora eram filhos de DEUS, iguais em promessa e aliança. Não havia mais diferença entre eles já que os judeus foram condenados por não conseguirem cumprir a lei e os gentios estavam na mesma condenação, pois nunca obedeceram a DEUS.
Eram agora iguais, pois, agora, nenhuma condenação há para os que estão em CRISTO JESUS, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. Romanos 8:1
Não havia mais privilégios para os judeus e nem condenação para os gentios. Todos estavam em CRISTO na Igreja em Éfeso, portanto, todos eram salvos e co-herdeiros das promessas.
Assim, os gentios não eram mais forasteiros, mas da família de DEUS, com livre acesso à presença do Pai (2.18) e, pelo sangue de CRISTO, com livre entrada no santuário de DEUS (Hb 10.19).
Antes eram dois povos, mas agora, são um povo só.
 
Lembrando que a carta seria lida pela igreja em Éfeso, mas também, pelas outras igrejas, como hoje estamos lendo. Imagine a carta sendo lida em Jerusalém, berço do judaísmo!

Paulo era mesmo um homem de coragem. Por isso mesmo DEUS o chamou. Não temia a morte.


3. O conceito da lei dos mandamentos.

Não há divisão da lei por parte de DEUS, são 613 preceitos escritos no Antigo Testamento, Desse número, 365 são mandamentos negativos, proibições (mitzvot taaseh) e 248 são prescrições, mandamentos positivos (mitzvot aseh). Dentre esses preceitos encontramos a lei civil que diz respeito ao israelita como cidadão, a lei moral como padrão de conduta, mas não como meio de salvação (2.8,9) e a lei cerimonial referindo-se a “circuncisão”, “sacrifícios”, “comida e bebida”, “dias de festas, lua nova e sábados” (Cl 2.11,16). Esses ritos identificavam a posição do povo judeu diante de DEUS e demonstrava a hostilidade deles para com os gentios.

 

Qualquer um que deixasse de cumprir um só dos mandamentos já estava condenado.

E, se alguma pessoa pecar e fizer contra algum de todos os mandamentos do Senhor o que se não deve fazer, ainda que o não soubesse, contudo, será ela culpada e levará a sua iniquidade. Levítico 5:17

Porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto se tornou culpado de todos. Tiago 2:10

Se alguém desejar se justificar pela lei e não pela fé, já está condenado.

Separados estais de CRISTO, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Gál 5:4

Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com DEUS por nosso Senhor JESUS CRISTO; Romanos 5:1

De que depende a lei e os profetas segundo JESUS?

Mestre, qual é o grande mandamento da lei? E JESUS disse-lhe: Amarás o Senhor, teu DEUS, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:36-40


4. A revogação da lei dos mandamentos.

Quando JESUS cumpre toda a lei, a lei perde seu objetivo que é mostrar que o homem necessita de um salvador por não cumprir a lei. A velha aliança não foi capaz de salvar o homem, pois exigia a guarda da lei, portanto foi necessária uma nova Aliança, agora baseada na fé e não nas obras.
Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas. Porque, se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo. Hebreus 8:6,7
Dizendo novo concerto, envelheceu o primeiro. Ora, o que foi tornado velho e se envelhece perto está de acabar. Hebreus 8:13
 
JESUS colocou todos debaixo da mesma exigência para a entrada na graça de DEUS. A fé.
A Igreja de JESUS é formada por judeus e gentios que ouviram o evangelho e creram nele. A fé foi o instrumento de entrada na graça de DEUS, a salvação em CRISTO.
Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com DEUS por nosso Senhor JESUS CRISTO; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de DEUS. Romanos 5:1,2
em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o ESPÍRITO SANTO da promessa; Efésios 1:13
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de DEUS. Efésios 2:8

A eliminação das barreiras que dividiam judeus e gentios se deu pela revogação da “lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças” (2.15b). Essa revelação não contradiz o que JESUS disse: “não vim para revogar, mas cumprir a lei” (Mt 5.17 – NAA). Visto que, ao entregar seu corpo para ser crucificado, CRISTO cumpriu a Lei oferecendo-se como sacrifício em favor de ambos os povos (Hb 7.27). Desse modo, a revogação aqui aludida é a da lei cerimonial, que resultava em separação entre judeus e gentios. O ato de CRISTO, oferecido a DEUS em cheiro suave, aboliu a necessidade dessas ordenanças ritualísticas e assim a inimizade foi desfeita (5.2).

