1- É Deus quem dá a semente. (2 Co 9:10); 10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça.
2- É Deus quem faz crescer. (1 Co 3:6) 6 Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. O Terreno (campo) é o mundo e a semente são as Boas Novas do Reino de Deus; (Mt 13:38);
- Para crescer (Germinar) e produzir uma semente necessita morrer; (1ª Co 15:36);
MAT 13·37 E ele, respondendo, disse: O que semeia a boa semente é o Filho do homem;
Na parábola do semeador, Cristo nos apresenta quatro tipos de solo que são:
– Duro (Beira do caminho);
– Pedregoso;
– Espinhoso e;
– Frutífero (Boa terra).
GÊNE. 1· 11 E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi.
A organização vegetal), se dá da seguinte forma*:
1- Raiz; 2- Caule; 3- Folha; 4- Flor; 5 Fruto e semente.
2- A semente é a última a ser formada em qualquer planta, apesar de parecer ao contrario, isto se dá por que Deus criou tudo e para recriar Ele pos sementes segundo cada espécie.
as sementes corretas tais como: Otimismo, entusiasmo, alegria, coragem, fé, confiança-em-Deus, autoconfiança, tolerância, bondade, generosidade, esperança, decisão, caridade, liberalidade e tantas outras. Precisamos aprender a viver sempre plantando boas sementes.
pensamentos negativos, falta de confiança em Deus e em nós mesmos, pessimismo, murmurações, Odio, Inveja, são pessoas que por vezes querem roubar seus sonhos e tentam fazer com que plantemos dúvidas, raiva, medo, amargura e outras sementes ruins que são extremamente nocivas se forem cultivadas em nossas vidas ou nas vidas daqueles que amamos.
Ageu-2:19 Está ainda semente no celeiro? A videira, a figueira, a romeira, e a oliveira ainda não dão os seus frutos? Desde este dia hei de vos abençoar.
3ª Romeira: Produz Romã – simboliza retidão, honradez, Sua característica; Tem casca dura agüenta muito, A Romã tem 613 Sementes
A Oliveira - Unção - v.7-9
A Figueira - Paz e Prosperidade - v.10-11
A Videira - Alegria, Celebração - v. 12-13
1-A semente que caiu à beira da estrada. - Às vezes o Senhor Jesus semeia em nosso coração, mas, por estarmos com o coração empedernido, ocupado com outras coisas, não damos importância. Por causa disso, a palavra de Deus não penetra em nosso coração, e, então, vem o maligno e arrebata o que foi semeado
2. A Semente que Caiu em Solo Pedregoso - O Mestre se referia àqueles que vivem o evangelho de forma superficial. A Semente nasceu rapidamente, mas não podendo se aprofundar suas raízes, não conseguiu ter contato com água em quantidade suficiente e foi queimada pelo sol.
3. A Semente Entre os Espinhos- Eles sabem, conhecem a palavra, entretanto, diante das tentações, das ofertas mundanas, dos prazeres oferecidos, das facilidades, dos atalhos, acabam sucumbindo, são sufocados pelo pecado. Não conseguem rejeitar e renunciar à prática de vida pecaminosa do mundo.
4. A Semente que Caiu em Boa Terra- Felizes são aqueles que ouvem a palavra, a aceitam e a compreendem. Por isso eles sabem que mesmo se chorarem, são felizes, porque serão consolados. Andam em mansidão, em paz, são pacificadores, receberam a paz e são embaixadores da paz de Cristo.
E o Agricultor segundo a sua vontade, pode revirar o solo pedregoso, limpar os espinhos, arar a terra e fazer nascer um solo fértil e receptivo à sua palavra.
“Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás” (Ec 11.1).
GÊN 26· 12 Isaque semeou naquela terra, e no mesmo ano colheu o cêntuplo;
e o Senhor o abençoou.
SALM. 126· 6 Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos.
·ECLES 11· 6 Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retenhas a tua mão; pois tu não sabes qual das duas prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão, igualmente boas.
AGEU - 2· 19 Está ainda semente no celeiro? A videira, a figueira, a romeira, e a oliveira ainda não dão os seus frutos? Desde este dia hei de vos abençoar.
A Boa Semente !!!
Semeando bênçãos ou sementes daninhas
“... tudo o que o homem semear, isso ele ceifará”. “Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”. “E não nos cansemos de fazer bem, porque há seu tempo ceifaremos se não houvermos desfalecido”. “Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé” (Gálatas 6:7-10)
Que tipo de semente que nos temos espalhado neste mundo afora? Qual tem sido o nosso cuidado na escolha destas sementes?
Claro! Estamos falando aqui de sementes espirituais.
“... comparando as coisas espirituais com as espirituais” (I Coríntios 2:13).
Apesar de que não teria como falar de semeadura espiritual sem nos referirmos à semeadura natural.
No mundo espiritual temos a comparação obvia de semeadura.
“E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente a terra” (Marcos 4:26);
“... o reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo” (Mateus 13:24).
Quanto a isso, sabemos que tudo o que semearmos haveremos que colher indiscutivelmente, é uma lei dura e cega “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7).
Deus sempre cuidou em fazer nascer à semente que semeamos: “Então te dará chuva sobre a tua semente, com que semeares a terra...” (Isaías 30:23).
E este é um ciclo inevitável que acontecerá sempre: “Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão”. (Gênesis 8:22).
Ora semeamos a semente, mas não sabemos quando vamos colher, ou qual colheremos primeiro, mas uma certeza pode ter, colheremos. “Semeia de manhã a tua semente, e não descanse a tua mão até a noitinha; pois não sabes onde esta terá bom êxito, quer aqui quer ali, ou se ambas serão igualmente boas”. (Eclesiastes 11:6);
“Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos”. (Salmos 126:6).
A semente deve ser bem escolhida por nós e sem muita mistura para não haver confusão. Não pode ter meio termo ou semeamos semente boa ou ruim, passou daí só vai dar problema.
“Não semearás a tua vinha com diferentes espécies de semente, para que não se degenere o fruto da semente que semeares, e a novidade da vinha”. (Deuteronômio 22:9).
Na nossa vida espiritual devemos tomar muito cuidado para não atrairmos a ira de Deus sobre nos, senão até nossas obras boas (boas sementes), atrairão desastre em nossas vidas.
“Semearam trigo, e segaram espinhos; cansaram-se, mas de nada se aproveitaram; envergonhados sereis das vossas colheitas, e por causa do ardor da ira do Senhor .” (Jeremias 12:13); “...
e semeareis em vão a vossa semente (boa semente), pois os vossos inimigos a comerão”. (Levítico 26:16);
“Tu semearás, mas não segarás; pisarás a azeitona, mas não te ungirás com azeite; e pisarás o mosto, mas não beberás vinho”. (Miquéias 6:15).
Jesus nos ensinou a semearmos a boa semente, devemos seguir seu exemplo.
“... o que semeia a boa semente é o Filho do homem” (Mateus 13:37).
Apesar de ser desastrosa uma colheita de semeadura mal semeada, não devemos deixar de plantar sementes boas. “Quem observa o vento, nunca semeará...” (Eclesiastes 11:4).
Precisamos somente ter cuidado na escolha das sementes e onde a semeamos.
“Preparai para vós o campo de lavoura, e não semeeis entre espinhos” (Jeremias 4:3).
Muitos plantam a má semente que por vezes irá ter a mesma aparência daquela boa semente plantada. Mas a colheita irá revelar os resultados.
“Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colha primeiro o joio, e atai-o em molhos para queimá-lo; mas, o trigo ajunte-o no meu celeiro”. (Mateus 13:30).
Sabemos que no universo tudo é regido por princípios e legalidades, não importando a área, seja mundo físico ou espiritual. Por isso temos a necessidade de conhecer melhor sobre as leis de semeadura, isto se pretendemos plantar muito, colher muito e sermos bem sucedidos.