 

II – PELA PAZ, CRISTO FEZ UM “NOVO HOMEM”



A partir da expiação na cruz, a paz foi proclamada e de ambos os povos, judeus e gentios, CRISTO fez uma nova humanidade (2.14-17).

1. O conceito bíblico de paz.

De forma geral, a paz é a descrição de boas relações (At 24.2,3), do fim de um conflito (Lc 14.32), do estado de tranquilidade (1 Rs 4.24).

PAZ - (Strong português) - שלום shalowm ou שׂלם shalom - Hebraico
1) completo, saúde, bem-estar, paz
1a) totalidade (em número)
1b) segurança, saúde (no corpo)
1c) bem-estar, saúde, prosperidade
1d) paz, sossego, tranqüilidade, contentamento
1e) paz, amizade
1e1) referindo-se às relações humanas
1e2) com DEUS especialmente no relacionamento proveniente da aliança
1f) paz (referindo-se a guerra)
1g) paz (como adjetivo)

 

PAZ - (Strong português) - ειρηνη eirene - Grego
1) estado de tranqüilidade nacional
1a) ausência da devastação e destruição da guerra
2) paz entre os indivíduos, i.e., harmonia, concórdia
3) segurança, seguridade, prosperidade, felicidade (pois paz e harmonia fazem e mantêm as coisas seguras e prósperas)
 

Representada no AT hebraico principalmente pela raiz substantiva shalom, e no NT grego pela raiz do substantivo eirene. Esta palavra tem uma grande variedade de significados tanto no AT quanto no NT. A ideia geral de bem-estar (Is 48.18) engloba a maioria das nuanças, dando a dimensão da tradução mais geral e aceitável como “paz".


O bem-estar, a saúde, e a prosperidade de alguém em alguma situação, também merecem a designação de paz. Assim como no progresso de alguém em uma viagem ou partida (Êx 4.18), e em geral na maneira de viver (Is 38.16,17; 1 Co 7.15) e morrer (Gn 15.15; 2 Rs 22.20) com tranquilidade. Prosperidade econômica e segurança (Salmos 147.14; Jr 29.11; Lc 11.21), saúde ecológica (Lv 26,4-6; Zc 8.12), segurança política e militar (2 Rs 20.19; Ec 3.8), e livramento das perseguições (Act 9.31) são todos aspectos de paz.


2. CRISTO é o motivo da nossa paz.

 

A morte de JESUS na cruz desfez a inimizade dos Efésios que eram gentios com DEUS e com os judeus também convertidos, tornando possível a reconciliação entre ambos e, promovendo assim, a paz na Igreja (Cl 1.20).

Esta paz é uma das qualidades espirituais do Fruto do ESPÍRITO (Gl 5.22), TAMBÉM É UMA CARACTERÍSTICA DO REINO DE DEUS (porque o Reino de DEUS não é comido nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no ESPÍRITO SANTO. Romanos 14:17) - Esta paz não é humana é um milagre realizado por JESUS. CRISTO “é a nossa paz” (2.14b). Só temos esta paz em CRISTO, fora de CRISTO temos inimizade tanto com DEUS quando com nossos irmãos.

O ESPÍRITO SANTO trabalha como a massa de cimento, unindo as pedras ponte agudas da construção do edifício de DEUS. Pedras possuem arestas que ao se tocarem se machucam, se cortam. O ESPÍRITO SANTO é quem nos ajusta no corpo de CRISTO para que o amor prevaleça. JESUS CRISTO nos proporcionou esta paz.

Porque nós somos cooperadores de DEUS; vós sois lavoura de DEUS e edifício de DEUS. 1 Coríntios 3:9

vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a DEUS, por JESUS CRISTO. 1 Pedro 2:5

E a paz de DEUS, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em CRISTO JESUS. Filipenses 4:7

A palavra ocorre na saudação e no cumprimento geral, “A paz seja contigo”, e é equivalente à nossa pergunta geral, “Como vai você?” (Gn 43.23; Jz 19,20). Também é usada onde a realidade está presente (1 Sm 1,17), e onde há uma esperança falsa ou vâ (Salmos 28.3), especialmente nas palavras dos falsos profetas (Jr 6.14; 8.11; Ez 13.10, 16). Com o poder da realidade, é o cumprimento usual do Senhor ressurrecto (Jo 20.19,21,26) e a saudação de abertura e/ou encerramento dos escritores das epístolas apostólicas (todos exceto Tiago e 1 João).


3. A nova humanidade formada pela paz.

JESUS levou a parede de separação, levou as inimizades, levou a necessidade de guarda da lei e de preceitos diversos (613). A salvação é pela graça, mediante a fé. Somos justificados pela fé em JESUS e em seu sacrifício por nós e em nossos lugares.

CRISTO uniu os povos que outrora se hostilizavam, para criar “em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz” (2.15c). Essa unidade não foi o resultado de algum acordo firmado entre os homens. Ela foi realizada “em si mesmo”, ou seja, o único modo possível era “em CRISTO” e “por meio de CRISTO”. A partir desse ato surge uma nova humanidade: a Igreja, “onde não há circuncisão e nem incircuncisão” (Cl 3.11). Foi CRISTO quem criou esse novo povo “fazendo a paz” (2.15c). Nele, as desigualdades foram eliminadas, a acepção de pessoas desfeita, a etnia e a classe social desapareceram (Rm 2.11; Gl 3.28).

A paz também é usada para designar relacionamentos interpessoais (Gen 26.29; Js
9.15). Ela pode referir-se às relações entre homens (Prov 16.7) ou nações (1 Rs 5.12). Pode designar as boas relações que existiram (Jz 4.17; Act 24.2), ou que estão prestes a existir; o cessar da hostilidade ou guerra baseado na rendição de uma parte, como no caso dos gibeonitas com Josué (Js 10.1; cf. 2 Sm 10.19; 1 Cr 19.19; Lc 14.32); e o estado de tranqüilidade e prosperidade que prevalece (1 Rs 4.24) ou pelo qual se ora (Salmos 122.6-9; Act 12.20).

 

Tanto o AT como o NT indicam que o Messias prometido, chamado de Príncipe da Paz (Is 9.6), trará uma paz universal (Ez 34.25; 37.26) e pessoal (Is 53.5). Seu nascimento é anunciação em termos de paz na terra e boa vontade para com os homens (Lc 2.14). Suas aparições após sua ressurreição trazem o anúncio do poder de sua morte e ressurreição (Jo 20.19,21,26). Através da morte de CRISTO, a hostilidade e a barreira entre DEUS e o homem foi removida, de forma que Ele, que é nossa paz, traz a aliança da paz aos homens e faz a paz com DEUS através do sangue que derramou em sua cruz (Cl 1.20; Ef 2.11-22). Esta mesma obra também remove as barreiras entre judeus e gentios, e na comunidade da graça e da paz, a Igreja faz de todos os homens em CRISTO, pela fé, um novo homem que habita em paz (Ef 2.14-16). Esta dupla face da realidade da paz com DEUS (Rm 5.1) e com outros homens requer uma resposta correspondente.


III – PELA CRUZ, RECONCILIADOS COM DEUS NUM CORPO


O ministério da reconciliação desfez a inimizade entre o homem e DEUS, bem como entre os Efésios salvos e os judeus salvos desta comunidade, a Igreja de Éfeso. Essas dádivas foram possíveis por causa do sacrifício de JESUS CRISTO na cruz.


1. CRISTO se fez maldição por nós.

JESUS levou sobre ele nossos pecados, doenças, enfermidades e maldições.

Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de DEUS e oprimido. mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados. Isaías 53:4,5

levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. 1 Pedro 2:24

CRISTO nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13

Ser condenado à morte de cruz era um sinal de maldição e de profunda humilhação (Hb 12.2). O réu era açoitado por um chicote de várias tiras de couro, acompanhado de chumbo ou ossos nas pontas (Mc 15.15). Em seguida, era obrigado a carregar publicamente sua cruz até o local da execução (Jo 19.7).

A cruz era escândalo para os judeus, pois era vergonhoso ser morto como malfeitor, não entendiam o poder de DEUS de ressuscitar os mortos e loucura para os gentios, ou gregos, pois era para eles de pouca sabedoria morrer ao invés de viver como sábio, não entendiam a sabedoria de DEUS. (1 Co 1.23). Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de DEUS. 1 Coríntios 1:18

CRISTO nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13

Onde Paulo foi buscar a maldição da cruz na Bíblia?

Não foi por causa de costume romano a crucificação, mas por causa da ordem de DEUS para crucificação. Só estavam cumprindo a Palavra de DEUS.

Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e haja de morrer, e o pendurares num madeiro, o seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia, porquanto o pendurado é maldito de DEUS; assim, não contaminarás a tua terra, que o Senhor, teu DEUS, te dá em herança. Deuteronômio 21:22,23.


2. Reconciliados pela cruz de CRISTO.

O homem estava em inimizade contra DEUS devido ao pecado. Estava desligado de DEUS devido a barreira do pecado.

Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso DEUS, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. Isaías 59:2

Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra DEUS, pois não é sujeita à lei de DEUS, nem, em verdade, o pode ser. Romanos 8:7
Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra DEUS? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de DEUS. Tiago 4:4

Foi o sacrifício vicário de CRISTO na cruz e sua consequente vitória sobre a morte que possibilitaram nossa reconciliação com DEUS e com os homens (Cl 1.20). JESUS levou o que causava a inimizade, o pecado (Isaías 53:4,5; 1 Pedro 2:24), tanto para judeus quanto para gentios, pois todos estavam encerrados debaixo do pecado. Nessa perspectiva que CRISTO “é a nossa paz” (2.14), que pela sua carne um novo homem foi criado “fazendo a paz” (2.15) e que também “evangelizou a paz a vós”, proclamando ao mundo as boas novas da cruz (2.17). A mensagem da cruz apregoa a paz entre DEUS e os homens, isto é, o ministério da reconciliação (2 Co 5.18-20).

Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma! Pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos (gentios), todos estão debaixo do pecado, Romanos 3:9


3. Reconciliados na cruz em um corpo.

O apóstolo Paulo reforça que o propósito de CRISTO foi o de “reconciliar ambos [judeus e gentios] com DEUS em um corpo” (2.16b) - a Igreja. A ênfase aqui recai sobre a inimizade existente na vertical, isto é, entre os homens e DEUS, em primeiro lugar. No versículo 14, o destaque era a inimizade horizontal, quer dizer, entre os judeus e os gentios, em segundo lugar. Os judeus queriam obrigar os gentios a guardarem a lei e seus 613 preceitos como se isso fosse garantia de salvação. De forma que a reconciliação deve ser duplamente compreendida. As duas inimizades foram desfeitas quando CRISTO levou nossos pecados no madeiro (1 Pe 2.24). A ira de DEUS, que por causa dos pecados estava sobre nós, foi cravada na cruz (em JESUS que estava na cruz - Cl 2.13,14). Assim, a reconciliação foi concretizada pelo sacrifício de JESUS na cruz, gerando um novo povo, num único corpo: a “família de DEUS”; a “Igreja de CRISTO” (2.19; 3.6; 4.4; 5.23,30).

CONCLUSÃO
Em obediência ao plano divino, CRISTO cumpriu as demandas da lei na cruz. Em seu sacrifício derrubou as barreiras e aboliu as ordenanças cerimoniais que serviam de divisão. Por meio da paz conquistada no madeiro desfez a inimizade, criou uma nova humanidade e a reconciliou com DEUS. A partir dela, formou um novo povo: a Igreja, o Corpo de CRISTO, cuja cabeça é JESUS CRISTO.

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