Na semeadura espiritual temos algumas vantagens, por exemplo:
1. Por causa do livre arbítrio podemos plantar o que bem queremos;
2. Existe a nosso dispor uma não pequena variedade de sementes;
3. E não a limite de idade para sermos frutíferos (Sl 92:14).
Tem muita gente que vem semeando no atacado e no varejo todo tipo de semente, sem pensar nem medir as conseqüências disso.
Devemos entender que não existe arma nesta peleja, não tem como fugir da regra, o que semearmos o que fizermos receberemos, quer seja bem, quer seja mal.
“... cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou Mal (2ªCor 5:10).
Então, se plantarmos o mal em qualquer área de nossa vida é isso mesmo que vamos colher.
“Segundo eu tenho visto, os que lavram a iniqüidade e semeia o mal, isso mesmo eles colhem.” (Jó 4:8);
“O que semear a perversidade colherá males; e com a vara da sua própria indignação será extinto”. (Pro22:8);
“Porque semearam vento, e colherão tempestade...”. (Oséias 8:7).
De cada semente que plantarmos nascerá um corpo ou produto (fruto, árvore...), que é na verdade o resultado final da semente plantada.
“E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente. Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo”. (I Corintios 15:37,38).
No geral devemos entender que tudo o que fazemos todas as nossas atitudes, é como uma lavoura é uma plantação. Ou seja, em todo momento estamos plantando. Nossas ações são sementes, resta saber, que semente está plantando se é boa ou ruim.
Sementeira é diversa: meus pensamentos; minhas atitudes financeiras; minha convivência na sociedade, na igreja e em casa.
Sementes carnais ou sementes espirituais a escolha é minha. Posso plantar religiosidade, vento, miséria, pecado, fofoca, medo, palavras negativa, calote, traição, grosserias, brutalidade, incompreensão,perseguição, maldade é um monte de sementes carnais.
“... o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção...” (Gálatas 6:8).
“... os que lavram iniqüidade, e semeiam mal, segam o mesmo” (Jó 4:8).
“O que semear a perversidade segará males; e com a vara da sua própria indignação será extinto”(Provérbios 22:8).
“Porque semearam vento, e colherão tempestade, não haverá seara, a erva não dará farinha; se a der, tragá-la-ão os estrangeiros” (Oséias 8:7).
Por outro lado poderemos semear sementes boas e colhermos os frutos delas. Podemos semear: fidelidade, obediência ao Senhor, consagração, bondade, compreensão, carinho, amor, misericórdia, compaixão, paciência, e muitas outras atitudes boas. Se semearmos no espírito, por certo colheremos coisas boas, benditas e a vida eterna.
"... O que semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna...” (Gálatas 6:8).
Acontece que muita gente deixa de fazer o bem, retendo as sementes, e tem até quem prefere comer as sementes ai a coisa fica séria pra esta pessoa.
"Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." (Tiago 4 : 17).
“... não poderás comer o dízimo do teu grão, nem do teu mosto, nem do teu azeite, nem os primogênitos das tuas vacas, nem das tuas ovelhas; nem nenhum dos teus votos, que houveres prometido nem as tuas ofertas voluntárias, nem a oferta alçada da tua mão” (Deuteronômio 12:17).
“... porque com a mesma medida com que medirdes, também vos medirão de novo” (Lucas 6:38).
Semear coisas boas não é nada fácil, mas o resultado na hora da colheita é gratificante.
"Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes" (Sl 126.5,6).
Quando plantamos devemos enterrar as melhores sementes, e bem selecionadas, sem medo de perder a semente, tendo em mente que vamos recebê-las com acréscimos.
“Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.” (João 12:24)
Quando estamos semeando devemos ficar bem atento e não vacilarmos jamais, ficar de olhos bem abertos senão teremos prejuízos.
“Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.” (Mat 13:25)
Tudo que você faz contra seus líderes, tudo que você faz de mal a sua família, toda maldade, rancor, perseguição. Isso é o que você colherá certamente. E é claro que tudo de bom que você fizer isso mesmo lhe sobrevirá. O resultado de nossa semeadura (frutos) refletirá eternamente em nós.
"E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido." (Gál 6:9)
Nenhum comentário:
Postar um comentário